Preparem-se para o frio

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Preparem-se para o frio

Mensagem por Pedro »

Temperaturas podem atingir 10 graus negativos

As temperaturas vão baixar acentuadamente a partir de hoje no território continental português, pelo que deverão ser tomados vários cuidados.

Usar várias camadas de roupa, em vez de uma única peça de tecido grosso, e evitar roupas muito justas ou que façam transpirar, são algumas das recomendações da Protecção Civil para situações de descida da temperatura.

Vedar portas e janelas por onde possa entrar o frio é outro dos conselhos.

“O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco”, adverte a Protecção Civil.

Devem fazer–se pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos para manter a circulação sanguínea.

“Se tiver de sair de casa proteja a cabeça, utilizando um chapéu ou gorro, e nas mãos use luvas. Mantenha as roupas secas, evitando perdas de calor”, recomenda a Protecção Civil.

Em casa, as recomendações são para ter cuidado com as lareiras em locais fechados e sem renovação de ar, uma vez que a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás mortal.

“Tome também cuidado com os aquecedores, devido ao risco de acidentes domésticos”, diz a Protecção Civil.

As temperaturas vão baixar acentuadamente a partir de hoje no território continental português, devido à influência de uma massa de ar muito frio, de origem polar, segundo o Instituto de Meteorologia.

O tempo frio vai durar até quinta–feira (inclusive), na sequência da influência desta massa de ar, associada a um anticiclone localizado a Oeste da Irlanda.

Esta situação meteorológica vai provocar uma descida acentuada da temperatura do ar, atingindo os mais baixos quarta e quinta–feira.
A temperatura mínima poderá atingir valores entre menos sete e menos 10 graus nos locais mais elevados, “prevendo–se mesmo valores abaixo de zero nas regiões próximas do litoral”, acrescentou.

A temperatura máxima não deverá ultrapassar os cinco graus nas regiões do interior Norte e Centro e no restante território 10 graus.

Em todo o continente haverá formação de gelo e geada.

Fonte: As Beiras
Temperaturas mínimas negativas, temperaturas máximas de 5 graus... vai doer. :?

Avatar do Utilizador
Jeordie
Experiente
Experiente
Mensagens: 200
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 23:59
Localização: Margem Esquerda
Contacto:

Mensagem por Jeordie »

vou faltar as aulas. nem saio de casa... #%&/# !!!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu gostava de não ter que saír de casa, mas... terça-feira tenho que passar pelo mecânico para ir buscar o carro, quarta tenho uma defesa na universidade, quinta tenho consulta no dentista e sexta tenho um exame... estou lixado, vou congelar. :(

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

Não é nada a que não esteja já habituado :P Na Guarda é normal a máxima não chegar aos 10 e a mínima ser negativa durante o Inverno...

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

eu já estou doente, toda ranhosa e cheia de tosse...
já me preveni e fiquei doente antes de ficar ainda mais frio :oops:
muito pior não posso ficar!
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
Jeordie
Experiente
Experiente
Mensagens: 200
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 23:59
Localização: Margem Esquerda
Contacto:

Mensagem por Jeordie »

há quem tenha aulas bem cedo nesses dias. pior ainda: vou ter de fazer ed. fisica :shock:

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Ainda n senti nada de extraordinario... acho k é mais "fogo"-de-boca que outra coisa.

Avatar do Utilizador
Jeordie
Experiente
Experiente
Mensagens: 200
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 23:59
Localização: Margem Esquerda
Contacto:

Mensagem por Jeordie »

hoje não senti calor, mas disseram que é mais acentuado amanhã e quinta.
I just want something I can never have

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Camisola interior, meias de lã e por aí adiante. Pode ser que o Mondego congele e vamos todos fazer patinagem no gelo :lol:
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Ganda treta essa do frio polar...
ehehe, algum gajo lá se lembrou... "epá, vou fazer uma anedota nacional.... frio polar!! ehehehehe"

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Eu bem digo que nos queixamos muito acima das razões que para tal poderemos ter...
Esta do frio é outra...
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Ehehe, nem mais...
olha... já passou quinta e o dito frio polar...nem pó...
gracas a deus né.

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Parece que anda tudo ocupado em arranjar desgraças para o país...livramo-nos do Santana e já nos queriam congelar...eles não descansam...
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
Dementor
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: terça-feira, 28 dezembro 2004 11:27
Localização: Vila Nova de Famalicão/Lisboa

Mensagem por Dementor »

Esta vaga de frio costuma ter um nome: Inverno.

O Governo não quer dizer nada para não causar pânico, mas daqui a uns meses vai chegar aí uma vaga de calor. Os eruditos costumam chamar-lhe Verão.



Oh pá, poupem-me!!! Está frio como costuma estar sempre em Janeiro! Mariquinhas!
"A Geografia não é o saber enciclopédico de nomes e lugares."

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Não sabem que o frio só nos arrefece no Inverno e o sol só nos queima no Verão?!
e só nos lembramos disso quando sentimos na pele!

Mas tenho uma prova em como esta noite foi muuuito fria, em casa a água congelou nos canos e não corre nas torneiras...
espero que não aconteça como há 2 ou 3 anos atrás, quando a água congelou, aumentou de volume e rebentou com tudo... foi muito chato... água a escorrer do tecto, pelas paredes, tudo estragado e a casa húmida por muito tempo....
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Responder