Incêndio em discoteca no Brasil

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Incêndio em discoteca no Brasil

Mensagem por Pedro »

Portas da discoteca estavam trancadas - bombeiros

Algumas portas da discoteca Kiss estavam trancadas no momento em que ocorreu o incêndio que causou pelo menos 245 mortos e 96 feridos, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade de Santa Maria, no sul do país.

Em entrevista à TV Globo, o coronel Guido afirmou que viu as pessoas acumuladas em frente às portas que estavam trancadas. Bombeiros e voluntários partiram as paredes do local para tentar retirar as vítimas.

Segundo o comandante, a principal causa da morte das vítimas foi a inalação de fumo tóxico. O fogo começou por volta das 2:00 horas da madrugada de hoje (4:00 horas em Lisboa), quando uma banda fez uma apresentação pirotécnica que atingiu o isolamento antirruído do local.

A festa que ocorria no local, chamada de "Agromerados", era destinada a estudantes universitários da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de agronomia, técnica de alimentos, veterinária, agronegócio, pedagogia e zootecnia, segundo o cartaz do evento. A entrada era limitada a maiores de 18 anos, e havia venda de bebidas alcoólicas no local.

A prefeitura de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, decretou luto oficial de 30 dias por causa da tragédia. Os corpos das vítimas foram levados para o Centro Desportivo Municipal, onde serão reconhecidos e onde deve realizar-se o velório coletivo, segundo o governo municipal.

A capacidade da discoteca é de 2 mil pessoas, mas não há informações sobre quantas estavam no local no momento do incêndio. O alvará do local estava caducado desde agosto, segundo as autoridades.

Devido à tragédia, a presidente brasileira Dilma Rousseff deixou a cidade de Santiago do Chile, onde participava de cimeira da Comunidade dos Países Latino-Americanos e do Caribe e da União Europeia, para dirigir-se à cidade de Santa Maria.

Além de Rousseff, divulgaram mensagens de pesar sobre a tragédia o presidente da Câmara dos Deputados do país, Marco Maia, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Diário de Notícias
Irresponsabilidade da banda ao fazer um espectáculo pirotécnico numa discoteca com as características mencionadas, irresponsabilidade dos seguranças ao impedir que as pessoas abandonassem o local pelas saídas de emergência... poderia ter sido evitado ou, no mínimo, o número de vítimas mortais poderia ter sido muito inferior se tivessem sido cumpridas as regras de segurança.

Circula também pela Internet uma imagem de alguém que se ligou ao Facebook, aparentemente no interior da discoteca, para pedir ajuda. Não sei se é verdadeira, mas se for... ter tido tempo de o fazer enquanto estavam trancados lá dentro mostra a imensa demora na reacção e lentidão da evacuação.

Responder