Critérios duvidosos em concursos para dirigentes do Estado

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Critérios duvidosos em concursos para dirigentes do Estado

Mensagem por Pedro »

Metade dos concursos para dirigentes do Estado tiveram de ser alterados

Alguns dos perfis remetidos à comissão de recrutamento exigem experiência no Governo ou prestação de serviços aos ministérios.

Dos concursos públicos enviados pelos diferentes ministérios à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap), metade já tiveram de ser alterados por este organismo por conterem erros ou parecerem feitos à medida para um determinado candidato, noticiou nesta quinta-feira o Diário de Notícias.

O jornal refere que, nos concursos abertos nas últimas semanas para recrutar dirigentes do Estado, encontram-se casos em que é dada preferência a quem tenha desempenhado “cargos de dependência directa de membro do Governo” ou prestado “apoio técnico especializado aos membros dos gabinetes do Ministério das Finanças”.

O perfil associado a estes concursos é sempre definido pelo membro do Governo que tem o organismo sob sua alçada. De acordo com informações prestadas pelo presidente da Cresap, João Bilhim, ao Diário de Notícias, foram já “alterados cerca de 50% dos perfis”. Estas mudanças têm ocorrido em casos em que existem “erros grosseiros, como querer tornar obrigatório o grau de doutor ou mestre numa área de formação que a lei orgânica do organismo não obriga”. Mas há também situações em que o perfil definido “cheira a fotografia”, ou seja, em que parece feito à medida, referiu.

O facto de o jornal ter detectado concursos em que é dada preferência à experiência no Governo ou prestação de serviços aos ministérios é associada à elevada quantidade de concursos que a Cresap teve de lançar na recta final do ano, quando terminou o prazo para abrir estes procedimentos. Só neste período, tiveram de ser lançados perto de 200 concursos.

A Cresap foi criada em 2012 com o objectivo de dar maior transparência às nomeações para cargos públicos. Uma vez definido o perfil por parte das tutelas, a comissão avalia os candidatos e selecciona os três melhores. É dessa lista que o membro do Governo escolhe quem vai ocupar o cargo.

O organismo presidido por João Bilhim também avalia candidatos a gestores públicos de empresas, hospitais e institutos do Estado. Neste caso, é o Governo que envia para a Cresap o nome escolhido, que tem de passar no crivo da comissão. Até agora, 23 pessoas propostas pelo executivo receberam um parecer com reservas.

A Cresap tem estado envolvida em alguns casos polémicos, como a recente escolha de Francisco Almeida Leite, ex-jornalista do Diário Notícias e ex-secretário de Estado do actual Governo, que foi escolhido para a administração da Sofid. O executivo terá tentado nomeá-lo para presidente, mas a comissão travou essa intenção. Almeida Leite ficou como administrador da sociedade de financiamento e desenvolvimento, embora tenha recebido um parecer positivo com limitações, já que o organismo presidido por João Bilhim recomendou “a frequência de uma formação complementar em gestão”.

Fonte: Público
É o género de notícia que infelizmente já não surpreende...

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Critérios duvidosos em concursos para dirigentes do Esta

Mensagem por Carol »

surpreende-me é que tenham sido obrigados a alterá-los...
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Responder