Mini-Fnacs

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Pedro
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Mini-Fnacs

Mensagem por Pedro »

Fnac aposta no franchising para se expandir em Portugal

Grupo mudou estratégia e aposta em lojas mais pequenas, como a das Amoreiras, aberta ao público esta quinta-feira, e procura novos parceiros.

A loja é pequena, com apenas 450 metros quadrados, mas os objectivos são bem maiores. A partir da nova unidade das Amoreiras, aberta ao público desde esta quinta-feira, a Fnac vai iniciar um novo ciclo de expansão em Portugal a partir do ano que vem, partilhando a marca e o conceito com novos parceiros, em regime de franchising.

“Com esta loja, que foi um investimento próprio da Fnac, queremos mostrar o que é que este novo conceito pode representar”, afirmou ao PÚBLICO Cláudia Almeida e Silva, gestora responsável pelo mercado nacional e espanhol. Através da nova loja, que ocupa apenas cerca de 25% do espaço das lojas tradicionais, o grupo de origem francesa quer agora “crescer mais rápido” e estar em locais onde não conseguia chegar até agora com as lojas de maior dimensão.

Neste momento, há cidades como Évora e Setúbal, por exemplo, onde a Fnac não está presente. “Para estarmos mais perto de um tipo de consumidores que hoje não alcançamos, precisávamos de nos libertar um pouco do formato standard” de 2000 metros quadrados, explicou a gestora.

Outra diferença é que lojas como a das Amoreiras, designadas como sendo de “proximidade”, são mais leves em termos de esforço financeiro. Em média, cada unidade de 2000 metros quadrados representa um investimento de 3 a 3,5 milhões de euros, enquanto uma loja de 400 a 900 metros quadrados custa 400 mil a um milhão de euros. Apesar de este se apresentar como o formato mais privilegiado para a expansão futura, a empresa não exclui franchisar qualquer outro formato, seja o de uma loja de 2000 metros quadrados ou o das novas lojas “travel” (as mais pequenas), como a que foi aberta no aeroporto de Lisboa em Julho deste ano.

França, onde o grupo tem 70% das suas receitas, tem sido pioneira na expansão através de novos formatos, mas Portugal, através da unidade das Amoreiras, assume-se como o primeiro mercado internacional onde foi inaugurada uma loja de proximidade. Além de ir para novas localidades, a ideia é reforçar também a presença em cidades onde já há lojas Fnac, como Porto e Lisboa, por exemplo.

De acordo com Cláudia Almeida e Silva, a capital ainda tem potencial para mais unidades. Ao todo, existem actualmente 19 lojas no mercado nacional, abertas no espaço de 15 anos. A última unidade com cerca de 2000 metros quadrados foi aberta em Leiria, em 2010.

Fonte: Público
É uma mudança que irá permitir uma expansão mais rápida, na mesma onda de quando começaram a abrir supermercados dos grupos dos hipers. Mas não me parece que o principal problema da Fnac seja a expansão das lojas...

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