Fidel Castro

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Fidel Castro

Mensagem por carlacs »

Eu sei que o topico não tem muito a ver com o forum, mas pode ser que aqui alguém tenha alguma opinião formada sobre o individuo em questao

Este fim de semana não sei se sabem mas foram as eleições na Venezuela e o presidente (re)eleito foi o Hugo Chavez, ao que consta muito apoiante do Fidel Castro (presidente de Cuba) daí ter-me lembrado de lançar este tópico..
Enfim, há muito pra dizer sobre Cuba..em 1959 Fidel, Che Guevara e mais guerrilheiros deram um golpe de estado e assim Fidel tornou-se chefe de governo. Pelos vistos foi óptimo para Cuba porque Fidel conseguiu diminuir a desigualdade social e o país era muito explorado pelos EUA e uma das grandes medidas de Fidel foi nacionalizar a indústria..

Acredito que tenha sido um grande senhor ..mas em tempos. Mais de 100 mil civis foram mortos pelo regime de Fidel, 70 mil a tentar fugir do país. Isto não viola (descaradamente?) nenhuma lei internacional dos direitos humanos? Então o país é agora uma prisão gigante??

Ah,e este post tem um erro.. Fidel já não é o presidente..em Agosto deste ano ficou doente e passou todos os poderes para o irmão. Aqui fica um texto sobre isso da wikipedia:
Em 1º de Agosto de 2006, Fidel Castro delegou em carácter provisório, por razões de saúde, suas funções de comandante supremo das Forças Armadas, secretário-geral do Partido Comunista de Cuba e de presidente do Conselho de Estado (cargo máximo da República Cubana) ao seu irmão Raúl Castro Ruz, Ministro da Defesa.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O Raúl Castro é provisório, mas não se sabe se o Fidel está bem ou não...
Sobre o Fidel, teve bom e mau, mas o mau é bem pior... apesar de Cuba não ter analfabetismo e de ter medicina invejável, sobretudo a nível de fisioterapia, é um país pobre e em que muitos habitantes tentam fugir do país. Os dissidentes são mortos e além disso tem muitas desigualdades.

Por exemplo, fala-se muito de Varadero para férias, mas nessa estância é proibida a entrada de cubanos. Ou seja, estar lá é tão cubano como uma esplanada em Vilamoura... as pessoas não se apercebem dessas coisas...
Pessoalmente concordo com a revolução cubana e o Che, mas é um regime que, tal como os outros regimes comunistas, se tornou ditatorial...


Mas já se sabe a causa do problema de saúde dele:
Imagem

:P
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

as intenções são sempre muito boas, e os primeiros anos muito bonitos e prosperos... depois descamba, pois claro
uma pessoa q adquire o poder total de um país a principio até pode ir bem, mas o poder acaba por lhe subir à cabeça.

Não tenho nenhuma opinião em especial sobre o Fidel. Acho que é mais um daqueles casos como o do Saddam Hussein. Com ele o país tinha estabilidade, sim montes eram sacrificados, mas eles viviam no seu próprio mundo. Quando o tiraram de lá foi a confusão total. Está certo que ele não era propriamente uma boa pessoa, mas mantia a ordem no seu país.
O que aconteceu no Iraque é o que vai acontecer quando o Fidel (ou outro sob o seu comando) sair de Cuba - Confusão total com os EUA no meio...

Realmente tb n está certo que ele tem feito, mas já n sei o que será melhor para os cubanos, se viver assim ou transformarem-se num Iraque II
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Ninguém fala é do embargo a Cuba pro parte dos EUA e seguido pela maioria dos países... ninguém fala é que em troca dos prisioneiros da Baía dos Porcos o governo cubano apenas exigiu alguns milhões de dólares em medicamentos... :P

Muitos dos problemas cubanos não estão no regime, estão no sufoco que os restantes países o votaram (a UE exporta/importa pouquíssimo, julgo que existem mesmo quotas).
Se os EUA acham que o regime é que está mal, então podiam mandar o embargo ao ar e ver se realmente as pessoas viviam mal... mas pronto, eles gostam é dos governos que lhes lambam as boas como o Saddam nos anos 80, a Indonésia, Pinochet, os contras na Nicarágua, o Noriega no Panamá até ele ter mandado os EUA à fava e os EUA aproveitaram para estender o seu contrato no canal do Panamá por mais umas décadas, os Afegãos radicais quando os soviéticos apoiavam um governo com costumes ocidentais, etc...

Falaram em 100 mil civis mortos (não sei onde leram este número... parece-me bastante exagerado) durante o regime de Fidel, pergunto agora eu quantos não morreram nos últimos 50 anos fruto das politicas dos EUA e apoios a estados ditatoriais de direita bem mais repressivos? (sim porque acho que o regime Cubano também é repressivo... se não fosse não haveria presos politicos... se bem que por ano devem morrer menos pessoas com a pena de morte lá que nos EUA...).



Acho que em Cuba deviam neste momento começar por dar as terras às pessoas (nem que seja em forma de cooperativas, mas geridas pelas pessoas) pois cheira-me que mal o Fidel morra aquilo vira de novo o bordel dos EUA como era antes da revolução.
Imagem

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Corsario-Negro Escreveu:Falaram em 100 mil civis mortos (não sei onde leram este número... parece-me bastante exagerado)
Vi na tv há uns tempos, mas se pesquisares também encontra esses numeros, infelizmente são reais

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Na Wikipédia diz que cerca de 77 mil são mortos ou desaparecidos a tentar fugir da ilha... citando o "Livro Negro da Revolução Cubana", do economista Armando M. Lago.

Sendo isto os números de opositores, é como nas greves, a verdade há-de estar algures pelo meio.

Responder