Constituição Europeia

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Constituição Europeia

Mensagem por pedrotuga »

Viva. Enquanto nós votamos os deputados da assembleia, os espanhõis, no mesmo dia votam num referendo aprovando ou não a constituição europeia.

Li hoje as primeiras linhas sobre a CUE (constituição da união europeia) no JN, mas confesso que não sei practicamente nada do que consta no dito livrinho.
Como este forum é um bom local de discussão, aqui fica o mote:
Constituição europeia, sim ou nao? porquê?

Afixem links com informação acerca da CUE, postem opiniões, fundamentem-nas, informemo-nos uns aos outros, and so on and so on...

E para Coimbra? a CUE aquecerá ou arrefecerá alguma coisa?

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

O meu único senão em relação à Constituição Europeia é o facto de, talvez, estarmos mais sujeitos às grandes potências. Digo eu...
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

O meu problema com a Constituição Europeia é eu fazer pouca ideia do que é que muda com ela. O que eu sei limita-se à mudança do sistema de votos, que vai dar mais poder aos países com mais população, e da duração da presidência da UE, que passa de 6 meses para 2 anos ou coisa parecida.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Espanha viabiliza Constituição Europeia

Cerca de 80 por cento dos espanhóis declararam-se ontem a favor do tratado constitucional europeu, após a realização de um referendo.

O apoio esmagador ao “Sim” (defendido pelos dois principais partidos espanhóis, PSOE e PP) apenas foi “ensombrado” pelo elevado valor da abstenção, acima dos 40 por cento

O “Não”, apenas apoiado pelos comunistas e por pequenos partidos nacionalistas, foi escolhido por aproximadamente 15 por cento dos espanhóis que se deslocaram às urnas, sendo que apenas se registaram valores superiores a isso na Catalunha e no País Basco.

Fonte: acabra.net
Para quem estiver interessado, eis os textos da constituição:
Versão final do Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa
Protocolos anexos à Constituição Europeia
Declarações anexas ao Tratado Constitucional

Preparem-se para passar muito tempo se quiserem ler tudo. Só a constituição (sem os anexos) são quase 350 páginas.

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Acho que fico à espera que saiam os resumos da Europa-América
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Ehehhee, que grande calhamaco!!!!!
Sao malucos ou o carago, 300 e tal páginas?!?!?!? Que gajos doidos, estou a ler aquela porra e aquilo é só 'SS' e 'RR, ja vou na página vinte e ainda n diz nada que se veja.... a ver vamos...

Pedro, obrigado pelos links ;)

Responder