Discussão sobre off-topics e spam

O geral das generalidades... para discutir tudo!
SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Discussão sobre off-topics e spam

Mensagem por SilentNoise »

Agora que já chamei a vossa atenção, vou ao que me levou a escrever este tópico.

Não sei se sou a única pessoa a achar isto, mas este fórum transformou-se numa constante sessão de spam, salpicado de "sala de conversação de IRC", apimentado por "uma troca de ideias digna do uso do MSN". Não sei até que ponto a minha credibilidade vai (acho que mais de 1000 participações sem recorrer demasiadas vezes a mensagens sem conteúdo (todos nós, por vezes, somos tentados, ainda para mais em alturas em que certos users costumavam visitar este fórum (R.I.P. Shichi :lol: ))) mas o que é verdade é que é triste chegar à conclusão que (e maravilhem-se) quantidade nunca foi, nem será sinónimo de qualidade. Não quero, com isto, dizer que nos devemos conter na participação em todo e qualquer tópico aberto, mas que se faça de uma maneira útil, esclarecedora e, sobretudo, com o mínimo de interesse.
Não é nada agradável para mim, nem para ninguém, abrir dezenas de tópicos com uma lista interminável de participações que não passam, ou de "smiles", ou de interjeições. É triste ver tópicos com interesse caírem no abismo apenas porque determinados utilizadores têm como objectivo atingir determinado número de participações.
Por outro lado, o constante julgamento de tópicos por parte dos utilizadores não abona em nada a vinda de novos clientes para a casa. Em meu entender, a participação no fórum não faz de nós moderadores, nem nos dá o direito de querer ensinar os outros utilizadores nem que, para isso, se desfigure completa e constantemente assuntos aqui debatidos.

Apenas por desabafo, este espaço já foi bem mais interessante...ou talvez tudo tenha o seu ciclo...

Fiquem bem...
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

concordo na integra com tudo o que foi dito!

quantas vezes não me abstive já de comentar tópicos por achar que um smile ou uma frase incompleta em nada contribuiria para a felicidade do forum...
Também me incomoda ver o spam constante que por aqui há. Não digo que por vezes o offtopic seja mau, até "ajuda" no que toca ao interessa, mas uma coisa é falar em offtopic quando realmente se tem algo a dizer, outra é apenas "ajudar" ao número de posts do tópico...

as mnhas desculpas a quem se sentir ofendido
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Acho que é um ciclo. Já passámos há uns tempos por uma situação igual, depois melhorou (quando foram criadas as regras mais específicas sobre off-topic e feita uma limpeza a alguns tópicos) e agora está a descaír um bocado, mas deve voltar ao sítio. Também depende muito dos utilizadores... eu posso tentar impor novamente as regras anti-off-topics com mais rigor, mas preferia que cada um se auto-moderasse nesse aspecto (nos últimos tempos só tenho intervido quando me apercebo de uma situação grave ou a pedido do autor do tópico).

Basicamente, e segundo as regras da netiquette (quem não sabe o que é, pode dar um salto a esta apresentação que preparei para as minhas aulas), só se deve escrever se tivermos algo útil para acrescentar a uma discussão (e penso que as minhas participações são um "exemplo" dessa regra). Mensagens só com smileys ou a dizer "concordo", "x2" e similares não devem ser colocadas (são mensagens "dignas" de irc, mas não de um fórum). Também há ainda a questão da escrita, há pessoal que escreve como se pagasse por cada caracter ou se tivesse de bater o record de mensagem mais rápida de sempre, o que apenas serve para dificultar a compreensão das mensagens... mas isso é outra discussão.

Cabe a cada um ajustar o seu comportamento a um local como é o fórum e lembrar-se que isto não é o MSN ou o IRC. Também é importante lembrarem-se que não há nenhum prémio pelo número de mensagens (e há aí utilizadores que, às vezes, parece que deixam mensagens só para aumentar o post count).

Resumindo, escrevam uma mensagem apenas se puderem contribuir para a discussão. Mensagens que nada acrescentam só servem para tornar mais complicada a tarefa de encontrar as mensagens que, essas sim, têm conteúdo e são importantes. Se a situação piorar muito, volta-se a impor temporariamente as regras mais restritas, mas não pretendia chegar a isso. Tal como disse da última vez que isto aconteceu, para conversas de IRC há o canal de IRC do fórum: #forumcoimbra na PTNet.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Concordo. Muitas vezes os tópicos fogem para conversas de quintal enquanto que o tópico inicial se dispersa...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

De facto, isto está a acontecer.
É constrangedor em determinados momentos em que se pretende acrescentar algo de útil ou um comentario e um "smile" ou uma palavra acabam logo com esse espirito.
Dou enfase também ao spam e à conversa de mIRC que não trazem de todo nada de interessante ao forum.
Notam-se as vezes que existem utilizadores que gostam de se exibir que querem se afirmar como veteranos na materia forumcoimbra.com.
Não que o bom humor não exista e muito menos um off topic so para dar continuidade a um assunto,mas abusar disso é falta de respeito para quem vem de fora e quer aprender mais coisas.
Love hurts

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

Concordo inteiramente com o teu ponto de vista, até eu por vezes me excedo no conteudo de alguns posts que faço!

Mas também quando se tenta criar algo dinamizador aqui no forum o ppl ta cagando, como exemplo o concurso de fotografia!

Um forum que tem 1372 users registados em que apenas bem menos de metade diz algo e participa tb se torna dificil! Aliás sou apologista de remover os users que ficam durente x meses inactivos, seria um modo de subir a participaçao no forum.

Um forum que tem 1372 users registado em que apenas 5/6 pessoas se mostraram interessadas e participativas no concurso de fotografia. Já tive essa conversa com a {mineirinha} sobre isso e realmente será o 1º e o ultimo que eu tento organizar. Atenção cada um é livre de participar, mas realmente acho que um forum não é so para mandar bitaites da bola, fazer quotes de noticias, postar links de videos do youtube, fazer da secção de compra e venda uma feira, etc et.

Eu acho que o fórum tem estado bastante participativo, talvez o problema seja sempre as mesmas pessoas a participar, isso resolvia-se fazendo uma "limpeza" às centenas de users que se registaram e nunca mais aqui vieram...

Enfim acho que nao podemos levar isto ao extremo e fazer do forum um espaço onde nao possamos conviver! Frequento outros foruns onde todos os dias alguem é banido por excessos! Este forum é dos poucos onde isso nao acontece mesmo se tratanto de futebol!

Eu vou continuar a participar naquilo que quero, fazendo os smiles, comentários que achar devidos, sem, evidentemente, ofender ninguem ou criar mau ambiente entre os users do fórum.

Deixo outra sugestão ao Pedro, tira a cena dos Ranking de Posts!! Pode ser que deixem de comentar so por comentar!

Volto a frisar que concordo que não podemos fazer disto espaço de conversa tipo MSN/IRC mas também não vamos fazer do fórum um salão de cha onde so se fala o correcto e aquilo que é bonitinho! Acho que não é isso que cativa as pessoas a participar.

Bem ficam as ideias... (editado...excedi-me)

A todos boa noite...
Última edição por Maia em sexta-feira, 30 março 2007 2:18, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Concordo com o Maia quando ele diz que não devemos levar as coisas ao extremo e tornar o forum demasiado rigido, aliás acho que uma nota positiva deste forum é precisamente a tolerância da admnistração. Já fui banida de um forum simplesmente porque o admnistrador não 'me curtia'. Aqui nota-se bastante tolerância para com todos os pontos de vista (excepto nacionalistas e afins, com o qual estou 100% de acordo)

Também acho que o ranking dos posts podia ser retirado...

E quanto a "dar nomes aos bois", não concordo.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Isso de colocar a palavra "sexo" resulta sempre para chamar a atenção :mrgreen: go figure

Sobre o tema em questão, de facto, vê-se muitos posts uns com mais conteúdo, outros nem por isso, somente o mero smile ou um grunhido e pouco mais. Às vezes olha-se para um tópico com 15 posts e quando se vai a ver o sumo do tópico resume-se a 2 ou 3 posts

Eu próprio, já perdi as contas em que começo a responder a um tópico e depois acabo por não responder, umas vezes por achar que o que eu ia dizer não acrescentaria nada de novo ao tópico, e postar só para que haja um postcount++ não vale a pena. Outras vezes começo a escrever, mas depois penso duas vezes e considero que o user não merece, e acabo por não colocar nada (Isso acontece normalmente quando um troglodita aparece por aqui a mandar uma ou outra posta de pescada). Embora outras vezes goste bastante de responder :twisted: (e não sou o único :wink: )

O off-topic às vezes é bom desde que isso não signifique um thread hijacking.

Outra coisa que também me chateia e que o Pedro referiu é o facto de alguns utilizadores escreverem como se fossem pagar por cada caracter. Pergunto-me se essas pessoas serão filhos de pessoas que trabalhem nos CTT a escrever telegramas :roll: :roll:

Quanto ao apagar registos não concordo, pois não podemos obrigar as pessoas a participar, quando estas não querem. Aliás eventualmente essas pessoas adormecidas acabam por acordar como já se viu por aqui, alguém a começar um post por algo "eu registei-me desde de início mas nunca participei a não ser agora, uma vez que achei..."

Sobre o concurso de fotografia... a fraca participação deve-se principalmente porque não há tantos agarrados à fotografia como se pensa. As muitas fotografias que existem aqui pelo fórum são tiradas e colocadas, na sua maioria, por essses mesmos 3 gatos pingados que participaram. Acredito que haja mais um ou outro utilizador que até goste de fotografia, mas ou porque não tem tempo ou porque nem sempre tem acesso à Internet, então não participa.

Caramba só agora percebi que isto está enorme :oops: :oops:
Sendo assim, despeço-me com amizade :wink:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Só uma nota para acrescentar que a medida de apagar utilizadores que não participam seria má. Basicamente, estaríamos a forçar as pessoas a participar para manter as suas contas, o que acabaria por induzir posts "de lixo" só para manter as contas activas, o que é precisamente o efeito oposto ao pretendido. Quanto a serem pouco participativos ou não... acho que é preferível um user com 50 ou 60 posts que são significativos do que um com 500 ou 600 em que quase todos são smileys, "concordo" ou "lol". O número de posts ou frequência com que colocam mensagens não é significativa do interesse do utilizador no fórum, o que interessa é a qualidade das mensagens. Tal como foi dito antes, uma das regras importantes de utilização dos fóruns é a seguinte: "se a sua mensagem não adicionar algo relevante à discussão, não a coloque". Resumindo, se apenas forem colocar um smiley, um lol, "concordo" ou qualquer coisa assim... não carreguem no botão de "nova mensagem", guardem esse ímpeto para quando houver qualquer coisa relevante. Torna-se incrivelmente aborrecido para quem quer ler ter de passar por 10 ou 12 mensagens inúteis até chegar a uma que interesse.

Em relação às fotografias, o bluestrattos disse tudo. Os utilizadores que provavelmente estariam interessados num concurso de fotografia são poucos, pelo que é de esperar uma participação reduzida (é algo que eu já tinha comentado com a {mineirinha}, daí não ter avançado ou participado na organização, até porque o tempo livre não tem abundado para estes lados).

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

Continuo achar que estão a levar isto ao extremo e penso que isso não abona em nada para o bom funcionamento do fórum, aliás começo mesmo a pensar nos futuros posts que irei fazer com medo de não ferir os mais sensiveis.

Falar bonito fica sempre bem, mas eu não preciso de vir para um fórum mostrar que domino a lingua portuguesa. Frequento os foruns para obter informação, trocar ideias, sugerir outras, etc etc...

Concordo que não podemos abusar da palavra, agora deixar de comentar so porque ha users que não gostam de ver smiles ou não gostam do que escrevemos...enfim...

Quanto ao concurso de fotografia ja disse e torno a dizer longe de mim obrigar alguem a participar, tou-me bem lixando, não ganho nada com isso! Agora sem duvida foi o 1º e ultimo que irei fazer.

Bom dia a todos

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Eu concordo com tudo o que aqui já foi dito. Muito embora se note que existe algum off-topic, que pode vir a ser mais alarmante, não me parece que seja já altura para adoptar medidas drásticas. É certo que é necessário ter alguma atenção a este factor, mas julgo que a coisa ainda não descambou.

Eliminarem-se os utilizadores que não participam não vem resolver absolutamente nada, uma vez que não é neles que reside o problema do off-topic! Se esses utilizadores não têm qualquer participação ou têm uma participação passiva (apenas lêem), o off-topic nunca é criado por eles. Eliminá-los seria apenas para libertar espaço na base de dados, e isso não me parece que seja problema. Aquelas pessoas que comentam apenas para incrementar o número de posts é que deviam ser alvo de mais atenção, nem que para isso fosse necessário implementar um tempo de suspensão aos prevaricadores, depois de avisados. Ler lixo no meio de uma thread que até podia ser interessante é bastante irritante. Eu já desisti de ler alguns tópicos por causa disso.

Relativamente ao conteúdo das mensagens, cada um deve ter consciência daquilo que vai escrever. Suponho que todos os que aqui vêm são já pessoas "adultas" que sabem o que estão a escrever! Isto não quer dizer que não se faça controlo sobre o fórum e deixe de haver moderadores, a questão é que cada um de nós deve ter consciência de qual o contributo que o nosso post vai ter na discussão de determinado assunto. Nesse aspecto, julgo que tenho cumprido minimamente com as regras do fórum. É certo que, por vezes, a vontade de mandar um bitaite é mais forte do que a razão, mas...

Outra coisa que eu não entendo é por que raio é que a escrita na Internet tem que ser diferente!!! O português não é o mesmo em todo o lado? Pk é k xoh aki é k xe há-de xcrvr axim?! Se nós estamos a escrever alguma coisa, em princípio é para que alguém vá ler. Se alguém vai ler, é fundamental que se perceba o que foi escrito, caso contrário o objectivo é deitado por terra. Se toda a gente percebe português, então devemos escrever em português (o mais correcto possível). Acho uma falta de respeito enorme, não só à nossa língua mãe, como também a nós (utilizadores), quando encontro frases do tipo daquela que eu escrevi atrás. Ao menos que se aproveite a Internet para melhorarmos e não tornarmo-nos mais ignorantes! Infelizmente, o "pirolês" está a tornar-se numa praga.

Quanto ao concurso de fotografia... Se formos a ver bem, já era de prever que a adesão não fosse muito grande, uma vez que os participantes no tópico sobre Fotografia se resumem a uns 5 ou 6 utilizadores! Não concordo é que, por haver falta de adesão a este concurso, se boicotem concursos futuros relacionados com outras temáticas.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

banjix Escreveu:Quanto ao concurso de fotografia... Se formos a ver bem, já era de prever que a adesão não fosse muito grande, uma vez que os participantes no tópico sobre Fotografia se resumem a uns 5 ou 6 utilizadores! Não concordo é que, por haver falta de adesão a este concurso, se boicotem concursos futuros relacionados com outras temáticas.
Ninguém falou em boicotar concursos, se surgir uma boa oportunidade para tal, aproveita-se. Esta é que não era o caso, daí ninguém da administração ter participado na organização, pois a falta de adesão era previsível. A tua confusão provavelmente vem do facto de o Maia lhe ter chamado "concurso do forumcoimbra.com", mas não é um concurso organizado por elementos do fórum... é uma iniciativa apenas dos utilizadores (ou, neste caso, do utilizador). Resumindo, não afecta a nossa decisão sobre eventuais iniciativas futuras (que são analisadas caso a caso).

Em relação aos posts com smileys, se alguém me conseguir dar uma boa explicação sobre o que de relevante é que um post só com " :lol: :lol: :lol: " acrescenta à discussão, pode passar a usá-los. Ninguém está a falar em posts sempre a concordar, mas sim posts com conteúdo. Se vocês estiverem a falar numa conversa normal com mais duas ou três pessoas e aparecerem quatro ou cinco que só se riem ou interrompem a tentar levar a conversa para outro lado, também se aborrecem. Num fórum é a mesma coisa. Se começarem a existir exageros (ou a pedido do criador do tópico), passo a actuar mais para os evitar. Mas não queria chegar a isso, o que depende unicamente dos utilizadores que insistem nesse comportamento.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Que grande Off-topic, então e o sexo? :D

Bem concordo com algumas coisas que foram ditas, mas em relação a alguns post's que se tornam em autênticas aulas de português é verdade que ficam mal para quem vem ler mas concordo plenamente com o banjix, se somos portugueses, escrevemos em portugês correcto, se o fazemos nos testes, exames e no dia a dia, custa assim tanto fazer o mesmo aqui?!

Em relação a concursos, o concurso de fotografia foi uma ideia porreira, mas se formos a ver bem quando se lançou a ideia, apenas uns 3 ou 4 users se manifestaram, eu falo por mim, até era para participar, mas nã o tenho tido muito tempo livre.

Em relação aos rankings, penso que será uma boa ideia retirar, talvez diminuissem os post's monossilábicos e apenas com smiles, ou então não....

Para concluir, acho que o fórum está a atravessar uma fase menos boa, se formos a ver bem, de mil e tal utilizadores só uns 15 é que participam regularmente.

abraços e beijinhos

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Eu até acho que o forum está melhor, pelo menos em relação ao que era quando eu me registei, pois lembro-me de várias vezes durante a semana entrar no forum e ver que simplesmente não haviam posts novos. agora todos os dias hà novos posts e muita participação em certas discussões.

Mas não se esqueçam que isto é "apenas" um forum. Não é uma sala de aula nem um centro de congressos. As pessoas vêm aqui para falar e discutir de uma forma saudável e agradável. Se quiserem ver noticias vão a um site de um jornal ou se quiserem discutir profundamente politica/economia vão a um site/forum especializado nisso. Este é um forum generalista sobre a cidade de Coimbra e é nisso que se deve basear sem ser demasiado rigido ou autoritário ;)

Quanto aos posts só com smileys eu já o fiz (não sei se neste forum mas noutros certamente) e penso que se o smiley for colocado dentro do contexto e for util para o seguimento da conversa (tipo um de afirmação ou piscar o olho para indicar que concorda com alguma pergunta, etc) não vejo mal nenhum.
se os smileys existem é para serem usados senão excluam-nos do forum :wink:
Pedro Escreveu:Basicamente, e segundo as regras da netiquette (quem não sabe o que é, pode dar um salto a esta apresentação que preparei para as minhas aulas)


quanto a esta apresentação, concordo com tudo o que está escrito mas parece-me que basta o bom senso das pessoas para a respeitar.. não é nada do outro mundo :)

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

banjix Escreveu:Aquelas pessoas que comentam apenas para incrementar o número de posts é que deviam ser alvo de mais atenção, nem que para isso fosse necessário implementar um tempo de suspensão aos prevaricadores, depois de avisados. Ler lixo no meio de uma thread que até podia ser interessante é bastante irritante. Eu já desisti de ler alguns tópicos por causa disso.
isso é facil de resolver.. acaba-se com a contagem de posts :wink:

eu nunca coloquei posts só para fazer numero e não ligo nenhuma à contagem por isso sou a favor de acabarem pois cortava-se o mal pela raíz

Responder