Fisco apanha consumidores sem factura à saída de lojas

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Fisco apanha consumidores sem factura à saída de lojas

Mensagem por Pedro »

Fisco apanha consumidores sem fatura à saída de lojas

A lei que obriga os consumidores a pedir fatura e os comerciantes a passá-la já está em vigor e já há casos de clientes multados ao sair das lojas.

O Ministério das Finanças enviou um comunicado à Renascença no qual dá conta que o cumprimento da legislação era difícil até final do ano passado por apenas estarem obrigados a pedir fatura os profissionais liberais e os empresários em nome individual.

Com o alargamento da lei a todas as transações o fisco já multou cidadãos por não pedirem a fatura, em muitos casos devido à atuação profissionais da autoridade tributária que estão a atuar à saída dos estabelecimentos comerciais.

Desconhece-se se houve algum comerciante a ser multado por não passar faturas.

Fonte: A Bola
Agora temos os fiscais a fazer caça à multa à porta das lojas? :shock: Acho que começa a ser necessário inventar uma palavra nova para definir o nível de ridículo a que as coisas estão a chegar.

Avatar do Utilizador
cereal86
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: segunda-feira, 28 janeiro 2008 20:35
Localização: Coimbra

Re: Fisco apanha consumidores sem factura à saída de lojas

Mensagem por cereal86 »

Mais um bocadito e temos a polícia à porta dos bares e discotecas com o balão na mão para o pessoal ao sair dar uma assopradela... -.-'

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Fisco apanha consumidores sem factura à saída de lojas

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu:Agora temos os fiscais a fazer caça à multa à porta das lojas? :shock: Acho que começa a ser necessário inventar uma palavra nova para definir o nível de ridículo a que as coisas estão a chegar.
Quem vende é deveria (e acho que é) obrigado a passar a fatura. Nem tem que ser preciso pedir. Virar o bico ao prego é patético.
cereal86 Escreveu:Mais um bocadito e temos a polícia à porta dos bares e discotecas com o balão na mão para o pessoal ao sair dar uma assopradela... -.-'
?!?!?!?
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Fisco apanha consumidores sem factura à saída de lojas

Mensagem por |zype| »

isso de estarem á porta das lojas é mais um mito espalhado por pessoas que não sabem o que dizem na internet
ESEC

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Fisco apanha consumidores sem factura à saída de lojas

Mensagem por Ricky147 »

Efectivamente o ónus está a mudar, i. é, quem passa a factura é que está obrigado a fazê-lo sem necessidade de ser pedido pelo consumidor. Qualquer das formas esta notícia não me parece lá muito verosímil, logo porque as finanças não têm assim tanto pessoal para que possam colocá-los às portas das lojas.
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Fisco apanha consumidores sem factura à saída de lojas

Mensagem por Pedro »

Consumidores processados por não terem pedido factura

A Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais não adianta números, mas garante que já instaurou “diversos processos de contra-ordenação” a consumidores que não exigiram factura, acto obrigatório ao abrigo da nova lei da facturação.

Fonte: Público
É uma fonte oficial a indicar que já foram instaurados processos. No entanto, fico com a ideia que qualquer advogado semi-decente consegue livrar-se desta situação num instante.
Ex-secretário de Estado manda fisco "tomar no cu"

O ex-secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, juntou-se às vozes que protestam contra a intenção governamental de multar quem não pede faturas de despesas, ameaçando, no seu blogue, mandar "tomar no cu" algum agente da Autoridade Tributária e Aduaneira que o aborde nesse sentido.

Sob a forma de carta aberta ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, o jornalista e escritor escreveu: "Caro Paulo Núncio: queria apenas avisar que, se por acaso, algum senhor da Autoridade Tributária e Aduaneira tentar 'fiscalizar-me' à saída de uma loja, um café, um restaurante ou um bordel (quando forem legalizados) com o simpático objectivo de ver se eu pedi factura das despesas realizadas, lhe responderei que, com pena minha pela evidente má criação, terei de lhe pedir para ir tomar no cu, ou, em alternativa, que peça a minha detenção por desobediência".

No mesmo post acrescentou: "Ele, pobre funcionário, não tem culpa nenhuma; mas se a Autoridade Tributária e Aduaneira quiser cruzar informações sobre a vida dos cidadãos, primeiro que verifique se a Comissão Nacional de Proteção de Dados já deu o aval, depois que pague pela informação a quem quiser dá-la."

Fonte: Diário de Notícias
Quem não quiser falar com um advogado, pode também optar por esta sugestão. :p

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Fisco apanha consumidores sem factura à saída de lojas

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu:Quem não quiser falar com um advogado, pode também optar por esta sugestão. :p

O pior é se isso é tomado como um gosto e não como uma ofensa...
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Responder