[Ajuda] projecto de trabalhos manuais.

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Rjmc69
Experiente
Experiente
Mensagens: 395
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 16:24
Localização: Coimbra

[Ajuda] projecto de trabalhos manuais.

Mensagem por Rjmc69 »

Boas, eu e a minha namorada estamos a pensar fazer algum dinheiro, para a ajuda das propinas da faculdade, com trabalhos manuais, vinha então pedir ajuda a todos os leitores do forum de modo a darem ideias de coisas que o material seja barato podendo gerar um bom lucro, algumas das ideias que tinhamos em mente seria algo deste género, trabalhos com tecnica do guardanapo, feltros, fios, etc...

Quem tiver mais ideias por favor, ajudem :D

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: [Ajuda] projecto de trabalhos manuais.

Mensagem por micromys »

Existe um fórum muito engraçado sobre esse tipo de coisas. Não sei se é considerado publicidade dar-te o link, por isso digo-te antes para procurares no google por quiosquedasideias.

Avatar do Utilizador
Rjmc69
Experiente
Experiente
Mensagens: 395
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 16:24
Localização: Coimbra

Re: [Ajuda] projecto de trabalhos manuais.

Mensagem por Rjmc69 »

obrigado :d

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: [Ajuda] projecto de trabalhos manuais.

Mensagem por micromys »

Então, já deste uma vista de olhos? Tenta também alguns blogs, procurando no google encontras de certeza.

Uma cena que gosto bastante de fazer é sabão. Se quiseres treinar é algo que fica barato, embora seja necessário ter alguns cuidados. Eu comecei por motivos ecológicos e assim me tenho mantido, mas em breve irei criar sabões feitos com materiais nobres. Em vez de "oferecer" o meu óleo usado às empresas que o vão transformar em biodiesel, ou seja, dar-lhes gratuitamente matéria prima, reciclo-o eu mesmo e faço sabão a partir disso. Claro que ninguém vai lavar as mãos ou o corpo com sabão feito a partir de óleo usado, mas o princípio é o mesmo para a utilização de óleos nobres como o de cacau, palma, côco, abacate, etc.

Avatar do Utilizador
Rjmc69
Experiente
Experiente
Mensagens: 395
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 16:24
Localização: Coimbra

Re: [Ajuda] projecto de trabalhos manuais.

Mensagem por Rjmc69 »

sim já dei, uma das minhas ideias é mesmo fazer o sabonete. Hum muito bom projecto o que vais fazer, depois quero ver o resultado, postas por cá no forum ou assim. :D

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [Ajuda] projecto de trabalhos manuais.

Mensagem por Lino »

Se queres sabonetes artesanais, contacta o senhor inglês da loja Papa Figo, em Alte, que os faz. Esse negócio tem tido bastante procura. Vejo muita bijuteria, a moda vai e vem...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: [Ajuda] projecto de trabalhos manuais.

Mensagem por micromys »

Rjmc69 Escreveu:sim já dei, uma das minhas ideias é mesmo fazer o sabonete. Hum muito bom projecto o que vais fazer, depois quero ver o resultado, postas por cá no forum ou assim. :D
Não é um projecto que vou fazer, é algo que faço há bastante tempo. E tu, já experimentaste fazer sabonete?

Já agora, alguém sabe onde se pode arranjar hidróxido de potássio (KOH)? Gostava de entrar no mundo do sabonete líquido e o KOH é mais adequado do que a soda cáustica.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [Ajuda] projecto de trabalhos manuais.

Mensagem por Lino »

não dá para usares ingredientes mais tradicionais? Só indo a alguma farmácia perguntar.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: [Ajuda] projecto de trabalhos manuais.

Mensagem por micromys »

Lino Escreveu:não dá para usares ingredientes mais tradicionais? Só indo a alguma farmácia perguntar.
Que queres dizer com ingredientes mais tradicionais?

O sabonete (que é um sabão aromatizado/corado) é um sal que resulta de uma reacção química chamada saponificação, que se obtém pela junção de uma gordura a uma base forte. Normalmente a base forte utilizada é o hidróxido de sódio ou o hidróxido de potássio. Para um sabonete de qualidade devem usar-se óleos/gorduras de qualidade como as que referi anteriormente (óleo de amêndoa, côco, palma, abacate, etc). Podem, no entanto, usar-se óleos mais comuns como o de girassol, amendoim ou até azeite, que se for virgem extra produz um sabonete de grande qualidade. Também nada impede de usar a comum banha de porco para conferir rigidez ao sabonete, ou até óleo usado proveniente das frituras. Costumo fazer muito sabão com óleo usado porque é ecologicamente menos agressivo; por outro lado acabo por poupar algum dinheiro na compra de alguns detergentes.

Há quem use sabonetes comerciais (daqueles que se compram nas lojas, tipo Dove, etc) e os derreta para criar formas em sabonete. Não sei se os resultados são bons, pois nunca testei, mas li um testemunho de alguém que tentou e obteve uma massa tipo borracha depois de derreter. Pode ter sido azar ou uma metodologia errada, mas como digo, não posso opinar porque nunca tentei esta abordagem.

Outros "saboneteiros" utilizam bases de glicerina para fazer sabonetes, que normalmente são brancas ou transparentes. Utilizando métodos correctos conseguem-se criar sabonetes verdadeiramente artísticos, acho que até mais do que os feitos pelo processo de saponificação. Só tenho pena de as bases glicerinadas serem tão caras...

Responder