Médicos trocam carros por equipamento

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Médicos trocam carros por equipamento

Mensagem por Pedro »

Médicos trocam carros por aparelhos

Os cinco administradores do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, prescindiram dos carros de serviço a que têm direito (como Entidade Pública Empresarial), utilizando o dinheiro que as viaturas custariam na compra de equipamento para o hospital.

O director clínico Joaquim Pinheiro, conforme revela o semanário ‘Expresso’, propôs aos seus colegas de administração trocarem os 175 mil euros que custariam os cinco carros para a compra de aparelhos após reprovação de uma candidatura ao programa Saúde XXI. Esta verba apenas representava um quarto do total necessário, pelo que o hospital se recandidatou ao subsídio pela restante quantia, o que acabou por resultar, pois a atribuição foi aprovada.

Os cinco administradores ficaram sem carro de serviço, mas o hospital ganhou um microscópio, um sistema de neuronavegação e uma broca cirúrgica de precisão.

Fonte: Correio da Manhã
Considerando que o exemplo que geralmente vemos, em particular nos políticos, é usar o nosso dinheiro para benefício próprio... acho que vale a pena destacar quando o oposto acontece.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Essa noticia deu a alguns dias na televisão, confesso que fiquei um bocado admirado com a atitude, mas é uma atitude de louvar.
Talvez eles também se decidam um dia a ir para o governo, acho que ganhavam as eleições na boa e podia ser que tivessem as mesmas atitudes :)

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

eu não entendo é pq é que o hospital fornece carros aos administradores :roll:

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Eu não sei é por que é que se há-de dar carros a quem quer que seja! Eu, para ir para o meu trabalho, também levo o meu carro!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

daniel322 Escreveu:eu não entendo é pq é que o hospital fornece carros aos administradores :roll:
Nas empresas privadas, a atribuição de carros de serviço é motivada pela poupança fiscal. Mas não estou a ver como isto se aplica a uma EPE...
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Costa renova frota com 250 mil euros

Autorizar a aquisição ou a locação de viaturas para a frota municipal até ao limite de 250 mil euros”. É esta a previsão de gastos da Câmara de Lisboa para a renovação da frota, conforme consta do último boletim municipal no capítulo dedicado às atribuições de funções dos vereadores. Neste caso é do vice-presidente da autarquia, Marcos Perestrello, que tem o pelouro.

Mais, segundo o mesmo boletim, o autarca deverá “propor à Câmara a aquisição ou a locação das viaturas para a frota municipal no que exceder aquele limite [250 mil euros]”. No referido documento não se explicita o período de tempo em que pode ser aplicado este valor. E o CM não conseguiu obter da autarquia, em tempo útil, essa informação.

Já o presidente da Câmara, o socialista António Costa, determinou, por seu turno, um limite máximo de 21 viaturas de apoio ao seu gabinete, aos vereadores com pelouro e restantes agrupamentos políticos. Ou seja: uma viatura com motorista para a presidência; uma viatura a cada gabinete de vereador com pelouro atribuído; a constituição de um grupo de quatro viaturas com motoristas, ao serviço do executivo municipal e as restantes dez viaturas e respectivos motoristas sob a alçada da Direcção Municipal do Ambiente Urbano (DMAU). A decisão é justificada pela necessidade “de racionalizar a estrutura de custos” da autarquia e o despacho de Costa tem data de 16 de Agosto.

Na anterior presidência, o executivo liderado por Carmona Rodrigues dispunha de 49 motoristas. E os últimos dados da autarquia registavam 45 motoristas para apoio aos vereadores.

Há um ano, em Setembro de 2006, a maior autarquia do País chegou a propor cinco milhões de euros para o aluguer de longa duração de 379 viaturas. Mais tarde, em Março de 2007, Carmona Rodrigues assumia a diminuição de 200 veículos na frota municipal devido a restrições financeiras. O autarca, hoje vereador da oposição, chegou mesmo indicar um regulamento próprio interno, referindo que o uso de automóvel teria de ser sempre justificado.

Fonte: Correio da Manhã
E aqui temos o exemplo oposto, para contrastar. Viaturas para apoio ao gabinete, motoristas, etc etc etc. Seria também giro ver qual a idade das viaturas actualmente existentes e que vão ser substituídas... duvido que tenham mais de 2 ou 3 anos.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Viaturas para apoio aos vereadores... não é mau, devia era haver para toda a gente que trabalha então, não era só para esses senhores que já recebem bem! Como não há e dizem que temos que apertar o cinto (nem aumentam os ordenados à taxa de inflacção) então cortava-se nos automóveis e dava-se passes para os transportes públicos.

Hmmm? Não há suficientes? Demoram muito tempo? São vereadores, façam com que não demorem!

Responder