Novo código da estrada

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Novo código da estrada

Mensagem por Pedro »

As alterações ao código da estrada foram publicadas ontem no Diário da República e entram em efeito no dia 24 de Março. Após uma penosa busca pelo horrível site do Diário da República, encontrei um pdf com as alterações. Após um ainda mais penoso download, consegui o pdf e já o estive a ler. Claro que, uns minutos mais tarde, vim a saber que tal foi inútil, porque a DGV já tinha colocado uma versão on-line. Sendo assim, quem quiser ler o texto pode ir aqui. Para o caso de haver alguém que queira ver a versão publicada no Diário da República, fiz um upload para aqui.

As alterações mais importantes prendem-se principalmente com o aumento das sanções nos casos de excesso de velocidade e condução sob o efeito de elevadas taxas de álcool, a passagem para 3 anos da duração do período de carta "provisória", o agravamento da penalização do uso indevido do telemóvel a conduzir e do estacionamento nas passadeiras, assim como um agravamento das coimas por falta de seguro (que também resultam na apreensão do veículo).

Pelo que li, vai ser mesmo obrigatório o colete reflector, embora não exista nada no texto a indicar as suas características. Também obrigatório para os titulares de carta provisória será um dístico a indicar esse estatuto, que deverá ser colocado na traseira do carro (os detalhes sobre o dístico serão publicados noutro regulamento).

Outra que achei estranha (mas posso ter lido mal) é a proibição de emissão ou renovação da carta a quem sofra de epilepsia ou de diabetes mellitus que exija tratamento com insulina, a menos que exista um parecer médico a autorizá-lo. Acho que isto não existia no CE anterior...

Se souberem mais alguma novidade ou virem mais alguma coisa que achem interessante o pessoal ficar avisado, deixem aqui uma mensagem.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E já saíu uma novidade em relação aos coletes. O seguinte texto foi disponibilizado no site da DGV:
COLETES RETRORREFLECTORES

Os coletes retrorreflectores, cuja utilização se encontra prevista nas
novas alterações ao Código da Estrada, devem satisfazer os requisitos
estabelecidos numa das seguintes normas:
NP EN 471; ou
NP EN 1150

Os coletes que não contenham a marca de conformidade previstas nas
normas referidas é equiparado à sua não utilização.
Estas disposições entram em vigor a partir das 00H 00m do dia 23 de
Junho de 2005.

Fonte: DGV
Ainda não encontrei um link para a norma 1150, mas já encontrei um para a 471... quem estiver interessado, pode ler aqui. Essa norma define vários elementos, entre os quais as cores: Amarelo flurescente, Vermelho/laranja florescente ou Vermelho flurescente. Ao comprarem um colete, verifiquem se cumpre uma destas normas e se está homologado pela DGV.

Avatar do Utilizador
jane_marple
Regular
Regular
Mensagens: 125
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
Localização: Coimbra
Contacto:

Associação contra multas pagas na hora

Mensagem por jane_marple »

Associação contra multas pagas na hora
24-03-2005 16:06

Consumidores de Portugal apelam ao Provedor de Justiça para que leve o caso ao Tribunal Constitucional. Porque nova lei ignorou presunção de inocência e contraditório dos condutores


Inconformada com a norma do novo Código da Estrada que impõe o pagamento imediato das coimas no momento da infracção, a Associação dos Consumidores de Portugal (ACOP) enviou esta quinta-feira uma carta ao provedor de Justiça a solicitar o recurso ao Tribunal Constitucional.

Para esta organização de defesa dos direitos dos consumidores, a norma do Código da Estrada é inconstitucional porque viola o princípio do contraditório, assegurado no artigo 32 da Lei Fundamental.

Invocando o texto da Constituição a ACOP lembra que «nos processos de contra-ordenação, bem como em quaisquer processos sancionatórios, são assegurados ao arguido os direitos de audiência e defesa».

No caso em que o condutor rejeite liquidar de imediato o valor da coima, a lei impõe a prestação imediata de um depósito no mesmo valor, sem o qual serão apreendidos a carta de condição e/ou livrete e registo de propriedade. Em sua substiuição, serão entregues ao condutor títulos provisórios.

Ora, «estas medidas partem todas de uma premissa falsa, que consiste no reconhecimento imediato da existência de culpa do condutor», critica o texto da ACOP enviado ao provedor de Justiça, acrescentando que está ainda em causa a violação da presunção de inocência.

Face aos argumentos que apresenta, a ACOP considera «crucial» a intervenção do provedor «para que a fiscalização da constitucionalidade seja efectuada».

Ouvido pelo PortugalDiário o presidente da ACOP, Mário Frota, expressou o desejo de que o provedor de Justiça acolha as suas pretensões. A bem dos condutores.

in http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... ?id=517193
Imagem

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

Pedro Escreveu:
Ainda não encontrei um link para a norma 1150, mas já encontrei um para a 471... quem estiver interessado, pode ler aqui.
Esse resumo da norma está escrito num lindo português.

Ainda estou para ver onde vou arranjar material flurescente.
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

É o texto que lá está... pior ainda é numa das cores estar "florescente" e na outra "flurescente".

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

O pior mesmo é que nenhuma delas está certa :p

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

Acho que então prefiro o colete florescente... estamos na Primavera e tudo! :wink:
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Acabei de vir da Galp, onde estive a meter gasolina, e tive a seguinte conversa com a funcionária:

Funcionária: Quer aproveitar a nossa promoção dos coletes?
Eu: Qual é a vossa promoção dos coletes?
Funcionária: 6.5 euros por um colete e damos 100 pontos no cartão ou então troca por pontos.
Eu: Quantos pontos?
Funcionária: 1500.
Eu: (cálculos rápidos a 1 euro por litro, dá aproximadamente 1500 euros por colete) Acho que vou dispensar, 1500 euros por um colete é um bocado caro.

1500 pontos é absolutamente ridículo e 6.5 euros é um bocado caro, tendo em conta que o preço normal é 3 ou 4 eros... se dessem uns 500 pontos ou se o colete fosse 100 ou 200 pontos até era capaz de aderir, mas assim... é aproveitar a mania dos coletes para roubar o pessoal. :dis:

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Tudo é uma boa razão para se fazer negócio neste mundo. É pena mas é verdade...
"My body lie, but still I roam..."

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

E já vamos com sorte por não ser obrigatório usar fato-macaco para mudar pneus. :lol:
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

SilentNoise Escreveu:E já vamos com sorte por não ser obrigatório usar fato-macaco para mudar pneus. :lol:
Ou então colete e capacete como akeles das obras :D

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Eu quero um dos brancos pa mandar em toda a gente! :lol:
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

Pedro Escreveu:Acabei de vir da Galp, onde estive a meter gasolina, e tive a seguinte conversa com a funcionária:

Funcionária: Quer aproveitar a nossa promoção dos coletes?
Eu: Qual é a vossa promoção dos coletes?
Funcionária: 6.5 euros por um colete e damos 100 pontos no cartão ou então troca por pontos.
Eu: Quantos pontos?
Funcionária: 1500.
Eu: (cálculos rápidos a 1 euro por litro, dá aproximadamente 1500 euros por colete) Acho que vou dispensar, 1500 euros por um colete é um bocado caro.

1500 pontos é absolutamente ridículo e 6.5 euros é um bocado caro, tendo em conta que o preço normal é 3 ou 4 eros... se dessem uns 500 pontos ou se o colete fosse 100 ou 200 pontos até era capaz de aderir, mas assim... é aproveitar a mania dos coletes para roubar o pessoal. :dis:

Tá td doido... :shock: fogo.... :roll:

Avatar do Utilizador
Oka_Game
Veterano
Veterano
Mensagens: 952
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

Pedro Escreveu:Acabei de vir da Galp, onde estive a meter gasolina, e tive a seguinte conversa com a funcionária:

Funcionária: Quer aproveitar a nossa promoção dos coletes?
Eu: Qual é a vossa promoção dos coletes?
Funcionária: 6.5 euros por um colete e damos 100 pontos no cartão ou então troca por pontos.
Eu: Quantos pontos?
Funcionária: 1500.
Eu: (cálculos rápidos a 1 euro por litro, dá aproximadamente 1500 euros por colete) Acho que vou dispensar, 1500 euros por um colete é um bocado caro.

1500 pontos é absolutamente ridículo e 6.5 euros é um bocado caro, tendo em conta que o preço normal é 3 ou 4 eros... se dessem uns 500 pontos ou se o colete fosse 100 ou 200 pontos até era capaz de aderir, mas assim... é aproveitar a mania dos coletes para roubar o pessoal. :dis:
Estas coisas mais parecem anedotas... :lol: :lol: :lol:
Imagem

Avatar do Utilizador
|Johnnywalker|
Veterano
Veterano
Mensagens: 741
Registado: terça-feira, 11 janeiro 2005 15:55
Localização: algures por cbr

Mensagem por |Johnnywalker| »

para quem está a tirar a carta aqui fica um link com testes á pala :arrow: http://www.aprenderaconduzir.com/testeonline.asp

e aqui fica outro link pa completar o post do pedro :arrow: http://www.anieca.pt/novo-codigo-estrada.htm
TRUST ME, I KNOW WHAT I'M DOING...

Responder