Chevrolet sai da Europa

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Chevrolet sai da Europa

Mensagem por Pedro »

Chevrolet paga 60.000 € pelo fecho de cada concessionário europeu

A Chevrolet está a propor aos seus concessionários na Europa o pagamento de 60.000 € pelo encerramento de cada espaço, avança o Jornal de Negócios citando Vijay Iyer, diretor de comunicação da Chevrolet Europa.

Segundo o Negócios, os concessionários portugueses já receberam cartas esta semana com propostas de rescisão de contrato com data até março de 2014. «Vamos honrar todos os nossos compromissos com os nossos clientes no que diz respeito à garantia e ao serviço», sublinhou entretanto Vijay Iyer.

A Chevrolet anunciou a sua saída do mercado Europeu até final de 2015. A GM justifica a decisão com a aposta na recuperação da Opel.

Fonte: A Bola
Depois de alguns anos a "construírem" a imagem da marca na Europa, e quando finalmente estavam a ter algum sucesso, decidem abandonar assim? Parece-me uma decisão algo estranha...

Suponho que vá haver uma desvalorização enorme dos Chevrolet nos próximos tempos. Más notícias para os proprietários actuais, mas boas para quem estiver a pensar adquirir um no mercado de usados.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Chevrolet sai da Europa

Mensagem por Ricky147 »

Os senhores da GM disseram há umas semanas que querem concentrar o negócio da Europa na Opel/Vauxhaull. Não sei se será a melhor estratégia porque não é liquido que um comprador Chevy seja comprador de um Opel, na falha daquela.
Depois da FIAT ter tranformado a Chrysler em Lancias (matando duas marcas), na Europa só se conseguirá atingir o "american dream" com a Jeep... Bem, acho que o Chevrolet Camaro continuará em comercialização no velho continente.
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Chevrolet sai da Europa

Mensagem por LIC »

Calma, o mercado automóvel é assim, coiso.

Ora bem, a Chevy europeia é a antiga Daewoo, ou seja. Uma coisa asiática que não tem nada a haver com a chevy americana.
Quanto às concessões, parece que foram "convidados" a ir para outras maiores ou a fechar portas. Mas aqui há um 3.º cenário: A entrada da Qoros (cino-israelita) no mercado europeu e que avaliando o produto até se assemelha com a chevy. E porque falo na Qoros? Porque parece que está na ideia ficarem com as concessões Chevy, o que era bom, porque mantinham-se postos de trabalho e ajudava à implementação desta na Europa Ocidental.

A Qoros também (até ver) não será um "premium" como a Opel, apesar de notar-se algum vanguardismo (penso eu, que não percebo disto) e creio portanto que fará mais sentido que uma Chevy que de Chevy só tem o nome.
Quanto ao grupo Fiat, aí é outro berbicacho. Eu prefiro ver um Lancia "300c" como já vi um cá em Coimbra, a não ver de todo (caso da Rover, Saab). A estratégia do gajo não é a melhor. Porque em todo o grupo é a meu ver uma salsichada.

Ora tenho para mim que a estratégia destes faria mais sentido assim: Fiat-Utilitários/familiares; Alfa Romeo-Desportivos; Lância-premium.
Porque a bem da verdade vejo a fiat como aquele carro de familia para quem tem baixo orçamento e necessita de um carro. A Alfa já puxa mais ao cuore em vez da razão, as linhas agressivas (e sexys) do mais desportivo que há. A Lância está um nível acima destas, mais sóbria, com linhas mais executivas.
No panorama actual é: Fiat-500, 500L, 500XL, está para sair um 500 que será do tamanho do Punto (na medida em que parece que este será descontinuado) e o Panda, depois temos o Croma, Linea, Freemont que são zero.
Alfa-Mito, Giulietta, 159, spyder e Brera (derivados do 159: Cabrio e coupé respectivamente)
Lância-"300c", Y, Delta e Musa

E é assim
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Chevrolet sai da Europa

Mensagem por Ricky147 »

Efectivamente a Chevrolet europeia surgiu na sequência da extinção da coreana Daweoo, no entanto, contrariamente ao que incialmente aconteceu, actualmente os Chevy vendidos por cá são praticamente os vendidos nos States, ainda que com nomes diferentes. Nos ligeiros de passageiros, apenas não se vende por cá o Impala e o Malibu. A diferença está mesmo nos SUV e nas Pick-Ups (Trucks por lá), que não são comercializados deste lado do atlântico.

Já quanto ao Grupo Fiat, concordo maioritariamente contigo no que à estratégia diz respeito, mas, a meu ver, o Marchionne é um louco que não sabe o que anda a fazer e não tem estratégia nenhuma, mais me parecendo que de carros nada percebe. Agora quer acabar definitivamente com a marca Lancia (volta a haver Chryslers por cá?), dizendo que, no máximo, mantém o Y, mas (pasma-te) apenas para o mercado doméstico (Itália). O meu receio é que, com toda esta incerteza quanto à Alfa Romeo, quando quiserem pôr mão à marca, ela praticamente terá desaparecido. Com apenas dois modelos e meio (porque o 4C nem meio vale, já que ocupa um nicho e não se trata de um modelo de massas), ninguém sobrevive.
Ricardo Nuno

Responder