Milhares de notificações para pagar lançam caos

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Milhares de notificações para pagar lançam caos

Mensagem por Pedro »

Milhares de notificações para pagar lançam caos

O envio de milhares de notificações para o pagamento do Imposto Único de Circulação em atraso está hoje a lançar o "caos" nas repartições das Finanças de várias zonas do país, onde se têm formado enormes filas, informou fonte sindical.

"Foram enviadas [na semana passada] milhares de notificações aos contribuintes para pagarem o Imposto Único de Circulação (IUC) [antigo selo do carro] de 2009, 2010 e 2011 e isso está a pôr os serviços em caos completo", relatou à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha.

O sindicalista explicou que um pouco por todo o país, à exceção de Lisboa onde hoje é feriado, os serviços já estão "com uma rotura de pessoal bastante acentuada", possuindo "um sistema informático obsoleto que não consegue dar resposta às solicitações".

Motivos que dificultam ainda mais a resposta ao acréscimo de contribuintes que acorrem às repartições.

"Como foram enviadas milhares de notificações, o número de contribuintes que se deslocam aos serviços é também na ordem das centenas", adiantou Paulo Ralha, contando que uma pessoa até já desmaiou numa das repartições, sem especificar.
Como exemplo, Paulo Ralha avançou que só do serviço de Vila Nova de Gaia foram enviadas 30 mil notificações de IUC, havendo até ao final da manhã "200 pessoas para atender, com um quadro de pessoal complemente depauperado".

Fonte: Diário de Notícias
Eu fui um dos felizes contemplados com o aviso de 2011, apesar de o imposto ter sido pago. Um colega do trabalho também recebeu um aviso idêntico. Apesar de saberem que foi um erro, continuam a insistir que é preciso demonstrar que está tudo em dia. Seria interessante se tivessem de compensar as pessoas pelo tempo perdido a provar que a situação está regularizada...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Milhares de notificações para pagar lançam caos

Mensagem por banjix »

Eu tive de ir lá por causa de um IUC de 2008, mas o erro foi assumido pelas Finanças, não tive de pagar outra vez nem de mostrar comprovativos.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Responder