Eleições Europeias: 25 de Julho de 2014

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Eleições Europeias: 25 de Julho de 2014

Mensagem por Pedro »

Hoje temos eleições europeias. Tenho ideia que estas eleições não dizem muito à maioria das pessoas, em grande parte influenciadas por uma liderança europeia que tem afastado cada vez mais as pessoas... pelo que provavelmente (no nosso caso) servirão apenas para enviar uma mensagem ao actual governo. Diria que vamos ter uma vitória da esquerda, com PS, PCP e BE a subirem bastante em relação às últimas eleições. Vai ser também interessante verificar se os partidos mais pequenos, como o PAN, aproveitam esta ocasião para crescer.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Eleições Europeias: 25 de Julho de 2014

Mensagem por Pedro »

Projeções dão vitória ao PS, reforço forte da CDU e eleição de Marinho Pinto

As projeções da RTP e da SIC dão ambas vitória ao PS - e também, garantidamente em ambos os casos, a eleição do cabeça de lista do MPT, Marinho Pinto.

A da televisão pública (Universidade Católica) dá uma vitória por pequena margem ao PS; entre 30 e 34%, com sete a nove eleitos.A da SIC (Eurosondagem) percentagens entre os 32,1% e os 36,6% (entre oito e nove eleitos).

No caso de Marinho Pinto, a projeção da RTP indica eleição segura para o ex-bastonário dos advogados, podendo o número dois da lista também ser eleito (entre 7 e 8%). Na da SIC, os eleitos também poderão ser dois (um garantidamente), com percentagens entre 6,6% e os 8,8%.

Ambas as projeções indicam também um significativo reforço da CDU. Na da RTP, os eleitos comunistas variam entre 3 e 4 (sendo que a confirmar-se este último número, a coligação duplicará o número de eleitos), com um score entre os 12 e os 15%. A da SIC refere para os comunistas percentagens entre os 11,4% e os 13,9%, com três eleitos (atualmente são dois).

Para a "Aliança Portugal" (coligação PSD/CDS), as duas projeções são de derrota. Entre 25% e 29,2% (oito ou nove eurodeputados), no caso da projeção da RTP. Ou, como disse a SIC, de sete a oito eleitos (entre 25% e 29,2%).

Ambas as projeções asseguram ainda um eleito para o Bloco de Esquerda, podendo, no caso da projeção da RTP, ser dois (entre 5% e 7%). Na da SIC, a percentagem vai de 4,2% a 6% (só um eleito).

Fonte: Diário de Notícias
Confirmam-se as ideias iniciais. Derrota massiva para o PSD/CDS, que juntos nem sequer devem chegar aos 30%.

Responder