Sismo nos Açores

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Sismo nos Açores

Mensagem por Pedro »

Sismo nos Açores já teve 23 réplicas

Primeiro abalo sentido às 6h25 (7h25 de Lisboa) teve uma magnitude de 5,9 segundo o US Geological Survey e de 5,8 de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Réplica mais forte foi de 4,4 mas não há registo de vítimas ou danos.

A ilha de São Miguel acordou nesta manhã com um terramoto de magnitude 5,8 na escala de Richter, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Já o US Geological Survey fala em 5,9. Foi um sismo "forte" segundo o chefe da protecção civil açoriana, mas que não terá causado danos. Contudo, entre as 6h25 e as 9h39 foram registadas 23 réplicas, a mais forte de magnitude 4,4.

O epicentro do primeiro abalo foi na Fossa da Povoação, de acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que registou este sismo inicial às 6h25, a cerca de 60 km da ilha de São Miguel. O instituto chegou a avançar que a magnitude do primeiro abalo teria sido de 5,7 mas, depois, corrigiu o valor para 5,8. Além disso, entre a hora do primeiro abalo e as 9h39 foram sentidas mais 23 réplicas, sendo a de maior magnitude de 4,4 na escala de Richter.

Informações mais detalhadas entretanto divulgadas pelo US Geological Survey indicam que o epicentro se situou no mar a dez quilómetros de profundidade, a 58 km a leste de Ponta Delgada, em S. Miguel, e a 29 km das Furnas. Porém, de acordo com este organismo norte-americano a magnitude foi de 5,9.

De todas as formas, o director executivo do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) garantiu à Lusa que este sismo “foi dos eventos de maior magnitude nos últimos tempos perto da ilha de São Miguel”. “Trata-se de um sismo de origem tectónica normal nesta zona do arquipélago, embora com magnitude relativamente elevada e tem sido seguido também, como é normal nestas circunstâncias, por algumas réplicas, duas das quais sentidas na ilha de São Miguel com fraca intensidade”, acrescentou João Luís Gaspar. Segundo o responsável, o CIVISA e a Protecção Civil dos Açores “continuam a acompanhar a situação” e recomendam à população “os cuidados normais para situações típicas de actividade sísmica”.

A réplica mais forte foi sentida às 6h29 locais (7h29 de Lisboa). De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, esta réplica foi registada nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, tendo o epicentro sido a cerca de 30 km a Norte-Noroeste dos Ilhéus das Formigas, em S. Miguel.

Ricardo Barros, presidente da Protecção Civil dos Açores, disse à rádio TSF, que não há destruição. Os Bombeiros de São Miguel e Santa Maria estão no terreno a avaliar a situação após este forte sismo". A Proteção Civil dos Açores encontra-se no terreno, com os bombeiros locais, a averiguar se o sismo provocou danos humanos e materiais, mas até ao momento não há qualquer registo. Fonte dos bombeiros da localidade de Povoação disse à Lusa que “não foram registados danos” e que “não receberam ainda telefonemas de alerta”, até porque “a população já está habituada” à atividade sísmica.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nas regiões de Povoação e Vila Franca e intensidade III na região da Lagoa, ilha de São Miguel, diz a Lusa.

Fonte: Público
Apesar do "alarmismo" das 23 réplicas, parece que não há problemas entre a população.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Sismo nos Açores

Mensagem por Pedro »

Segundo o Público, já passou as 100 réplicas, mas continua sem causar danos.

Responder