Mudança de hora

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mudança de hora

Mensagem por bluestrattos »

Espero que não se tenham esquecido que hoje muda a hora!

Há que atrasar os relógios uma hora.

Hoje há quem vai dormir mais uma hora :D e há quem vá trabalhar mais um hora :(

Meca
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 20:34

Mensagem por Meca »

É a vida... Por experiência sei que na Guiné-Bissau a hora nunca muda, mas também, lá está-se mais perto do equador pelo que a diferença entre a duração do dia e da noite, no verão e no inverno, não é grande. Aliás, lá não há verão nem inverno.

Nunca sei se se deve escrever os nomes das estações com maiúscula ou não...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Não sei, há quem o faça e não o faça...
Bem, os dias são mais curtos e hoje há mais uma hora de sono...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Hoje é bom para sair à noite.. há mais uma hora de "boa vida" sem ter de dar grandes justificações! =))
Hakuna Matata

Meca
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 20:34

Mensagem por Meca »

É pena para quem gosta de ir passear à serra pois às 18 h já está escuro. Na primária escrevia verão com "v" maiúsculo. Nem tudo o que se aprende na primária está certo...

Problema ka ten :)

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

Em Portugal as estações do ano escrevem-se com letra maiúscula, tal como os meses.

Só se escreve as estações do ano com minúscula quando têm um sentido figurado.
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Avatar do Utilizador
igneoustempest
Estreante
Estreante
Mensagens: 15
Registado: quinta-feira, 12 outubro 2006 22:53

Mensagem por igneoustempest »

com que então de manhã já se vê a luz do sol mais cedo, e ao fim da tarde já é quase de noite.
Lembro-me que ah uns anos isto foi implementado com base na história dos alunos da primária, etc não irem de noite prá escola e não sei quê. Mas também pouca vantagem vejo nisso quando se tem de voltar para casa de noite.
Que me lembre detestava sempre o horário de inverno quando andava no liceu, quando saía ás 6 e meia com tudo escurecido :?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Lembro-me de andar ali no 5º ano, lá para 94, e em Janeiro ir para a Eugénio às 8 da matina ainda de noite... nem se via ninguém...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Também me lembro de ir para a escola primária de noite. Um dia estava a trovejar imenso e como estava mesmo de noite a professora esperou que ficasse de dia antes de começar as aulas.

Este ano vai ser a mesma coisa... vou para as aulas já de noite! (Eu tenho aulas das 17h as 20h!)
Hakuna Matata

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Parece que com esta mudança ficamos mais próximo da nossa "hora biológica" (não sei se esta expressão está correcta)...
Parece que assim o nosso organismo funciona melhor e também estamos mais próximos do horário de outros países europeus. No norte da europa anoitece cedo e com esta mudança em Portugal a noite também chega mais cedo.

Pessoalmente não gosto muito de sair do trabalho todos os dias de noite, mas as horas que eu saio já é de noite ha muito tempo.
Mas penso que de manhã é um bocado mais complicado sair de casa com tempo escuro :?

Faz mais sentido acordar com luz e regressar a casa quando já é escuro.

Não mudam a hora (ou pelo menos não deveriam mudar) como dá mais jeito. Há estudos sobre isso.
Por exemplo, uma pessoa que trabalhe por turnos nunca descansa o mesmo se dormir de dia as mesmas horas, em relação a uma que durma de noite...

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Isso depende, o importante não é dormir muito, é dormir sempre às mesmas horas para o nosso organismo se habituar. Quando perdemos uma noite (ou dia...) não compensa dormir 12 horas seguidas porque o espaço de tempo de sono profundo quando o nosso corpo realmente descansa já passou e dificilmente o vamos atingir a dormir numa outra altura... somos um ser de hábitos como qualquer outro e o nosso corpo está adaptado a esses hábitos, assim sendo quem nunca tem hora certa para dormir (ou altura certa) anda sempre bem mais cansado (claro que como em tudo existiram excepções).

Muitas vezes podem nem se sentir fisicamente cansados, mas mentalmente estarão (também porque é nas poucas horas de sono profundo que o cérebro realmente descansa quase que se 'desligando').
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

A hora de Inverno corresponde ao TMG! A hora de Verão é TMG+1! Ou seja, este é que é o horario correcto, o que corresponde ao horario solar.
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E está de novo na altura de fazer a mais chata mudança de hora, preparem-se para atrasar os vossos relógios este Domingo. Aí vêm os terríveis dias curtíssimos.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Odeio, odeio, odeio... esta hora de Inverno!
Aliás, não sou fã do Inverno em geral! :lol:

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Este tópico é perigoso. Eu comecei a ler pelo principio e não vi que era de 2006. Fiquei algo intrigada, a hora nunca muda à 6ª..É sempre de sábado para domingo.
Hakuna Matata

Responder