Pescanova em problemas

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Pescanova em problemas

Mensagem por Pedro »

Empréstimo urgente de 55 milhões para Pescanova à espera de aprovação

A marca Pescanova e a sede da empresa deverão ser usadas como aval.

A Deloitte, administradora concursal da Pescanova, e vários bancos deverão chegar nesta sexta-feira previsivelmente a acordo para um empréstimo urgente de 55 milhões de euros para injectar liquidez na empresa.

Fontes do sector bancário explicaram que a consultora se reuniu na terça-feira com os bancos que apoiarão a injecção de capital (Bankia, Sabadell, Popular, NCG Banco e Caixabank).

Entre as possibilidades estudadas, e que deverão ser formalizadas hoje, está a utilização da marca Pescanova e da sede da empresa como aval.

Poderão somar-se a esta injecção de capital os bancos Santander, BBVA e Bankinter, além do Deustche Bank e do Royal Bank of Scotland (RBS), já credores do grupo Pescanova.

Tanto a Deloitte como a banca consideram que este empréstimo 'express' é crucial para a continuidade do processo, conseguindo afastar o cenário de liquidação.

As fontes citadas pela imprensa espanhola referem que a concessão deste crédito fica sujeita às seguintes condições: a marca Pescanova terá aval para executar a operação e a injecção de liquidez destinar-se-á a financiar despesa corrente, definindo-se como dívida privilegiada.

Estes fundos são vitais para a gestão diária da empresa, como os pagamentos a fornecedores e os salários, e serão considerados à margem da dívida bancária da companhia, que atinge os 3.004 milhões de euros, repartida entre uma centena de entidades financeiras.

Uma vez assinado este crédito, a Deloitte abordará o processo de refinanciamento da dívida, sem descartar desinvestimentos em alguns activos ou a entrada dos próprios credores bancários no capital da Pescanova.

A banca espanhola concentra a maior parte da dívida, com o Sabadell à cabeça (222 milhões de euros), Popular (165,5 milhões), Novagalicia Banco (161,58 milhões), Caixabank (157,44 milhões) e Bankia (126 milhões).

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está também entre os credores.

Em concreto, segundo assinalam as fontes, a dívida inclui 1.900 milhões de euros correspondentes à sua matriz e o resto a filiais, tanto espanholas (cerca de 400 milhões de euros) como estrangeiras (cerca de 700 milhões).

Fonte: Público
3 mil milhões de dívida? :shock: Isso é um valor praticamente ao nível de um pequeno país.

Responder