Bons Psicólogos em Coimbra?

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
FilipePT
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 53
Registado: quinta-feira, 29 novembro 2007 21:26

Bons Psicólogos em Coimbra?

Mensagem por FilipePT »

Boas!

Pessoal sabem me indicar bons psicologos competentes em Coimbra, na área da terapia cognitiva comportamental, para tratar problemas relacionados com obsessões, fobias sociais e problemas do género?

Pergunto isto, porque hoje em dia o que nao falta por ai sao psicologos pouco competentes, e que cobram balurdios pelas consultas.

Obrigado.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Bons Psicólogos em Coimbra?

Mensagem por Carol »

Psicólogo não conheço, mas psiquiatra tens a Dra. Paula Carriço.
Conheço uma pessoa que tinha fobia social, não saía de casa e tinha fobia de estar com gente, que foi tratado pela Dra. e hoje já faz apresentações de trabalhos em público.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

FilipePT
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 53
Registado: quinta-feira, 29 novembro 2007 21:26

Re: Bons Psicólogos em Coimbra?

Mensagem por FilipePT »

Obrigado pela resposta.

Este transtorno tambem pode ser tratado com médicos psiquiatras, mas penso que nesse caso o tratamento é mais virado para os medicamentos, como antidepressivos e queria evitar isso.

Ja pesquisei bastante sobre o assunto, e pelo que li a terapia cognitiva comportamental com psicologos tem revelado resultados eficazes no tratamento, e sem utilização de fármacos.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Bons Psicólogos em Coimbra?

Mensagem por Carol »

No caso que conheço só foram usados ansioliticos quando a pessoa em causa tinha de fazer apresentações de trabalhos ou expor-se de alguma forma.
O resto foi tratado num grupo de psico-drama, dirigido pela dra, sem recurso a fármacos.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

FilipePT
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 53
Registado: quinta-feira, 29 novembro 2007 21:26

Re: Bons Psicólogos em Coimbra?

Mensagem por FilipePT »

Carol, tens mais informações de como foi o processo de terapia até à "cura" dessa pessoa que conheces? em que consiste a terapia e se de facto é eficaz no tratamento da fobia social?

Há uns anos que tenho este problema, mas nunca procurei ajuda profissional, porque pensava que era mesmo da minha maneira de ser ou personalidade, mas isto chegou a um ponto muito grave que esta-me a limitar a vida em vários aspectos, por isso é que decidi procurar ajuda.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Bons Psicólogos em Coimbra?

Mensagem por Carol »

Enviei-te MP
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Responder