Depressão

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
isacosta
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: segunda-feira, 14 maio 2012 9:57

Depressão

Mensagem por isacosta »

Olá a todos,

há meses atrás tenho andado muito triste, desmotivada... não me apetece fazer nada, fico em casa a maior parte do tempo... recordo momentos e situações que aconteceram no passado e sinto-me triste... já consultei alguns médicos e uns me disseram que era ansiedade, outros disseram me que era depressão... o que eu sei, é que não quero depender de medicação... quero sair deste estado que me limita, que não me deixa viver a minha vida em paz...
Alguém conhece soluções ou médicos que me possam ajudar? sem ser pela medicação? na zona de Coimbra ou do Porto?

agradeço desde já qualquer tipo de ajuda...

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Depressão

Mensagem por gunky »

Para mim o caminho para a felicidade passa por 3 variaveis.

Algo em que acreditar.
Algo para fazer.
Algo para amar.


Ve qual das 3 te está a faltar....

O ideal seria acreditar e amar o meu trabalho. :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
Swarley
Novato
Novato
Mensagens: 35
Registado: sexta-feira, 13 janeiro 2012 17:47

Re: Depressão

Mensagem por Swarley »

O caminho da felicidade trata-se de encontrar-se bem disposto e satisfeito. Basta tirares uns dias no Verão, ires à praia, relaxares com a brisa fresca a bater na cara, estares com os teus amigos e esquecer o passado. Por muito que este te atormente, não o deixes tirar o sono à noite.

Vida só há 1. Senão a aproveitas, não será daqui a 10000 anos que estarás viva e perceberes o facto de teres deixado bem parte da tua vida afectada por acontecimentos passados que não deveriam afectar-te porque ficaste presa a eles e deixaste de viver.

Depressões, ansiedades, preocupações... tudo se arranja solução. Via medicinal se for muito grave, via "própria" se tiveres a certeza que tens força suficiente para superar o que estás a passar...

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Depressão

Mensagem por Carol »

Se for realmente uma depressão não te vais curar apenas com pensamentos positivos e brisas de verão..
A depressão é uma doença e deve ser tratada como tal.
Pessoalmente acho que os medicamentos são para estas ocasiões e devemos aceitar o tratamento porque rapidamente nos podem por melhores e fazer sentir bem.
Se és contra os fármacos ou se não os podes tomar por qualquer razão o melhor que tens a fazer é mesmo procurar algum consultório da chamada "medicina alternativa". Não conheço nenhum aqui com coimbra, mas com uma pesquisa pelo google deves encontrar algo!

Não deixes arrastar, quanto mais demorares a procurar ajuda e a começar o tratamento pior é.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
Swarley
Novato
Novato
Mensagens: 35
Registado: sexta-feira, 13 janeiro 2012 17:47

Re: Depressão

Mensagem por Swarley »

Carol Escreveu:Se for realmente uma depressão não te vais curar apenas com pensamentos positivos e brisas de verão..
A depressão é uma doença e deve ser tratada como tal.
Pessoalmente acho que os medicamentos são para estas ocasiões e devemos aceitar o tratamento porque rapidamente nos podem por melhores e fazer sentir bem.
Se és contra os fármacos ou se não os podes tomar por qualquer razão o melhor que tens a fazer é mesmo procurar algum consultório da chamada "medicina alternativa". Não conheço nenhum aqui com coimbra, mas com uma pesquisa pelo google deves encontrar algo!

Não deixes arrastar, quanto mais demorares a procurar ajuda e a começar o tratamento pior é.
De doença poderá agravar-se com o "vício" dos medicamentos... é como uma droga mas, neste caso, medicinal. O meu médico de família diz que devemos evitar antidepressivos e já assisti a um acidente onde a condutora estava sob efeitos de antidepressivos, entre outras substâncias.. "Deve ser tratada como tal", concordo. Porém, um medicamento poderá não fazer o efeito desejado se a pessoa não tiver vontade interior para que haja uma recuperação. Até podia estar submetido a um placebo e ter resultados positivos... muita das vezes está associado ao psicológico. Aconselho a primeiro ires a um psicólogo e talvez depois a recorrer aos fármacos..
Tenho visto casos de depressão a serem ultrapassados devido a uma mudança de vida, de estilo de vida, encarar o passado/presente/futuro... fármacos em último caso... Mas tu é que sabes. É uma opinião.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Depressão

Mensagem por Carol »

Os medicamentos só se tornam vício se não forem tomados com as precauções indicadas pelo médico responsável. Se eles existem para ajudar acurar depressões é porque algum efeito hão-de fazer. é claro que uma vontade da pessoa em melhorar ajuda imenso, porque metade da cura está na atitude da pessoa, mas os fármacos também têm o seu contributo.
Quanto a acidentes de pessoas sob o efeito de anti-depressivos é como tudo o resto, também já assisti a acidentes com pessoas que estavam cansadas... Cada um deve ter em conta o estado em que se encontra antes de andar na estrada..

Um psicólogo pode ajudar e foi por isso que disse que se não é a favor dos fármacos devia procurar alternativas, mas em último caso, e querendo perspectivas de melhoras rápidas, os medicamentos podem ajudar bastante, e falo com conhecimento de causa...

é fácil falar em mudanças de vida e deixar de pensar no passado, mas na vida real essas coisas levam o seu tempo e não são assim tão fáceis de conseguir, principalmente quando nos deixamos cair num estado de letargia.

Quanto a recorrer a medicamentos, eu sou a favor, se temos uma dor ou uma doença em que a toma de um medicamento pode ajudar não vejo porque continuar com a dor ou manter a doença só para não ingerirmos químicos, quando no resto da nossa vida também pomos para dentro do organismo coisas muito pouco saudáveis.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Raquel*
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Re: Depressão

Mensagem por Raquel* »

Tenta inicialmente procurar por um psicologo, ele vai tentar ajudar-te sem recorrer a medicação, no máximo um ligeiro calmante a base de produtos naturais.
Se vires que não resulta não tenhas receio de recorrer a medicação propria para o efeito.
Eu andei bastante tempo em psicologos porque na altura que tive a depressão os meus familiares achavam que era demasiado nova para estar a recorrer a medicação. Acontece que eu estava cada vez pior, o método do psicologo não ajudou muito e fui obrigada a recorrer a um psiquiatra que além das sessões de terapia me receitou medicação e digo-te que foi bastante melhor. Superei essa fase má e actualmente não tomo qualquer tipo de medicação nesse sentido, nem sinto necessidade dela quando ando menos bem.

isacosta
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: segunda-feira, 14 maio 2012 9:57

Re: Depressão

Mensagem por isacosta »

olá a todos,

obrigada pelas vossas mensagens, peço desculpa responder só agora mas estive fora do país... continuo na mesma, triste, ansiosa, ..., onde tudo me cansa...
entretanto decidi recorrer a medicação... :( não estava muito a favor mas sentia-me mesmo num poço sem fundo... mas vou ser sincera, sinto-me mais sonolenta, mais adormecida, sem energia...
vou seguir os conselhos da Carol e procurar terapias alternativas...
como dizem a depressão é mesmo uma doença grave, alguns dos meus familiares não me percebem, dizem que é mania... acreditem já tentei ter pensamentos positivos, já tentei fazer coisas que eu gosto, já viajei bastante, ..., mas nunca consegui aproveitar o momento presente porque sinto algo dentro de mim que me entristece... e isso não é mania... não consigo controlar...
obrigada a todos

Kelav
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 72
Registado: domingo, 26 outubro 2008 14:13

Re: Depressão

Mensagem por Kelav »

Se te começaste a sentir em baixo após algo de específico, um psicólogo pode ser mais eficaz. Quanto a medicação, varia de pessoa para pessoa, podes experimentar mudar para outro se depois de 2 meses o que andas a tomar não serviu de nada.

Depois há um antidepressivo natural: fazer exercício.

lili345
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: segunda-feira, 19 novembro 2012 10:49

Re: Depressão

Mensagem por lili345 »

isacosta já experimentei reiki e não resultou... conheço algumas pessoas que fizeram hipnose clínica e que conseguiram sair desta doença. Eu ainda não experimentei porque não tenho dinheiro... :(

Responder