Página 1 de 1

DECO quer proibir comissões nas contas à ordem

Enviado: quarta-feira, 26 junho 2013 10:32
por Pedro
DECO quer proibir comissões nas contas à ordem

A DECO lança hoje uma petição para proibir as comissões bancárias ou outros encargos de manutenção nas contas à ordem, que considera abusivos, e tornar obrigatório o envio aos clientes um extrato anual com todas as despesas suportadas.

"Um extrato anual é essencial para percecionar a totalidade das despesas suportadas pelo consumidor", explicou à Lusa Joaquim Rodrigues Silva, diretor da revista Dinheiros e Direitos da DECO, ressalvando que a associação considera estas comissões "abusivas" e "penalizadoras dos consumidores com menos recursos".

O objetivo da petição é o de recolher as pelo menos 4.000 assinaturas necessárias para conseguir que o parlamento discuta a eliminação das comissões nas contas à ordem.

"Desde 2007, ou desde que a crise começou, as comissões de manutenção das contas à ordem aumentaram mais de 40%, o que é uma cobrança abusiva", defendeu o jurista da DECO.

A DECO salienta que o dinheiro depositado pelos consumidores em contas à ordem não é um fardo para os bancos.

Se fosse um fardo, "como se justifica que até há poucos anos as contas à ordem fossem remuneradas?", questionou Joaquim Rodrigues Silva.

Fonte: Diário de Notícias
Duvido que chegue ao objectivo da proibição, mas pode ser que chame a atenção para esta questão. Geralmente são valores algo abusivos, com a penalização de quem ter menos dinheiro no banco ser quem mais sofre com a situação.

Re: DECO quer proibir comissões nas contas à ordem

Enviado: quinta-feira, 27 junho 2013 2:36
por |zype|
acho uma estupidez, isso nem devia existir, é só mais uma forma de os bancos chularem as pessoas. Ainda por cima nas contas mais pequenas, se são mais pequenas, devem ter menos trabalho a fazer a sua "manutenção"..