Como criar uma unidade de cuidados continuados

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Ana Alves
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: sexta-feira, 04 julho 2008 15:34

Como criar uma unidade de cuidados continuados

Mensagem por Ana Alves »

olá a todos....
Eu sei que este não deverá ser o tópico indicado para esta questão.
Mas como é um forum onde existem diversos estudantes, de direito, gestão, economia, medicina, enfermagem, etc..., e trabalhadores com conhecimento.
A minha questão é a acima colocada, "como criar uma unidade de cuidados continuados", neste momento estou a trabalhar, mas sem grandes perspectivas de longo prazo.
Além de que tenho alguns terrenos, não nado em dinheiro, mas talvez consiga alguns investidores.
O que é que é necessário, espaços físicos, projectos, legalizações, e tudo mais que me possam informar.....

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

A tua questão não é propriamente simples de responder.

Primeiro, tens um terreno que pretendes vender para que seja usado na construção dessa Unidade, ou, tens o terreno e pretendes investidores, e na realidade serás tu quem estará por detrás de todo o projecto, do género "Unidade de Cuidados Continuados Ana Alves" ?

É que são coisas muito diferentes, a começar pela (imensa) burocracia existente. Depois precisas de ter muitos contactos na área da Saúde, mas mesmo muitos e importantes (ou tens mesmo muitos €€€€€€€€ ou muito boas cunhas). O negócio da Saúde é bastante restrito, e não gosta de "estranhos" se é que me faço entender. Por alguma razão, eu digo negócio e não área...

Não te pretendo desanimar, mas apesar das boas intenções que possas ter, não vai ser fácil concretizar a tua ideia, todavia se pretendes avançar, tenta entrar em contacto com Health Cluster Portugal, que basicamente é um conjunto de entidades a nível nacional relacionadas com o negócio na Área da Saúde, e podes também expôr a tua questão à ARS do centro.

Força nisso e boa sorte!

Ana Alves
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: sexta-feira, 04 julho 2008 15:34

Mensagem por Ana Alves »

Essa parte eu já sabia, mas alguém me pode dar um exemplo de uma unidade de cuidados continuados (UCC), de pequena dimensão? ou são todas de grandes dimensões?

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Ana Alves Escreveu:Essa parte eu já sabia, mas alguém me pode dar um exemplo de uma unidade de cuidados continuados (UCC), de pequena dimensão? ou são todas de grandes dimensões?
O que é para ti pequena dimensão ? Assim de repente só me lembro da Fernão Mendes Pinto (200 camas). Ali para os lados da Fucoli também está planeada outra unidade, mas não tenho a certeza da oferta que vai ter.

Já foge à tua ideia, mas já equacionaste residências assistidas ?

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Tens de obter um alvará junto da segurança social. E claro que a edificação já deve estar de acordo c/ as exigências legais. Começa por consultar a legislação aplicável p/ teres uma ideia e a partir daí começas a trabalhar. Qualquer empreendimento na área da saúde é uma dor de cabeça, digo-te já - mas também é muito motivador e recompensa, do ponto de vista humano. Se tens gosto pelo sector, segue, mas para investimento há mercados mais "fáceis". Boa sorte e vai dando notícias!
Então pessoal, não desencoragem a rapariga! Se toda a gente desistisse dos projectos antevendo dificuldades ninguém faria nada... :evil:
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

susy4
Advertido
Advertido
Mensagens: 90
Registado: sexta-feira, 20 abril 2007 20:53

Mensagem por susy4 »

Existem pelo país UCC de pequenas dimensoes (30 a 40 camas).
O que se passa é que estão integradas em "Hospitais" onde ha outros serviços
ex - Mealhada - com unidade de cirurgia, lar - Vila Nova Poiares (era ha um tempo, nao sei como esta), Fernao Mendes Pinto - Hospitel -unidade de agudos. Uma UCC não dá dinheiro...antes pelo contrario, pelo que normalmente estão integradas nas Misericordias ou em unidades com outro tipo de serviço...
A ideia de residencias integradas é uma excelente ideia ( nao existem muitas unidades em Portugal e é uma aposta de futuro), onde os utente ficam em casas individuais e tem apoio de assitentes operacionais e de equipas de saude (enfermeiro e medico)

Na fucoli será o chamado o Centro da Saude... pelo que sei uma unidade de consultas e exames complementares de diagnsotico e tb com bloco operatorio segundo ouvi....é uma vertente diferente ( tipo Hospital privado)

Ana Alves
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: sexta-feira, 04 julho 2008 15:34

Mensagem por Ana Alves »

Olá, bom dia e obrigada pelos comentários.
Eu sei que não será fácil, mas coloquei esta questão para saber até que ponto eu posso/consigo chegar.
Alguém me pode falar um pouco mais nas residenciais integradas?

Anuxa
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registado: segunda-feira, 22 setembro 2008 15:07

Mensagem por Anuxa »

Olá....Parabéns, pela ideia, e pela exposição desta ideia, pode não passar de uma ideia, mas pelo menos tentas-te verificar se seria possível e estás a tentar fazer alguma coisa, por pessoas que necessitam, as pessoas que estão dependentes e os seus familiares.

Eu já vivi a doença neuro degenerativa, que alguns deverão conhecer a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), no meu pai e foi muito difícil, a necessidade de apoio é imensa e este não existe, entretanto o meu pai já faleceu, infelizmente.

E neste momento (não a tempo inteiro, pois trabalho 40 horas por semana, tenho uma filhota e um marido) tomo conta da mãe do meu pai, minha avó, o que também não está a ser fácil.

Mas verifica http://www.serhogarsystem.pt/index.php, talvez seja um dos caminhos possíveis, se não conseguires a UCC, como falado inicialmente.

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

No que diz respeito ao financiamento, para além de investidores privados, podes e deves considerar fundos comunitários. Abriram agora bastantes concursos no âmbito do QREN. Não consigo dizer-te já se algum se adequa ao teu projecto mas com certeza haverá hipótese de, agora ou no futuro, te candidatares a um deles.
Se precisares de ajuda nessa área, está à vontade para contactar por mensagem.

Bolachinha
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sexta-feira, 05 setembro 2008 0:31

Mensagem por Bolachinha »

Olá....
Eu mais dia menos dia vou para o desemprego, e olhando para este tópico, coloco uma questão!
Se eu abrir uma empresa de prestação de serviços.
Sendo a prestação dos meus serviços fazer companhia a um idoso na sua ida à consulta médica, ou ir a sua casa fazer uma higiene diária ao idoso ou à sua própria casa,fazer uma refeição ir à farmácia, ir ao supermercado, etc.
O que devo fazer? Que passos devo dar?
Obrigada

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Bolachinha Escreveu:Olá....
Eu mais dia menos dia vou para o desemprego, e olhando para este tópico, coloco uma questão!
Se eu abrir uma empresa de prestação de serviços.
Sendo a prestação dos meus serviços fazer companhia a um idoso na sua ida à consulta médica, ou ir a sua casa fazer uma higiene diária ao idoso ou à sua própria casa,fazer uma refeição ir à farmácia, ir ao supermercado, etc.
O que devo fazer? Que passos devo dar?
Obrigada
Posso estar enganado, mas se quer estar legal basta chegar às finanças e colectar-se com essa actividade (não sei se existe). Depois à SS e pronto. O resto são as questões burocraticas normais que lhe explicam nas finanças e SS.

Bolachinha
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sexta-feira, 05 setembro 2008 0:31

Mensagem por Bolachinha »

Bom dia...
A minha questão, é assim tão simples?
Chego ás finanças digo que pretendo colectar-me?
E que perguntas é que eles me irão fazer?
E na Segurança Social?
Que perguntas é que me farão?
Alguém me pode ajudar nesta parte burocrática!!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Isso é melhor perguntar lá... não há volta a dar, explica o que quer, e se tiver sorte concerteza que a pessoa lhe explica e trata de tudinho, é rápido. Agora nem é preciso comprar o livro de recibos, é tudo feito online.

Agora a questão na SS deverá ser diferente, se começar a trabalhar dessa forma, provavelmente ficará sem o subsidio de desemprego.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Bolachinha Escreveu: Sendo a prestação dos meus serviços fazer companhia a um idoso na sua ida à consulta médica, ou ir a sua casa fazer uma higiene diária ao idoso ou à sua própria casa,fazer uma refeição ir à farmácia, ir ao supermercado, etc.
O que devo fazer? Que passos devo dar?
Obrigada
1º é necessário constituir a empresa.Depois é preciso arranjar um contabilista e colectar-se nas finanças. Mas só vale a pena criar 1 empresa se tiver clientes, caso contrário é 1 despesa mais...Registe o nome, faça uma boa divulgação e depois avança p/ o resto. Em nome individual não vale a pena - já há mta gente e qq auxiliar doméstica faz isso. Deve apostar tb numa diferenciação, tipo cuidados de enfermagem, ou qq outra valência que a destaque dos outros prestadores (assim de repente, estou a lembrar-me 4 empresas de cuidados seniores...).Coimbra está saturada de serviços, antes de iniciarem um negócio certifiquem-se que há um nicho de mercado por explorar, ou preparem-se para muitas dores de cabeça.
É só a m/ opinião claro, não entenda como destrutiva, mas os tempos estão difíceis e ou se aposta num sector/cliente que não é afectado (e nesse caso tem k ser algo mesmo inovador) ou então é para um público-alvo k adquire apenas o indispensável/barato (vão querer que além de acompanhar o idoso tb lhe limpe a casa e cozinhe aos Domingos). Se mesmo assim prosseguir, é 1 mulher de coragem, considere-me p/ sua sócia! :wink:


.
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Responder