Reparações de LCDs (DECO/Proteste)

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Yagami
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Mensagem por Yagami »

Corsario-Negro Escreveu:O meu portátil ACER não ligava, não dava sinais de vida (e 1 mês após ter passado garantia). Levei ali a uma loja perto da Eugénio de Castro, das únicas (senão a única cá em Coimbra) que vê em detalhe portáteis e arranja-os e paguei 40 euros logo só para ver.

Não conseguiu ... mas não o censuro pelos 40 euros, passou vários dias à volta daquilo e pelo que tenho lido havia mais modelos iguais ao meu com o mesmo problema e nenhum conseguiu ser reparado.

Quem fala em portáteis fala em LCDs e outras coisas do género... há avarias que não são reparadas em 2...3...4 horas mas levam muito mais tempo só para se identificar o problema (especialmente quando se tem que inspeccionar integrados ao pormenor). :P
O meu portátil Compaq deixou de funcionar de repente, 2 anos depois de passar a garantia. Levei-o a uma loja na rua Augusto Marques Bom, perto da Makro, que também lida com arranjaos em portáteis e não me cobraram nada só por tentar ver qual era o problema. Ficaram-me com ele uns 2 dias, disseram-me que já não tinha arranjo porque qualquer coisa na motherboard tinha fritado e pronto, não me cobraram nada pelo diagnóstico.

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mustiness
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Mensagem por mustiness »

O meu deixou de funcionar um belo dia e a loja a que eu fui (-não em Coimbra!) recusou-se a tocar-lhe sequer.

Felizmente ele lembrou-se de voltar a funcionar uma semana depois.
Hakuna Matata

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Corsario-Negro
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Mensagem por Corsario-Negro »

No meu caso não havia nada visível. Ele chegou a levar o portátil para uma feira/encontro de electrónica em Madrid a que ele costuma ir para ver se alguém sabia de alguma coisa, ninguém soube indicar o problema.

De qualquer das formas como disse não me choca ter-me cobrado aquilo, fez uma análise exaustiva... se fizesse de borla a todos os que chegam lá e depois não tem concerto, acho que fechava portas rapidamente (ele tinha lá bastante material para arranjar, monitores, outros portáteis, etc). Disse-me depois quando o fui lá buscar que já tinha recebido mais dois iguais ao meu com os mesmos sintomas e que recusou porque sabia que não tinha solução conhecida.


P.S.: Yagami isso dos Compaq acho que é um problema comum, ele tinha la alguns e era do fio da alimentação dentro do portátil romper e começar a derreter parte da motherboard, as pessoas como pensam que é mau contacto dão jeitos ao fio naquela zona e vão agravando o problema. Sei disto porque ppor acaso quando lá fui ver como estava o meu estava lá um colega do DEI-FCTUC com um Compaq com esse problema e ele tinha-o arranjado. Não ficou esteticamente bonita a entrada para o fio de alimentação do portátil, mas funcionava.

JRego
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Mensagem por JRego »

Cópia de Mensagem enviada á DECO Proteste

Comentários e Sugestões, da minha parte e que veicula a opinião observada em alguns Forums Técnicos onde o assunto tem sido debatido.

Exmos Srs,

Algumas considerações acerca do Teste Reparações TV LCD que saiu na Proteste Setembro 2007.
Com o titulo bombástico "Reparadores apanhados por um fusível".

Nestes testes que vem sendo feitos desde há 12 anos uma coisa falta, o arranjarem alguém que tenha aptidões para simular uma Avaria ou uma variedade de Avarias que sejam representativas do universo das que aparecem na realidade no dia a dia, e deste modo não o consideramos um trabalho realmente ou completamente sério.

Até parece que as reparações normalmente ou frequentemente são feitas simplesmente pela substituição do Fusível !?
Os Clientes já de si têm essa tendência, de pensar que pode ser só o Fusível, e vocês ainda a contribuir para reforçar mais essa ideia errada.

Como demonstram desconhecimento de qual a função do Fusível, aqui vão algumas noções:

Basicamente o Fusível é colocado no circuito não para o Aparelho não se avariar mas sim para que em caso de acontecer uma avaria evitar tanto quanto possível outros danos como a queima de mais Peças, não derreter Pistas do Circuito Impresso ou Fios, e muito importante evitar um INCÊNDIO.

Por exemplo se houver um problema na Rede Eléctrica com picos de Tensão muito elevados, quando o Fusível rebenta, normalmente ou seja quase sempre é porque outros Componentes já se queimaram, "já se foram embora".
Excepção para ALGUNS Equipamentos em que foi dedicada especial atenção à proteção em que colocaram uma VDR que em caso de sobrevoltagem obriga o Fusível a queimar antes de causar outros danos.

Portanto nestes casos em que fizeram os Testes quem receber o Aparelho para reparação vendo que o Fusível está queimado e aparentemente só isso mas sabendo que por norma ele não queima sozinho (e claro não sabendo que foi queimado de propósito) vai perder tempo moer o juízo á procura duma causa que pode ser intermitente.
Testes intensivos a frio a quente. São conhecidos casos que o defeito só se manifesta passados alguns dias.
Também tem outra hipótese que é colocar só o Fusível e seja o que Deus quiser, com o risco de vir a ser chamado de incompetente, se tiver o azar de voltar ao mesmo.

Confessamos que ficámos abismados com uma passagem do Artigo que passamos a citar:

"Apenas cinco empresas nos entregaram o televisor correctamente reparado. Nos restantes casos, apesar de o aparelho funcionar, como usaram um fusível com características diferentes, a protecção da fonte de alimentação ficou comprometida. O LCD poderá avariar de novo, mesmo com uma utilização normal. É lamentável que, de 27 reparadores, 22 tenham demonstrado falta de competência técnica, ao ponto de utilizarem peças desadequadas, não respeitando as indicações do fabricante."

1. Pelos números.
2. Pelo que têm demonstrado de conhecimentos nesta área terem competência para a avaliação.

Não dizem quais são as características diferentes, não sabemos ao certo quais são, possivelmente será a corrente maior (mais amperagem)...

Se for esse o caso, saibam que foram vocês os culpados por terem induzido em erro.
Em condições naturais uma das raras razões para o Fusível queimar só por si, é na fábrica ter sido mal dimensionado, calculado, muito à tira para aguentar os picos da corrente no arranque.
Nestes casos é necessário (para não andar sempre no mesmo) aumentar a corrente do Fusível para o valor imediatamente a seguir.
Ou vocês pensam que o que vem da fábrica vem tudo bem e não é preciso alterações em Fusíveis e noutros Circuitos ???... Umas são recomendadas pela fábrica, outras têm que ser descobertas, inventadas.
Como não encontraram outra causa para a queima do Fusível foram para essa hipótese/solução.

Falando agora dos preços, e não somente os deste caso,

A grande disparidade de preços para uma mesma avaria, observados neste teste faz pensar, merece reflexão e nós nos Forums estamos a tentar fazê-la, e provavelmente dado o tipo de Aparelho em causa neste como em outros casos a "virtude" estará na região do meio.

Indo mais ao fundo da questão, há um grande desconhecimento do que é isto, do que está envolvido nas reparações electrónicas, especialmente ao nível do Componente (o contrário da substituição de Módulos completos).
Muitos pensam que isto só o que conta é o valor das Peças e o trabalho de as colocar.
Acontece que na realidade na maioria das vezes ou em média o que conta mais é o tempo do diagnóstico do que vai ser preciso substituir ou fazer, e só se vai saber ao certo tudo o que vai ser preciso pondo o Aparelho a funcionar, arranjando-o.
Pela complexidade dos Circuitos e pela interdependência entre eles.

Neste contexto há uma grande chaga que é o ORÇAMENTO.
Isso é muito bonito noutras áreas, serviços, em que o fazer um Orçamento é fácil e um pequeno dispêndio uma fracção dos valores envolvidos na Obra, como por exemplo a pintura de uma casa.

Façamos um exercício mental, foi despendido bastante tempo para fazer um Orçamento ao pormenor para identificar tudo o que vai ser preciso, nesse Orçamento qual é a Mão de Obra que vai ser colocada ? É só a da colocação das Peças ? É também a que levou a descobrir os defeitos ?
É uma grande incongruência, vai ter que ser toda e provavelmente o Cliente a achar muito, pois se agora só falta colocar as Peças (isto se elas não estiverem já), e pensa, o Orçamento já foi feito e deve ter sido fácil porque até foi grátis !?...

Ou dito de outra maneira para perceberem melhor a ideia, qual é a lógica de fazer um Orçamento de uma coisa que já está (ou quase) feita ?

Temos que esclarecer o Cliente de como isto funciona, o que na verdade não é fácil, está muito enraizado o não darem o devido valor à Mão de Obra.
E para cumulo vocês que deveriam estar mais esclarecidos, que são formadores de opinião, também vão pelo mesmo caminho, incentivando a pedir sempre um Orçamento.

Ele traz outra consequência que é a possibilidade (se o Aparelho não foi mesmo arranjado) de o Material aplicado não vir a coincidir exactamente com o orçamentado, previsto. Pode ser outro, ser mais, ou ser menos.

Claro que tem que haver algum controlo, para o Cliente saber com o que conta, principalmente se ainda não conhece a casa.
Uma alternativa será o Orçamento pago que resolve parcialmente alguns dos problemas, mas também tem os seus inconvenientes, é mais adequando e amplamente usado no sector da Informática.

Temos também a Tarifa Plana, que abranja todas as reparações viáveis. Ou então para a maioria das reparações, as normais, corriqueiras, e Orçamento quando tiver mesmo que ultrapassar.

Ou a que parece a melhor e está a ganhar cada vez mais adeptos, uma quantia fixa para a Mão de Obra baseado na média para cada tipo de Aparelho, como limite mínimo, a que acresce o valor das Peças nas reparações correntes e até à mesma ordem de grandeza, como limite máximo, a partir do qual ou desiste ou é feito então Orçamento grátis.

O valor médio da Mão de Obra dado a natureza destes serviços parece ser o mais indicado,
-- Para o Cliente saber com o que conta.
-- Porque o Tempo é muito variável e imprevisível, independentemente de ser uma Peça barata ou cara.
Alguns levam relativamente pouco tempo, mas em contrapartida há casos que levam 3 dias uma semana a resolver o problema.

Estes últimos, sendo à hora se elas fossem todas pagas em quanto ficaria ??? hem !!!

Estamos a ser claros como água, ou ainda não chega ?...
Para haver mais transparência que é pedida e bem, também é preciso que o publico (cliente) seja educado, instruído, para compreender, aceitar, estes sistemas alternativos ao Orçamento, favorecendo a sua adopção.
E aí vocês podem ter uma papel importante, informando-se melhor e esclarecendo os associados.

Para finalizar, e especificamente sobre os LCDs,
Dizem que as reparações são caras e mal feitas, nós acrescentamos para se irem mentalizando que muitas nem vão ser feitas, vão para a reciclagem.


Cumprimentos

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Chong Li
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Mensagem por Chong Li »

Continuo na minha: preços a rondar 200 euros por causa de um fusível, é um roubo. Nada o justifica. Mais vale comprar uma TV nova.

Sobre o facto de as empresas brincarem às facturas, nem uma palavra.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

JRego
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Mensagem por JRego »

Chong Li Escreveu:Continuo na minha: preços a rondar 200 euros por causa de um fusível, é um roubo. Nada o justifica. Mais vale comprar uma TV nova.

Sobre o facto de as empresas brincarem às facturas, nem uma palavra.
Pois, eu também neste caso acho exagerado os valores que foram muito acima dos 100€.

Mas este Teste da maneira como foi feito só nos dá (ou vos dá) uma visão muito parcial.
Era preciso ver também, como se comportam essas Casas que levaram os valores mais altos, numa situação de outro tipo de Avaria.
Cá em Portugal não está muito em uso... mas se por exemplo eles trabalham com a Tarifa Plana, esses valores até nem estão mal.
E isso foi observado tendencialmente nos grandes centros como Lisboa etc, onde o valor do aluguer do espaço terá a sua influencia.
Em ultima analise, se eles continuam a trabalhar é porque os Clientes acham que merece, o trabalho é bem feito, etc.

Sobre o problema das Facturas (não passadas ou não válidas), por mim acho que não há nada a contestar, o Teste fala por si, e isso é um mal geral em várias áreas, até os que conhecem bem as leis são os piores.

As Peças não substituidas e colocadas na Factura, eu também NÃO concordo.

Mas a percentagem de casos que apareceu no Teste, para mim não foi surpresa, ao longo dos anos tenho observado isso, e também deu para perceber porque o fazem (na maioria das situações em que isso acontece).
O problema está intimamente relacionado com uma grande parte dos Clientes não dar o devido valor à Mão de Obra nestes trabalhos, e não é a da colocação das Peças mas a do Diagnóstico.
Ao desconhecer ou desvalorizar esse trabalho e tendo dificuldade em aceitar que uma Peça que pode custar por exemplo 5€ ou menos, leve uma determinada Mão de Obra, por assim dizer exercem coação psicologica, o que leva a alguns que não conseguem resistir a essa pressão, retirar valor da Mão de Obra e colocar em Peças.
Aliás, comparando bem, no Teste da DECO não se consegue tirar a conclusão que onde isso aconteceu tenham pago mais no total.

Como foi dito atrás também tem a ver com o pedido de Orçamento, se insistem em o pedir por tudo e por nada, depois admiram-se de as Peças não bater certo.

Para que a situação mude, e até acho que já foi pior, passa por esclarecer o publico de como isto funciona, e isso foi uma das razões para colocar aqui a Cópia da Mensagem enviada à DECO.

A DECO e não só, também Canais de TV etc, ao enveredar por Testes neste estilo (não é o Teste em si mas a naneira como é feito) fazendo crer que estas reparações são qualquer coisa como a simples substituição dum Fusivel, não ajuda nada ao tal esclarecimento do publico, antes pelo contrário.

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bernardino
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Mensagem por bernardino »

JRego trabalhas na majorpal? :lol:
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JRego
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Mensagem por JRego »

bernardino Escreveu:JRego trabalhas na majorpal? :lol:
Na na ! Estou muito longe de Coimbra, e posso-vos garantir que não estou ligado a nenhuma destas Casas que aparecem no Teste.

-----

Continuando no meu propósito de esclarecimento, vou desenvolver mais o tema dos Aparelhos que levam vários dias (em total de horas).
Porque isso pode parecer um bocadinho estranho, e a DECO Proteste e outros, não lhes interessa descobrir e dar a conhecer.
Isto não dá para titulos bombásticos, somente para qualquer coisa do genero...
Reparador apanhado 3 dias de volta de um TV de 20" e o malandro só levou 50€

No universo das Avarias que aparecem na realidade, que a grande maioria nem passa por Fusiveis queimados, o haver casos que levam vários dias, e são bem mais frequentes do que aqueles que se acaba por ver que afinal era só o Fusível, terá alguma coisa a ver com as aptidões do Tecnico, mas não só.

Por muito bom que ele seja, não consegue fugir a isto, aliás é mais provável encontrar os melhores a fazerem-no, os outros podem desistir porque os conhecimentos não dá para mais ou não estão para se ralar em levar a reparação até ao fim.

A meu ver, as razões principais para isto ocorrer são:

-- A complexidade e interdependencia dos circuitos, e o numero de componentes ás centenas

-- Os modelos dos Aparelhos sempre a mudar, e com novas tecnologias

-- As Avarias intermitentes. Há as que se tem que aproveitar a maré, quando se manifesta, e muitas vezes ao mexer volta a funcionar, é um pega e larga, no jogo do gato e do rato

-- E para quem repara todas as Marcas, o problema da literatura, Esquemas, Manuais de Serviço, e agora também Software

As Fábricas dum modo geral estão de costas voltadas para quem não é autorizado deles, muitos não imaginam o sacrificio que tem sido obter os Manuais. O que nos está a salvar é a Internet, os Forums, Grupos, em que se passou a compartilhar a Documentação, e não só, também Dicas de Avarias, sim que a vida não é só substituir Fusiveis.

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duffy
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Mensagem por duffy »

Tanto paleio para dizer que a DECO tocou na ferida e na "galinha dos ovos de ouro" de muitas empresas...

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Mensagem por JRego »

duffy Escreveu:Tanto paleio para dizer que a DECO tocou na ferida e na "galinha dos ovos de ouro" de muitas empresas...
O "tanto paleio", é necessário porque isto não se consegue explicar em 3 palavras, tem muito que se lhe diga, é como os Circuitos, complexos e interligados.
Tentei pôr o maximo de informações, elementos de analise, para que não haja duvidas, e se as houver queiram dizer, se eu souber responder... e também para o confirmar podem tentar obter por outros.

A "ferida" tocada, e dói bastante, é saber o que o pessoal passa de volta disto, nos defeitos normais que aparecem, e virem com uma Avaria idiota de Fusivel queimado (somente).

Se pensarem um bocadinho, se calhar vão chegar à conclusão que se fosse frequente isso acontecer, os Aparelhos como os TVs, vinham com o Fusivel no Painel traseiro acessivel do exterior, para o próprio Dono o trocar. Ou então os Fabricantes estão a ser muito mauzinhos, eh eh.

Para quem quiser consultar outros Forums (os abertos) onde o assunto também tem sido debatido...

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=40115

http://alerta.blogspot.com/2007/09/um-belo-servio.html

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Pedro
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Mensagem por Pedro »

O facto de ser ou não uma avaria frequente não serve como desculpa para €200 de reparação, prazos de reparação de um mês ou cobrar por peças que não foram substituídas. Um bom técnico deve ser capaz tanto de resolver avarias simples, como as mais complicadas... até porque não estamos a falar de uma possibilidade remota ou de algo que acontece uma vez em cada milhão de casos: é uma avaria comum e perfeitamente deduzível a partir dos sintomas apresentados. Até acho que o teste foi fácil demais, eu teria recorrido a uma avaria mais complexa.

O que quem escreveu esse texto aparenta não querer ver é que a Proteste não quer fazer passar a imagem de que as avarias são todas uma questão de fusíveis... quiseram foi, isso sim, mostrar que empresas são honestas e que empresas são desonestas. E penso que conseguiram. Por muitas verificações que se tenha de fazer, por muita mão de obra que se gaste, nada justifica orçamentos de €200 para uma questão tão simples. E a prova é que uma das empresas resolveu o problema em duas horitas.

E isto não é exclusivo das televisões. Quando estive a dar aulas, fiz também alguma manutenção dos computadores de uma das escolas onde passei. Essa manutenção era geralmente entregue a um "engenheiro", que ia lá quando lhe apetecia e não prestava contas a ninguém. O conselho executivo pediu-me para dar uma vista de olhos a alguns dos computadores e assim fiz.

Resultado: havia 5 computadores que ele considerava "sem reparação possível" e que eu arranjei em pouco tempo, recorrendo apenas a peças existente nas reservas da escola. Um deles foi o da biblioteca e foi bastante divertido... a responsável disse-me "ó doutor, não perca tempo com isso, que não vale a pena... o senhor engenheiro disse que esse não tem reparação possível". Eu limitei-me a responder "Vou dar uma vista de olhos na mesma...". E o tal problema sem solução possível era apenas um disco avariado. Perdi algum tempo a procurar outro disco no armazém e a reinstalar o software, mas... problema resolvido, mais um computador a funcionar na biblioteca. Junte-se a isto mais uns 2 ou 3 que estavam a funcionar de forma periclitante e onde andei a corrigir algumas asneiras.

Nas reparações, há muito pessoal competente, mas também há bastantes incompetentes ou que não se importam de lucrar à custa do cliente. Este artigo pretendia chamar a atenção para isso que, infelizmente, é uma situação extremamente comum. As empresas prejudicadas apenas têm de se culpar a si próprias pela má qualidade do serviço prestado... não é com comunicados que vão melhorar a sua imagem (principalmente quando esses comunicados apenas soam a desculpas "baratas").

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Mensagem por JRego »

Se lerem com atenção o que escrevi, devem notar que eu particularmente não concordo com os preços mais altos que foram cobrados, mas também acho que o valor máximo aceitável por eles indicado, dado as condicionantes envolvidas não será esse.

E por haver no Teste uns resultados menos bons (isso até é de esperar que apareça em qualquer profissão...), não me tenho de coibir de apontar o que está mal no Teste.

Eu tenho perfeito conhecimento que há muita coisa mal, a começar por Electricistas metidos a Técnico de Electronica, Técnicos que são simplesmente Trocadores de Peças, etc etc.
Por acaso num dos Forums fechados em que participo, precisamente para evitar isso, existe um Questionario Técnico à entrada.

Acho muito bem que sejam feitos Testes, mas o Pessoal da area da Electronica anda com azar, tanto aqui em Portugal como no Brasil (nos outros não sei) praticamente só se tem visto é Testes neste estilo.

O Pedro disse "Até acho que o teste foi fácil demais, eu teria recorrido a uma avaria mais complexa"
Pois aí que está o buzilis da questão, também é o que eu queria que tivessem feito ou venham a fazer no proximo.

Para fazer uma avaliação correcta do panorama das Reparações, era ou é preciso ser feito por alguem que tenha conhecimentos da area, como é natural que dentro da DECO não exista, teriam que contratar alguem para isso, ou então não sabe não mexe.

Não sei se contrataram ou não, se sim não parece, isto parece mais ter sido feito por um daqueles tais Electricistas metidos a Técnico.

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Pedro
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Mensagem por Pedro »

Eu penso que eles escolheram uma avaria simples precisamente para ver que empresas tentariam enganar o cliente (como aconteceu com a questão das peças substituídas). Duvido que tenha sido por outro motivo. Daí achar que foi mais para testar a honestidade das empresas, do que propriamente para testar a sua capacidade (onde teriam feito um teste mais complexo). Por isso, não vejo nada de negativo na escolha deles, foi apenas uma questão de critérios editoriais (neste caso, aceitáveis).

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Corsario-Negro
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Mensagem por Corsario-Negro »

Eu só acho é que não se pode apresentar as coisas um tanto ou quanto de forma parcial e o que o JRego disse apenas me veio confirmar que este artigo está um pouco parcial, especialmente aquilo do fusível.

Imaginem agora que eles metiam um igual e passado um mês fundia-se porque o problema era mesmo do fusível ou de outro componente de fábrica não ser o mais indicado? Lá vinham cascar na reparação que não tinham detectado aquilo... assim como alguns verificaram mais, lá vêm cascar porque afinal era só o fusível que estava fundido.

Não tenho nenhum interesse na área, amigos ou familiares com lojas... apenas acho que as coisas não são lineares e tão simples quanto o artigo quer fazer parecer. Por outro lado também acho que alguns dos preços são demasiado altos e meter peças que não foram trocadas... se os técnicos explicarem bem as coisas às pessoas como me foi feito, as pessoas não têm medo de pagar.

JRego
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Mensagem por JRego »

Acabei de encontrar mais 2 Documentos para compor o "Dossier":

ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Recurso da Atohmio Electrónica contra a revista ProTeste

http://www.erc.pt/index.php?op=download ... =pt&id=433

http://www.erc.pt/index.php?op=download ... =pt&id=556

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