Esquentador liberta vapor de água

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Esquentador liberta vapor de água

Mensagem por dryden »

Boas pessoal,
Tenho uma questão, já procurei no google e n obtive resposta, assim decidi postar aqui na esperança de que talvez alguém me saiba responder.

O meu esquentador liberta vapor de água pela conduta de exaustão, é normal?

O facto de libertar vapor não seria grande problema, não fosse o facto de o exaustor do fogão estar ligado à mesma conduta, isso origina a que o vapor de água desça pelo exaustor e faça a água pingar por ele, o que com o tempo acabou por me avariar o exaustor e me dar cabo do móvel onde o mesmo se encontra encastrado. Neste momento deparo-me com o dilema de ligar para a garantia do esquentador ou não, uma vez que não sei se a situação do vapor é normal...

randre
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Re: Esquentador liberta vapor de água

Mensagem por randre »

Em relação a ser normal ou não, não sei. Mas a instalação que tens não cumpre as normas de segurança. Para cumprir, a exaustão do esquentador tem de ter conduta diferente da do fogão. Isto foi o que um instalador me disse uma vez, parto do principio que é correcto.

Agora a agua em forma de vapor será mesmo libertada pelo esquentador, ou seja agua que esta na conduta e depois com o calor do esquentador faz com que ela desça por lá abaixo :S , É que penso que o meu esquentador não liberta vapores :S

Avatar do Utilizador
Mrboss81
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: terça-feira, 23 novembro 2010 23:43

Re: Esquentador liberta vapor de água

Mensagem por Mrboss81 »

Neste tempo muito frio, o meu esquentador, nota-se vapor ao sair na conduta la fora...

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Re: Esquentador liberta vapor de água

Mensagem por dryden »

Mrboss81 Escreveu:Neste tempo muito frio, o meu esquentador, nota-se vapor ao sair na conduta la fora...
Ok, então estou a ver que é normal, não devo poder acionar a garantia... :doh:
randre Escreveu:Em relação a ser normal ou não, não sei. Mas a instalação que tens não cumpre as normas de segurança. Para cumprir, a exaustão do esquentador tem de ter conduta diferente da do fogão. Isto foi o que um instalador me disse uma vez, parto do principio que é correcto(...)
Julgo que cumpre as normas porque quando comprei a casa, há cerca de 1 ano e picos, vieram cá os técnicos do gás, medir as emissões e isso tudo... Não passavam o papel se não estivesse tudo bem.
A conduta de exaustão é só uma, mas as tubagens que ligam a ela são 2 diferentes, algo assim:
Imagem


Isto só acontece agora no inverno, julgo que o problema é mesmo o facto de a conduta estar muito fria, então o vapor quando sai fica logo em água na conduta, escorre para baixo e acaba por entrar pelo tubo do exaustor.

Uma coisa que já pensei fazer foi trocar a ordem dos tubos, por o esquentador no de baixo, assim mesmo que se transformasse em água, já não entrava porque o outro ficava em cima, mas o problema com isto é que teria de fazer uma dobra para baixo no tubo do esquentador, apesar de o esquentador ser daqueles que tem ventoinha para expelir o monóxido de carbono pelo tubo, não sei até que ponto faria bem a exaustão...
Opiniões/Sugestões?

randre
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Re: Esquentador liberta vapor de água

Mensagem por randre »

dryden Escreveu:
randre Escreveu:Em relação a ser normal ou não, não sei. Mas a instalação que tens não cumpre as normas de segurança. Para cumprir, a exaustão do esquentador tem de ter conduta diferente da do fogão. Isto foi o que um instalador me disse uma vez, parto do principio que é correcto(...)
Julgo que cumpre as normas porque quando comprei a casa, há cerca de 1 ano e picos, vieram cá os técnicos do gás, medir as emissões e isso tudo... Não passavam o papel se não estivesse tudo bem.
Se é assim mentiram-me.

Tenho andado a reparar e o meu afinal visto na rua também faz vapor com este frio, o dos meus vizinhos também.

Tens aí um caso "bicudo", já experimentaste perguntar a alguém que faça instalações desses equipamentos? Pode ser que eles saibam de alguma solução.

Responder