depressão

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
agnieszka
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: segunda-feira, 09 maio 2011 18:16

depressão

Mensagem por agnieszka »

Boa tarde!
Por acaso alguém me podia indicar um psicólogo para o tratamento de depressões? Ando bastante em baixo há mais de um ano e, embora já tenha melhorado um pouco à custa de muito esforço para superar isto sozinha, tenho recaídas constantes, parece que já não consigo resolver o problema por mim mesma.
Cumprimentos a todos

JPMATRIX
Regular
Regular
Mensagens: 189
Registado: terça-feira, 08 junho 2010 3:06

Re: depressão

Mensagem por JPMATRIX »

não te metas em psicólogos, são de longe as pessoas indicadas para depressões.

Vai a um psiquiatra, sem medos nem complexos estes sabem do que falam.

Os HUC tinham um excelente psiquiatra DR:. luis Canabarro ajudou-me bastante quando eu era mais novo.

Por experiência própria, não te convenças que tens uma depressão, a nossa vida tem momentos altos e baixos é normal, não é doença nenhuma.

Avatar do Utilizador
guga_13
Regular
Regular
Mensagens: 196
Registado: terça-feira, 12 setembro 2006 12:52
Localização: Coimbra

Re: depressão

Mensagem por guga_13 »

Dependendo da razão da depressão, há "soluções" para o que estiveres a passar. Não sei se os químicos que os psicólogos ou psiquiatras te vão passar mas só irão servir para acalmar, não vão resolver nada

Anuxa
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registado: segunda-feira, 22 setembro 2008 15:07

Re: depressão

Mensagem por Anuxa »

Boa tarde,

Eu tive vários episódios/quadros de depressão, nos quais recorri sempre aos psiquiatras.

Mas, como após seis meses de medicação com anti depressivos, os problemas continuavam sempre lá, pois só estive a "dormir" durante o tempo em que tomei a medicação, e não enfrentei os problemas.

Decidi, após alguma influência de amigos, recorrer a uma psicóloga/psicoterapeuta, e tenho a dizer que para mim os resultados são muito satisfatórios, pois neste momento consigo olhar para os meus problemas, concentrar-me no que me faz sentir bem, encarar os meus fantasmas e viver a minha vida de uma forma feliz, de bem comigo mesma.

O nome da psicóloga/psicoterapeuta é Ana Ganho Ávila.

Que tudo corra pelo melhor.......

MariaLou
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 18 janeiro 2011 14:13
Localização: Coimbra

Re: depressão

Mensagem por MariaLou »

não falem sem saber... podem fazer mal sem querer :dis:
sou enfermeira hà 19 anos e depressiva quase hà 12 anos...
claro que é uma doença, uma doença tão real como outra qualquer, que necessita tratamento
hoje já se conseguem imagens de IRM que mostram as alterações cerebrais de algumas doenças mentais, das quais a depressão... já não é o inimigo invisível que me apanhou de surpresa hà 12 anos
quando adoeci tive pouca sorte com o meu acompanhamento clínico, dai a minha historia ter-se complicado tanto... porque para ser doente é preciso muita ter muita sorte neste país ! :wall:
mas sendo uma doença tem de ser diagnosticada por um médico, claro um psiquiatra.
a psicoterapia poderá ser prescrita pelo psiquiatra... comigo não funcionou, mas fico sempre feliz quando ajuda alguém... o psicólogo tem de ser muito muito bom e ai é que a coisa é mais complicada, tem de trabalhar em dupla com o psiquiatra para melhor acompanhamento... o psicólogo não é um médico :no:

por favor, a primeira coisa a fazer é consultares um médico psiquiatra que estabeleça um diagnóstico, só a partir desse passo podes falar em tratamento
infelizmente, não posso aconselhar nenhum psiquiatra, procurei tantos e só hà 6 anos atrás, com a minha primeira urgência é que tive sorte com... um interno !... ele é que me segue desde então e sem ele já teria desistido... por vezes os mais jovens estão mais dentro das novas terapias... e claro que têm ainda o entusiasmo da juventude ! :dance:
O nome dele é Vasco Nogueira... espero que possa ficar no hospital quando acabar a especialidade

também gostei muito do Prof Veiga aquando do meu ultimo internamento, mas tanto quanto sei não dá consultas no hospital, é chefe de serviço na psiquiatria mulheres nos HUC, muita sabedoria e bom senso me transmitiu em poucas semanas aquele senhor
tenho muita gratidão por estes dois senhores que me salvarem literalmente a vida... sim só dois, em 12 anos de doença é pouco ! mas a psiquiatria é uma especialidade complexa e mais do que em qualquer outra a relação médico-doente é fundamental e as experiências diversas, por isso não tenhas medo de pedir "segundas opiniões", é importante confiares plenamente no teu psiquiatra


tem muito cuidado contigo, não desejo a ninguém o que tenho vivido nem a minha situação hoje...
a troca de experiências é ótima mas cada caso é muito individual, em psiquiatria especialmente, por isso procura a ajuda certa e em breve tudo se vai resolver pelo melhor :)

Responder