Acabem com esta m... de peidtórios

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Leia Escreveu:capas traçadas do lado errado,

pa no codigo so diz capa traçada, nao li lado nenhum p traçar...

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Ou simplesmente deviam fazer um upgrade das tradições. Até porque à luz do nosso tempo, a maior parte dessas coisas não faz absolutamente sentido nenhum.

Um bocadinho mais de seriedade não ia matar a nossa universidade, pelo contrário. Às vezes parece um liceu em ponto grande..
Hakuna Matata

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

mustiness Escreveu:Ou simplesmente deviam fazer um upgrade das tradições. Até porque à luz do nosso tempo, a maior parte dessas coisas não faz absolutamente sentido nenhum.

Um bocadinho mais de seriedade não ia matar a nossa universidade, pelo contrário. Às vezes parece um liceu em ponto grande..

podias dar exemplos de "coisas que nao fazem sentido á luz do nosso tempo",e ja agora sugestoes de "upgrades das tradiçoes"que achas que deviam haver...

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

dawn_to_dusk_ Escreveu:
Leia Escreveu:capas traçadas do lado errado,

pa no codigo so diz capa traçada, nao li lado nenhum p traçar...
E desde quando é que o codigo de praxe diz tudo acerca da mesma? Lol...
No codigo tb não diz como se dobra a capa ou como se traça... no entanto isso tem uma forma correcta de se fazer.

Não entremos no erro de pensar que o codigo é uma biblia, pois não o é.

Tem graça mas quando eu andava no Porto achava chato não existir codigo de Praxe publicado, agora acho que isso é adequado e faz com que a praxe se ensine de boca a boca e não a ler um codigo qualquer.
Uma pessoa que apenas saiba o codigo de praxe porque o leu não sabe de Praxe.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Não faz sentido nenhum andar a praxar os estudantes do primeiro ano. A praxe não foi feita "para se conhecerem e darem todos melhor", para isso fazem-se actividades de carácter lúdico.

Não faz sentido haver trupes (cortar o cabelo é no cabeleireiro e o policiamento de hoje em dia é feito por entidades próprias).

Lembrei-me destes agora...

Quanto aos upgrades, era mesmo sobre essas coisas que se usam correntemente, tipo usar os óculos de sol ou bijuteria.. O traje não é usado como era, bem que podem permitir algumas alterações dos tempos modernos!

Nada de pessoal, mas eu acho (e não devo ser única) que devido às nossas tradições (mais ou menos desvirtuadas), a UC está a perder alunos, reputação e vive do que foi...

Aliás, se eu soubesse que a coisa era cumprida à letra, eu é que tinha saído de Coimbra! Mas isso é já uma questão muito pessoal.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Isso faz de mim uma ignorante da praxe, então (nada que eu não soubesse já :lol: )
mas tal como a minha madrinha nunca foi "ensinada", eu tb n o estou a ser.
é impossivel fazer com que todos conheçam a praxe, neste momento, sem ser aquilo q consta do código :p
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

mustiness Escreveu:Não faz sentido nenhum andar a praxar os estudantes do primeiro ano. A praxe não foi feita "para se conhecerem e darem todos melhor", para isso fazem-se actividades de carácter lúdico.

Não faz sentido haver trupes (cortar o cabelo é no cabeleireiro e o policiamento de hoje em dia é feito por entidades próprias).

Lembrei-me destes agora...

Quanto aos upgrades, era mesmo sobre essas coisas que se usam correntemente, tipo usar os óculos de sol ou bijuteria.. O traje não é usado como era, bem que podem permitir algumas alterações dos tempos modernos!

Nada de pessoal, mas eu acho (e não devo ser única) que devido às nossas tradições (mais ou menos desvirtuadas), a UC está a perder alunos, reputação e vive do que foi...

Aliás, se eu soubesse que a coisa era cumprida à letra, eu é que tinha saído de Coimbra! Mas isso é já uma questão muito pessoal.

nao gostas!?declaras-te anti-praxe,e fazes o que entenderes...

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Carol Escreveu:Isso faz de mim uma ignorante da praxe, então (nada que eu não soubesse já :lol: )
mas tal como a minha madrinha nunca foi "ensinada", eu tb n o estou a ser.
é impossivel fazer com que todos conheçam a praxe, neste momento, sem ser aquilo q consta do código :p
só é impossivel a quem nao procurar informaçao junto de quem sabe.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

eu n disse q me era impossievl, ou que era impossivel a alguém em especial. Mas é uma utopia pensar q todos poderão, neste momento, conhecer toda a praxe
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Briooosa Escreveu: é por causa de estudantes como tu,que apesar de terem sido mal encaminhados pelos burros dos padrinhos,que nao fazem qualquer esforço,pra ter imaginaçao,na latada e nao só,e adulteram como se tivessem poderes para isso as tradiçoes.
Este assunto dá pano pra mangas, mas continuando ..então se a tradição é para se manter igualzinha tal como era há umas boas décadas, o cortejo da latada consistiria nos caloiros vestidos com a roupa do avesso ou vestidos normalmente, e com cartazes com criticas socio-politicas.

Eu não concordo que se atropele tudo e mais alguma coisa no que respeita a praxe e cortejos, mas porque é que tem de ficar tudo estagnado? porque é que temos de fazer exactamente o que estudantes universitários num regime nacional de ditadura faziam? A vida estudantil desenvolve-se, e no entanto vejo muitas tradições a serem mantidas!

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Carol Escreveu:eu n disse q me era impossievl, ou que era impossivel a alguém em especial. Mas é uma utopia pensar q todos poderão, neste momento, conhecer toda a praxe
eu nao disse que te era possivel,estou a dizer que é possivel a toda a gente,basta que queira aprender alguma coisa

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu faço o que bem entendo, e incluo nesse "tudo o que bem entendo" a liberdade de considerar algumas coisas abusivas e anacrónicas.

Não vamos ser mais papistas do que o papa; não defendo os estatutos de 1503, nem a ruptura completa com o que foi a universidade durante tantos séculos, mas basta pôr os olhos nas universidades europeias (nalgumas, claro) e no que dizem alguns dos seus alunos quando vêm para cá.

Tradição sim, mas há tradição e tradição e cada coisa tem o seu tempo.
Hakuna Matata

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Discutir praxe com pessoas que apenas a conhecem na sua vertente Coimbrã é infrutífero e normalmente vai sempre dar ao mesmo... Por isso, nem me vou estender sobre o assunto.

Quanto a peditorios... lá me voltaram a pedir hoje. Que irritante!

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

mustiness Escreveu:Não faz sentido nenhum andar a praxar os estudantes do primeiro ano. A praxe não foi feita "para se conhecerem e darem todos melhor", para isso fazem-se actividades de carácter lúdico.

Não faz sentido haver trupes (cortar o cabelo é no cabeleireiro e o policiamento de hoje em dia é feito por entidades próprias).

Lembrei-me destes agora...

Quanto aos upgrades, era mesmo sobre essas coisas que se usam correntemente, tipo usar os óculos de sol ou bijuteria.. O traje não é usado como era, bem que podem permitir algumas alterações dos tempos modernos!

Nada de pessoal, mas eu acho (e não devo ser única) que devido às nossas tradições (mais ou menos desvirtuadas), a UC está a perder alunos, reputação e vive do que foi...

Aliás, se eu soubesse que a coisa era cumprida à letra, eu é que tinha saído de Coimbra! Mas isso é já uma questão muito pessoal.
As trupes sempre causaram bastante polémica.E foi devido a isso que se criaram as anti-trupes. Es contra as trupes mas a favor da praxe faz uma contra-trupe e persegue as trupes. Não tens paciencia pro o fazer, renuncias a praxe. Podes fazer sempre quando bem te apetecer....


Não tens nada que proiba nada relativamente a usar oculos de sol.


Achas que as coisas seriam melhor se fossem ensinadas pela "boca" do pessoal. Isso so iria fazer com que houvesse mais mal entendidos e mais duvidas relativamente a praxe. O codigo da praxe tem e foi criado exactamente para evitar esse tipo de situaçoes... cmps

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

carlacs Escreveu:
Briooosa Escreveu: é por causa de estudantes como tu,que apesar de terem sido mal encaminhados pelos burros dos padrinhos,que nao fazem qualquer esforço,pra ter imaginaçao,na latada e nao só,e adulteram como se tivessem poderes para isso as tradiçoes.
Este assunto dá pano pra mangas, mas continuando ..então se a tradição é para se manter igualzinha tal como era há umas boas décadas, o cortejo da latada consistiria nos caloiros vestidos com a roupa do avesso ou vestidos normalmente, e com cartazes com criticas socio-politicas.

Eu não concordo que se atropele tudo e mais alguma coisa no que respeita a praxe e cortejos, mas porque é que tem de ficar tudo estagnado? porque é que temos de fazer exactamente o que estudantes universitários num regime nacional de ditadura faziam? A vida estudantil desenvolve-se, e no entanto vejo muitas tradições a serem mantidas!

é assim acho que ninguem é contra melhorias,mas isso nao é fazer o que nos apetece,é como chegares a uma sociadade que tem regras e tens que te inserir,se respeitares as regras é mais facil,se nao gostas ou nao concordas ou concordas só com algumas coisas,tens o direito de recusar e optar por anti-praxe.
ninguem é obrigado a fazer o que os estudantes na ditadura faziam,ja agora pesquisa e vais ver o que conseguiu mesmo durante esse regime em coimbra,em tudo,revoluçoes,cultura(musica,poesia,etc).

ninguem quer estagnar no tempo,mas é bom sabermos as nossas raizes,darmos valor,e manter o que ha de bom.

mais uma vez,nao gostam!?anti-praxe

Responder