Página 1 de 1

habilitaçoes

Enviado: segunda-feira, 17 setembro 2007 1:22
por mlc91
queria saber quais as habilitações de uma pessoa para poder dar aulas.
tenho um colega meu que tem apenas o 12 ano e esta a dar aulas ao 2 ciclo do genero das tic, isto e permitido por lei?
nao devia ter um curso superior na area da formação.
afinal que habilitações devemos ter para dar aulas?

Enviado: segunda-feira, 17 setembro 2007 1:23
por Pedro
Com o 12º ano penso que não pode. Ele deve ter mais qualquer coisa ou não o deixariam dar aulas (a menos que tenha forjado o certificado de habilitações).

A lista de habilitações necessárias pode ser consultada no site da DGRHE e varia de disciplina para disciplina.

Enviado: segunda-feira, 17 setembro 2007 1:24
por duffy
E está a dar aulas onde? Se tiver curso profissional e CAP pode dar aulas naquelas empresas que dão formações, ainda à dias vi uma empresa dessas a pedir pessoas nessas condições.

Enviado: segunda-feira, 17 setembro 2007 1:49
por Lino
Com 12º e Certificado de Aptidão Pedagógica do ou reconhecido pelo IEFP para formação. Para dar aulas em escolas é o ensino superior...

Enviado: quarta-feira, 19 setembro 2007 17:48
por Obturador
Tudo depende do local onde está a leccionar! O meu tio nao tem curso superior, trabalhava na PT, fazia vistorias às ligações telefónicas e agora que se reformou foi convidado para dar aulas no Instituto de Formação Profissional!
Mas antes de começar a dar aulas teve que tirar um curso de formação para formadores!

Enviado: quarta-feira, 19 setembro 2007 19:23
por JulesS
Não confundam:
ensino tradicional - aulas, dadas por um professor a alunos numa escola,
com
formação profissional - cursos de formação dados por formadores a formandos em empresas de formação.

Eu trabalho em formação profissional e temos que ter cuidado no uso desses termos.

tudo o que tem a ver com aulas, professores e escola está sobre tutela do Ministério de Educação com regras e exigências muito mais restritas...

Os organismos responsáveis pela formação profissional são o IQF (Instituto para a Qualidade na Formação) e o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional).

Existe uma situação em que estes dois cenários convergem, que são as Novas Oportunidades, e o Reconhecimento e Validação de Competências para profissionais activos (empregados) em que através dum curso de formação profissional se pode obter um grau (p ex 9º ano) ou uma carteira profissional, e também os cursos EFA (Educação e Formação de Adultos normalmente para desempregados).
Nestes casos, como se dá equivalencia escolar ou profissional as regras dos cursos de formação profissional já são mais parecidas com o ensino tradicional. Mesmo as horas dos formadores contam para o tempo de serviço.

Um professor pode ser formador (os cursos com componente pedagógica dão acesso directo ao CAP), mas um formador (que apenas tirou um curso de formação de formadores para ter o CAP) na maioria dos casos não tem habilitações para dar aulas no ensino tradicional.

Para tirar um curso de formação de formadores basta o 12º ano.