Legislação cuidado ao idoso

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Bolachinha
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sexta-feira, 05 setembro 2008 0:31

Legislação cuidado ao idoso

Mensagem por Bolachinha »

Boa tarde,

Será que alguém me pode indicar, se existir, alguma lei onde seja estabelecido quem trata de idosos acamados/dependentes.

Isto porque a meu pai faleceu e a sua mãe (minha avó), ainda é viva e está acamada, e a minha mãe diz que não quer tratar dela.

Portanto sobra para mim e para a minha tia.

Se souberem a legislação que regula estas situações agradecia que me indicassem.

susy4
Advertido
Advertido
Mensagens: 90
Registado: sexta-feira, 20 abril 2007 20:53

Re: Legislação cuidado ao idoso

Mensagem por susy4 »

Julgo que em Portugal não ha legislação que obrigue alguém a ser cuidador informal. Apenas ao contrario ( pais com filhos...) e por isso haver tantos casos de negligência com idosos

Sugiro a leitura do texto http://repositorio-aberto.up.pt/bitstre ... 2/ESCx.pdf pag 44, 45 e 46.

A minha sugestão é que entre quem quer continuar a prestar cuidados á idosa em causa sejam consertados esforços para a melhor prestação possivel.
Como se pode ler no texto, na verdade os melhor cuidadores serão sem duvida os familiares, mas temos que tambem lembrar que o ser cuidador informal é desgastante, nao so fisica como psicologicamente... eu não sei a historia, mas a sua mae nao estará ainda num processo de luto e em negação??? Ou a relação entre nora e sogra nao foi conflituosa??? O ser nora não é condição legal para ser cuidador informal.

Julgo que em primeiro lugar deverá dirigir-se ao centro de Saúde da sua área e contactar com a equipa de enfermagem que lhe poderá dar indicações precisas de como prestar bons cuidados. Para além disso deverá contactar com a assistente social para que possam recorrer a algumas ajudas ( ajudas tecnicas - cama articulada, colchoes, andarilhos e mesmo ate com subsidios de apoio a terceiras pessoas)... existem lares que fornecem apoio domiciliário para higiene e alimentação, existem unidades de cuidados continuados que podem ajudar enquanto nao se arranja uma solução mais definitiva ( atençao que o periodo de internamento numa UCC é de 60 dias), ou lar, ou cuidadora externa...

É facil fazer logo juizos de valor... mas o ser cuidador é um mundo...
Espero ter ajudado..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Legislação cuidado ao idoso

Mensagem por Lino »

Olá! É com pena que leio o teu post, os meus sentimentos!
Um conselho seria contactar o Centro de Saúde ou mesmo a Cruz Vermelha, podem dar algumas dicas, ou algum centro de dia onde te possam dar umas luzes, ou mesmo a Caritas que presta apoio a idosos e menos idosos. A Caritas até poderá fornecer refeições e cuidados em casa, como ir uma senhora fazer limpeza e ter enfermeiros para cuidar da higiene e outros cuidados.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder