Fábrica de caixas multibanco encerra

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Fábrica de caixas multibanco encerra

Mensagem por Pedro »

SIBS diz que sustentabilidade da fábrica de caixas multibanco não depende das suas encomendas

Multinacional japonesa pretende encerrar em Junho a fábrica de Torres Vedras, a última que existe na Europa.

A SIBS, entidade que gere a rede de Multibanco, justifica a redução de encomendas à Talaris, empresa que fabrica caixas de multibanco em Torres Vedras, pelo facto de a rede já estar “numa fase de consolidação”. Em reacção a uma acusação do Sindicato das Indústrias Eléctricas, de que a SIBS reduziu as encomendas à Talaris, por troca de equipamentos chineses, a SIBS alega que não pode “depender de uma único fornecedor de equipamentos”.

A entidade presidida por Vítor Bento afirma que “a sustentabilidade da fábrica da Talaris em Portugal não depende da SIBS, mas sim da sua capacidade de diversificar a carteira de clientes, nomeadamente através de vendas no mercado externo, o que a empresa até aqui e aparentemente não conseguiu fazer”.

Em resposta a um pedido de esclarecimento do PÚBLICO, enviado ontem à noite, já depois do fecho do artigo publicado na edição impressa, a sociedade presidida por Vítor Bento refere que “o facto de a Rede Multibanco já estar numa fase de consolidação e amadurecimento, faz reduzir o número de equipamentos a adquirir anualmente”.

O esclarecimento refere que “a SIBS trabalha há décadas com a empresa que agora se denomina Talaris/ Glory, desde o tempo em que, como empresa integralmente nacional, se chamava Papelaco, passando pelo tempo em que foi vendida à multinacional DeLaRue e, mais recentemente, depois ter voltado a ser vendida, agora à multinacional Talaris/ Glory”.

Acrescenta que “como resultado dessa relação e apesar de, além da Talaris, a SIBS trabalhar também com os três principais fornecedores de ATM [Automated Teller Machine], as máquinas com a marca da empresa em questão representam mais de 60% do actual parque de ATM da Rede Multibanco”.

A entidade gestora refere ainda que “para além destes equipamentos [ATM] a SIBS também tem vindo a adquirir à Talaris serviços de manutenção do parque de ATM da sua rede.

O encerramento do fabrico de máquinas de ATM , e a sua transferência para a China, envolve um despedimento colectivo de 37 trabalhadores, processo já iniciado pela empresa. Para travar o encerramento, os trabalhadores admitem avançar para a greve.

Fonte: Público
É sempre negativo quando uma empresa encerra devido à existência de mão-de-obra mais barata em países que não respeitam os direitos dos trabalhadores... e suponho que a SIBS não seja propriamente uma entidade em risco de perdas se não efectuar esta poupança.

Responder