EUA e UE negoceiam zona de comércio livre

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

EUA e UE negoceiam zona de comércio livre

Mensagem por Pedro »

EUA e UE vão iniciar negociações para criar maior zona de comércio livre mundial

O Presidente norte-americano Barack Obama disse na noite de terça-feira que os Estados Unidos e a Europa vão iniciar conversações sobre o que será a maior zona de comércio livre a nível mundial.

"Esta noite, estou a anunciar que iremos lançar negociações sobre um Comércio Transatlântico abrangente e uma Parceria de Investimento com a União Europeia - porque o comércio, que é livre e justo através do Atlântico, suporta milhões de empregos norte-americanos bem remunerados", disse Obama no seu discurso sobre o Estado da União.

A medida atenderia aos pedidos crescentes da Europa para criar um grande pacto comercial para estimular o crescimento em ambos os lados do Atlântico - abrangendo uma região onde o comércio bilateral atingiu 646 mil milhões de dólares (480 mil milhões de euros) no ano passado.

Fonte: Jornal de Negócios
Tendo em conta que a única coisa que impede muitos consumidores europeus de encomendar coisas dos Estados Unidos são as taxas alfandegárias (é o meu caso, por exemplo), isto iria provavelmente representar um aumento nas exportações americanas. Para as empresas americanas e para os consumidores europeus, é uma notícia óptima. Para as empresas europeias centradas no mercado europeu, já não tenho tanta certeza. No entanto, é uma medida que eu apoiaria, pois representa maior liberdade para o consumidor e envolve duas economias que competem (em teoria) de igual para igual.

Avatar do Utilizador
cereal86
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: segunda-feira, 28 janeiro 2008 20:35
Localização: Coimbra

Re: EUA e UE negoceiam zona de comércio livre

Mensagem por cereal86 »

Isso era fenomenal, mais liberdade e menos despesas! finger's crossed

Responder