Concurso Público: Contestar ou não?

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Concurso Público: Contestar ou não?

Mensagem por dryden »

Boas a todos,

Tenho uma questão que é a seguinte: há alguns meses fui prestar provas para acesso à função pública, para ingresso como técnico de informática para uma câmara municipal com contrato a tempo indeterminado.

A prova foi bastante simples, sendo que 50% foi de escolha múltipla e o restante de desenvolvimento, sendo uma prova de informática, não há muito por onde errar, ou se sabe ou não. Fiz a prova e saí de lá confiante que teria no mínimo um 18 (contando que podiam descontar uns “pozinhos” nas questões de desenvolvimento.
No mesmo dia mas da parte da tarde foi feita a entrevista, o que por mim até foi melhor uma vez que tive de fazer mais de 300Kms para ir à prova, o que tendo em conta o preço da gasolina, portagens e refeição, acaba por sair bem caro…

Na tarde da entrevista comecei a achar estranho o facto de uma das entrevistadas que aguardava com os restantes de nós na sala, tinha um crachá da câmara e cumprimentava as pessoas todas… Achei no mínimo arrogante da parte da senhora exibir que já trabalhava ali e que conhecia toda a gente…
Bem, certo é que saíram os resultados e fiquei em terceiro lugar, taco-a-taco com a segunda classificada, mas a milhas da primeira.
A avaliação, como de costume, foi a média da prova de conhecimentos com a entrevista.
Eu tive 12,15 e 12,00, respetivamente, o que dá uma média de 12,08, a senhora que ficou acima de mim (em 2º) teve 9,75 / 15 o que dá 12,38 e a primeira classificada teve ainda mais, nada menos do que 16,45 / 16 o que dá uma média de 16.23. Olhando para esta disparidade parece no mínimo estranho não?
Com isto em mente pus-me a fazer contas, quanto à entrevista sei que não posso fazer nada, eles podem simplesmente alegar que ela se safou melhor do que eu, aliás, (estranhamente) melhor do que qualquer outro candidato, mas uma vez que estou tão seguro de que tenho de ter uma nota mais alta na prática, pus-me a pensar se deveria ou não reclamar, cheguei à conclusão que nem que reclame e me subissem a nota para 20 (o que obviamente não iria acontecer), a média mesmo assim não dá para passar à frente da primeira classificada…
Foi uma cunha tão bem metida que é impenetrável ou há algo que eu possa fazer?

Opiniões/Sugestões?

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Concurso Público: Contestar ou não?

Mensagem por gunky »

Rapaz é assim que funciona o "sistema". Concurso publico?! Se nao tens contactos nada te vale. Até podes ser reconhecido no estrangeiro e tudo nada de vale... Alem disso tu proprio disseste que uma das entrevistadas ja tinha o cracha da camara e punha-se a cumprimentar as pessoas todas. Parece-me a mim que se trata de alguem que ja esta dentro do "sistema" ha algum tempo e que e preciso cumprimentar "doutores" para se ser "doutor". Nao esperes que as coisas mudem neste aspecto em Portugal nem fiques a espera que as coisas corram bem para ti se fores apresentar queixa. Acho que a troika podia ficar ca durante 50 anso e as coisas iam continuar a ser assim....

Raquel*
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Re: Concurso Público: Contestar ou não?

Mensagem por Raquel* »

Se nem com 20 na prova de conhecimentos consegues o lugar nao me parece que não há nada a fazer.

Nem sempre as cunhas correm bem. Já participei num concurso publico em que tive conhecimento antes da entrevista(por uma funcionaria municipal do mesmo serviço) que a vaga tinha sido aberta para a pessoa x, que estava a concorrer também, visto que ela ja tinha ocupado esse lugar num daqueles contrato entre o intituto de emprego e os municipios.

Mas para azar da pessoa x, o concurso foi composto por 3 provas(conhecimentos,avaliaçao psicologica e entrevista) e houve uma pessoa y que nas duas primeira provas teve uma classificação bastante superior e seria quase impossivel a pessoa x ficar com o lugar. E entrou mesmo a pessoa y. :D

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Re: Concurso Público: Contestar ou não?

Mensagem por dryden »

pois... tou a ver que n há mm nada a fazer...

o que é mais tramado é que esta situação das cunhas na fp é conhecida por todos mas aparentemente não há nada que se possa fazer e o sistema continua...

não me parece correcto, e francamente é até um bocado revoltante, que certos indivíduos por serem familiares ou amigos de determinadas pessoas em posições estratégicas, passem à frente de outras que provavelmente até fariam melhor e que se calhar até precisam mais do trabalho.

Avatar do Utilizador
cereal86
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: segunda-feira, 28 janeiro 2008 20:35
Localização: Coimbra

Re: Concurso Público: Contestar ou não?

Mensagem por cereal86 »

Infelizmente é assim dryden, é com este tipo de acções que se vê mais pessoas incompetentes no trabalho e depois o resultado está à vista!

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Concurso Público: Contestar ou não?

Mensagem por banjix »

A minha opinião é: Concursos públicos = Perda de tempo (e de dinheiro).
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Responder