Orientação solar de uma casa

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Orientação solar de uma casa

Mensagem por Pedro »

Ando actualmente a ponderar uma mudança de casa e a que tenho em mente tem a sala e um dos quartos virados para nordeste. Eu tenho tido a "sorte" de ter morado sempre em casas com orientação entre o sudeste e oeste, o que é óptimo em termos de luminosidade. No entanto, neste caso preocupa-me um pouco apenas ter luz solar directa entre o nascer do Sol e as 11 da manhã... se dá jeito na parte do quarto, não me parece positivo em relação à sala. Alguém já teve essa "experiência"? É desagradável em termos de luz natural, temperatura, humidade e similares ou acaba por não fazer grande diferença?

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Orientação solar de uma casa

Mensagem por Ricky147 »

O grande problema será mesmo no inverno, caso o isolamento térmico não seja o melhor. O pouco sol poderá influenciar a temperatura e o aparecimento de humidades. Claro que no verão terás a vantagem de não apanhares o sol vespertino o que poderá tornar as divisões mais frescas.
No entanto, todos estes factores, na minha opinião de leigo em termos de engenharia e pedreiragem, são igualmente influenciados pela qualidade de construção e de isolamento da casa.
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Orientação solar de uma casa

Mensagem por Chong Li »

Sempre ouvi dizer que a melhor orientação de uma casa será Este-Sul (eventualmente Oeste). Nunca a Norte.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Orientação solar de uma casa

Mensagem por Pedro »

Pessoalmente prefiro Sul e Oeste. Sul tem Sol a maior parte do dia e Oeste tem Sol durante a tarde. Norte tenho evitado sempre, pelo que não sei se Nordeste é mesmo assim tão mau.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Orientação solar de uma casa

Mensagem por Ricky147 »

Sul será a situação ideal. A minha casa tem essa orientação e no inverno a casa tem sol todo o dia e no Verão, fruto da pala por cima da varanda, não existe luz directa do sol a invadir as janelas.
Já a orientação de Oeste é muito bom no inverno, mas no verão torna-se muito quente. Tenho dois amigos cujas casas têm orientação a Oeste e no verão só com ar condicionado é que resolveram a situação do calor excessivo.
Ricardo Nuno

Responder