Dietas

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

duffy Escreveu:Epá voçês parecem uns picuinhas a falar, se calhar nunca comeram fruta acabadinha de apanhar da árvore, volta e meia la vem uma com bicho, deita-se fora e apanha-se outra, mas quando se viu o bicho se calhar já se engoliram outros :P , ter bichos é bom, a fruta toda bonitinha por fora é quando leva toneladas de tratamentos e acaba por nem ter o saber natural :?
Wikipedia. Pesticidas. Um pesticida pode ser uma substância química ou um agente biológico (tal como um vírus ou bactéria) que é lançada de encontro com as pragas que estiverem destruindo uma plantação, disseminando doenças, incomodando pessoas, etc. É utilizada em diversas formas de seres vivos, tais como: insetos, ervas daninhas, moluscos, pássaros, mamíferos, peixes, nematelmintos e micróbios.
Desculpa-me por gostar de fruta cujos agricultores se deram ao trabalho de gastar dinheiro em pesticida...
Agora também não gosto daquela fruta perfeita, reluzente, que bem se nota que levou quimicos até dizer chega só para ter bom aspecto..

Assim de repente, acho que há um meio termo..

E tens tanta coragem, gostava de te ver a beber o copo de sumo natural de laranja com as larvas a mexerem a caudinha no topo. Provavelmente bebias..porque ter bichos para ti é simbolo de fruta pura (e é), logo perfeita(não é)..

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Os meus pais têm arvores de fruta no jardim, e não põem pesticida ou herbicida nenhum. Alias, pesticidas não são propriamente de uso aconselhado.

A fruta para alem de ter outro gosto, é fruta e não uma carada de porcarias que lhe foram adicionada.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Os pesticidas..usam-se á superficie...pelo menos que eu saiba...

A fruta tem casca...não vai ficar com o sabor ao pesticida...tem é de ser muito bem lavada antes de consumir..

Mas os vossos avós não fazem culturas de nada?

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Sim, os pesticidas são usados a superfície, mas com água infiltram-se, e não sendo eu botânico, mas acho que existe a possibilidade de serem absorvidos pela planta. :P

Já agora, quando no supermercado virem maçãs daquelas pequenas e baças, pensem das vezes antes de as ignorarem. Na terra do meu pai (para a Beira Alta) há la muita maçã cultivada quase que biologicamente (sem pesticidas e sem adubos 'estranhos') e são bastante saborosas apesar de serem pequenas e não reluzirem :D
Imagem

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Este tópico é o melhor para a dieta!
Depois de ler isto ficamos logo sem vontade de comer e beber!

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Acerca da fruta com bicho... Não sei se sabem, mas as cerejas são um dos frutos que mais bicho pode ganhar (digo isto com base na minha experiência em comer fruta nas árvores). A melhor solução é nem pensar nessa possibilidade e... comer cerejas até fazer caganeira! Se são tão boas não vale a pena estragar o prazer de as comer.

E a andar de bicicleta, nunca engoliram mosquitos? Eu já, e apesar de amargarem um bocadinho, não vou parar para vomitar! O que não mata, engorda. Embora para este tópico isto não faça muito sentido... :D
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

carlacs Escreveu:Os pesticidas..usam-se á superficie...pelo menos que eu saiba...

A fruta tem casca...não vai ficar com o sabor ao pesticida...tem é de ser muito bem lavada antes de consumir..

Mas os vossos avós não fazem culturas de nada?
Já vou parecer o Realeza a falar, mas olha que de agricultura percebo eu, já são muitos anos na terra :D
Por exemplo, a batata é criada debaixo da terra, e o que é sulfatado é a planta, teoricamente a batata não apanha nada, mas se no dia a seguir fores arrancar uma batateira e comeres as batatas estás sujeita a ganhar umas idas ao WC :D

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

JulesS Escreveu:Este tópico é o melhor para a dieta!
Depois de ler isto ficamos logo sem vontade de comer e beber!
LOL desculpa JulesS :oops:

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Há quem diga que os produtos genuinamente orgânicos, não contém mais riscos à saúde humana do que os produtos da agricultura convencional. No entanto, pesquisadores dizem que o alimento orgânico é menos seguro que alimento não-orgânico, especialmente por causa de problemas relacionados à sua conservação. De acordo com esses críticos, os males provocados por um alimento estragado (isto é, sem conservação adequada) é comprovadamente maior do que o consumo de produtos químicos artificiais em níveis convencionais. Além disso, há o risco aumentado de que alimentos cultivados organicamente apresentem doenças naturais, como vírus e fungos potencialmente prejudiciais aos seres humanos.

Ao contrário de técnicas agrícolas modernas (como o uso de organismos geneticamente modificados), que (embora potencialmente perigosos) não tiveram até o momento malefícios documentados, os danos provocados por fungos no corpo humano estão extensamente documentados.
Wikipedia, Agricultura Biológica.

Eu acho que no meio é que está a virtude..agricultura biológica não, mas alimentos geneticamente alterados também não, de certeza absoluta :\

O ideal acho que era levar só o pesticida. Quanto á conservação, a pessoa vê quando a fruta começa a apodrecer não?

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Ao contrário de técnicas agrícolas modernas (como o uso de organismos geneticamente modificados), que (embora potencialmente perigosos) não tiveram até o momento malefícios documentados, os danos provocados por fungos no corpo humano estão extensamente documentados.
Esta parte do artigo é cómica... comparando com o tabaco que é consumido há séculos e só agora estão mais que documentados os malefícios e problemas que causa a terceiros. :roll: :P

No entanto de notar carlacs que aquilo que citaste é a opinião dos cépticos da agricultura biológica e é claro que devem ter mais dinheiro para fazer os estudos vindo de empresas interessadas em vender produtos alterados/pesticidas/etc e como é óbvio não vão testar extensivamente os malefícios dos produtos dos seus financiadores :P

Já agora é importante a reflexão sobre estas práticas, pois estamos a falar na negação de alimento/local de desenvolvimento a espécies que estão na base da cadeia alimentar... (insectos, até mesmo fungos) e os ecossistemas muito possívelmente que se ressentem mais tarde ou mais cedo disto.


Mas também tens razão quando dizes que há um meio termo :) os extremismos nunca são benéficos B)
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Ao contrário de técnicas agrícolas modernas (como o uso de organismos geneticamente modificados), que (embora potencialmente perigosos) não tiveram até o momento malefícios documentados, os danos provocados por fungos no corpo humano estão extensamente documentados.
Nunca vi ninguém a morrer por causa dos fungos Venturia inaquaelis ou Venturia pirina , vulgo pedrado da macieira e pereira respectivamente, e muitas das maçãs e pêras que se encontram à venda nos hiper's até apresentam vestigios desse tipo de fungos.

Mas pronto, voltamos à dieta, comer várias vezes ao dia refeições ligeiras, praticar um minimo de exercicio, nem que seja uma caminhada ao fim do dia que está agora muito na moda, comer mais grelhados (principalmente peixe e carnes brancas) e reduzir ou eliminar os fritos, muita água, sumos com gás é para esquecer, batata frita e arroz juntos igualmente para esquecer, é uma mistura explosiva :D e nunca é demais realçar, praticar mais exercício (esta parte foge facilmente da nossa cabeça:)), não eliminar por completo as massas da alimentação porque se engordou e agora é para reduzir o corpo vai sentir falta de algo, e as massas são boas para repor os niveis de energia, basta uma saladita de alface, fruta e com uma massa misturada, e no fim da salada, mais exercício :D

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Ao contrário de técnicas agrícolas modernas (como o uso de organismos geneticamente modificados), que (embora potencialmente perigosos) não tiveram até o momento malefícios documentados, os danos provocados por fungos no corpo humano estão extensamente documentados. Este é o caso, entre outros, de cânceres provocados pelo amendoim, contaminado pelo fungo Aspergillus flavus,produtor da aflatoxina.
Isto é a continuação do que copiei em cima..

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

carlacs Escreveu:
Ao contrário de técnicas agrícolas modernas (como o uso de organismos geneticamente modificados), que (embora potencialmente perigosos) não tiveram até o momento malefícios documentados, os danos provocados por fungos no corpo humano estão extensamente documentados. Este é o caso, entre outros, de cânceres provocados pelo amendoim, contaminado pelo fungo Aspergillus flavus,produtor da aflatoxina.
Isto é a continuação do que copiei em cima..
Em países desenvolvidos, a contaminação por aflatoxina raramente ocorre em alimentos, a ponto de causar aflatoxicose aguda em humanos. Em vista disso, estudos em humanos para se conhecer a toxicidade a partir da ingestão de aflatoxina, baseiam-se em seu potencial carcinogênico. A susceptibilidade relativa de humanos às aflatoxinas não é conhecida, entretanto, estudos epidemiológicos na África e sudeste da Ásia, onde há grande incidência de hepatocarcinomas mostram uma associação entre a incidência de câncer e a aflatoxina contida na dieta. Estes estudos, contudo, não provam ainda, uma relação de causa/efeito, mas, sugerem a associação.

fonte
Não há nada em concreto que prove uma relação directa :P

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

oh meninos e meninas, façam desporto!
riam-se bastante que ajuda a relaxar e comam de tudo um pouco,mas parcamente e sem abusos..
pronto... :lol:
Love hurts

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Pronto duffy, fruta com bichos é bom..e com fungos parece que também :P

So espero que não te aconteça nada um dia destes.. Btw duffy isto é ontopic, estamos a avaliar a fruta, uma dieta inclui bastante fruta (ou devia..)

Responder