Aeroporto de Beja recebeu quase 2600 passageiros

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Aeroporto de Beja recebeu quase 2600 passageiros

Mensagem por Pedro »

Aeroporto de Beja recebeu quase 2600 passageiros no primeiro ano

O aeroporto de Beja recebeu quase 2.600 passageiros no primeiro ano de atividade, o que permite "acalentar", a médio/longo prazo, um "bom desempenho" no tráfego de passageiros, que deverá começar a crescer a partir de 2017.

Desde que começou a operar, a 13 de abril de 2011, e até ao passado dia 31 de março, o aeroporto de Beja processou 2.568 passageiros e 104 movimentos de aeronaves, entre aterragens e descolagens, de 14 companhias aéreas e voos privados e executivos.

A atividade do aeroporto de Beja no primeiro ano "permite acalentar, no que respeita ao movimento de passageiros, fundadas expetativas quanto a um bom desempenho a médio/longo prazo, desde que se mantenha o intenso esforço de promoção do Alentejo no exterior", disse hoje à Agência Lusa o diretor da infraestrutura aeroportuária alentejana, Pedro Beja Neves.

A confirmar-se "a retoma da economia nacional, nos termos que têm vindo a ser anunciados", a ANA acredita que, "a partir de 2017, poderão estar reunidas condições para um crescimento moderado, mas sustentado do tráfego de passageiros" no aeroporto de Beja, afirmou.

Serão, sobretudo, turistas que "procurarão o Alentejo como destino de férias", disse, referindo que o tráfego de passageiros também "poderá crescer noutros segmentos, por força do dinamismo da economia". "Sobretudo do impacto que poderá advir do desenvolvimento" do setor agrícola, do turismo residencial e do complexo industrial de Sines, onde "cresce um importante parque empresarial, que poderá induzir um ainda mais significativo impulso à aviação executiva", explicou.

No entanto, segundo Pedro Beja Neves, até ao momento, a ANA "ainda" não obteve, de companhias aéreas, "manifestações de interesse" em operar a partir do aeroporto de Beja, mas acredita que "far-se-ão sentir com a evolução das operações".

Atualmente, o aeroporto de Beja tem uma única operação de voos "charter", a segunda promovida pelo Grupo Vila Vita para transportar turistas alemães até Portugal e que arrancou no passado dia 08 de março e decorre até 28 deste mês.

Os próximos oito voos da operação, entre os aeroportos de Hannover e Beja, via Estugarda, realizam-se entre 14 e 28 deste mês, lembrou, referindo que o Vila Vita deverá promover uma terceira operação do género em outubro e novembro deste ano.

Por outro lado, "mantém-se em aberto" a hipótese de uma operação entre Paris e Beja em julho e agosto deste ano, a cargo da companhia aérea francesa Aigle Azur, e o aeroporto de Beja espera "continuar a corresponder a uma interessante procura por parte da aviação executiva".

Segundo Pedro Beja Neves, decorrem "promissores contactos no sentido da dinamização de operações com os mercados alemão e inglês" em 2013, o que irá depender do "grande esforço de promoção do Alentejo no exterior".

O aeroporto de Beja, que implicou um investimento de 33 milhões de euros e resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11, começou a operar a 13 de abril de 2011, quando se realizou o voo inaugural até Cabo Verde.

Fonte: Diário Digital
Sou o único a achar que 2600 passageiros e cerca de 100 voos num ano, para o investimento que foi realizado, é algo ridículo? Estamos a falar de aproximadamente 200 passageiros por mês e 2 voos semanais... suponho que o aeroporto esteja fechado na maior parte do tempo.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Aeroporto de Beja recebeu quase 2600 passageiros

Mensagem por gunky »

Mais uma politica de nos armamos em grandes sem capacidades nem meios pra isso...

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Aeroporto de Beja recebeu quase 2600 passageiros

Mensagem por bluestrattos »

Tendo em conta que só voa para dois destinos (Cabo Verde, e London Heatherow) não está mau. O trajecto Beja-Heathrow realiza-se uma vez por semana.
Por isso, feitas as contas, parece-me um bom valor. Bastava Michael O'Leary mostrar interesse, e rapidamente o aeroporto prosperava mais depressa.
Aliás se Portugal, em particular, o Alentejo, fizesse mais publicidade lá fora para atrair os turistas, ganhava ainda mais.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Aeroporto de Beja recebeu quase 2600 passageiros

Mensagem por Pedro »

Um ano depois (e dois anos após a inauguração), foi atingida a marca dos 5000 passageiros. O ritmo mantém-se idêntico.

Responder