Estado adquire radares mas aceleras continuam impunes na VCI

O geral das generalidades... para discutir tudo!
lude
Regular
Regular
Mensagens: 129
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Estado adquire radares mas aceleras continuam impunes na VCI

Mensagem por lude »

Li recentemente que o Estado vai adquirir 30 novos radares fixos para colocar em 90 localizações de Norte a Sul do País, sendo feita periodicamente a sua rotação.
Por outro lado, hoje li que os condutores continuam a circular em excesso de velocidade na VCI! Os radares estão lá a funcionar, mas as multas não são processadas!

__________________________________________________________________________

Ninguém quer saber dos radares da VCI (IC23), no Porto. Desde 2007 que ninguém se responsabiliza pelo processamento das multas.

Imagem

Há quase três anos que os excessos detectados pelos radares da Via de Cintura Interna (VCI/ IC23) não têm consequências e, ao que tudo indica, a situação assim continuará. Na prática, tanto faz passar pelos controladores de velocidade a 90, 100, 120 quilómetros por hora ou mais porque o condutor não recebe as multas.

Desde que a Câmara do Porto deixou de ter competência sobre a gestão da via - em Dezembro de 2007 passou para a Estradas de Portugal que a integrou na concessionária Auto-estradas do Douro Litoral (AEDL) - que ninguém assume a responsabilidade pelo levantamento dos autos.

No entanto, em Abril deste ano, a Autarquia portuense garantiu, ao JN, que o contrato celebrado entre a Estradas de Portugal e a concessionária da VCI obrigava esta última a instalar um novo sistema de controlo de tráfego até Junho passado.

Contactada pelo JN sobre o andamento do processo, a AEDL reiterou, por escrito, que o contrato de concessão não inclui a colocação, operação, manutenção e/ou substituição dos equipamentos de controlo de velocidade instalados.

"A Auto-estradas do Douro Litoral é uma concessionária de auto-estradas e não uma autoridade de viação e trânsito", justifica a empresa.

Por outro lado, continua a AEDL, "o contrato de concessão prevê, sim, a colocação, operação e manutenção de equipamentos de telemática rodoviária", como por exemplo câmaras, painéis de mensagens ou postos SOS. Mas nesta lista "não se incluem os radares de controlo de velocidade", frisa fonte da concessionária.

A mesma fonte acrescenta, ao JN, que estão a ser feitos estudos para a colocação dos respectivos equipamentos na VCI, mas não soube precisar datas para a sua entrada em funcionamento. A concessão daquela via à AEDL estende-se até 2012.

Até finais de 2007, as infracções detectadas pelos radares eram processadas pela Autarquia do Porto que as enviava para a antiga Direcção-Geral de Viação para a respectiva cobrança. Foi, aliás, a Câmara que desembolsou meio milhão de euros para pagar o sistema de controlo de velocidade. Quando a VCI passou para a Estradas de Portugal, esta pagou 350 mil euros à Câmara pelos radares, mas as multas deixaram de ser processadas.

Estradas de Portugal, AEDL e Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias (InIR) rejeitam responsabilidades na gestão do sistema.

Conforme já noticiado, a Estradas de Portugal diz que a competência é do InIR e este organismo, dependente do Ministério das Obras Públicas, empurra para o Ministério da Administração Interna. Que, por sua vez, encaminha para a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (antiga Direcção-Geral de Viação).

Esta justifica que apenas lhe cabe proceder à instrução dos processos de contra-ordenação com base nos autos que lhe são remetidos. Conclusão: ninguém assume a responsabilidade pelo processamento das multas.

Não se sabe se o sistema, já degradado e com alguns painéis desligados, continua a disparar quando detecta a passagem de veículos a mais de 90 quilómetros por hora. Certo é que não há multas.

Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1649020

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Desde que esses radares estejam identificados como estão os da VCI acho muito bem. Agora radares debaixo dos viadutos escondidos atrás dos pilares dos mesmos, isso não tem jeito nenhum :?

JPMATRIX
Regular
Regular
Mensagens: 189
Registado: terça-feira, 08 junho 2010 3:06

Mensagem por JPMATRIX »

E camiões encostados na berma da estrada com uma suposta avaria a tapar um radar? esses sim é que metem dó.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Quem não deve, não teme

Mensagem por bluestrattos »

Provérbio popular: "Quem não deve, não teme".

Em vez de andarem preocupados à caça dos radares, para reduzir a velocidade durante x segundos e depois voltarem a prevaricar, deviam experimentar cumprir a lei.

Avatar do Utilizador
cereal86
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: segunda-feira, 28 janeiro 2008 20:35
Localização: Coimbra

Mensagem por cereal86 »

120 Km/h numa autoestrada mete dó! Tanto morres a 120 como a 50. O problema nao está na velocidade, está na falta civismo porque as pessoas estão cada vez mais invejosas e so pensam nelas proprias nao fazendo o pisca para mudar de direccão ou ultrapassagem, respeitar a regra da cedencia de passagem e dificultar a vidas aos outros condutores e muitos fazem asneiras e ainda reclamam que tem razão...enfim!

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Esta história dos radares da VCI e do respectivo não processamento de multas não me parece que seja verdadeira. Conheço uma pessoa que foi multada por ir em excesso de velocidade junto ao Estádio do Dragão... Não é essa a VCI e não é aí que estão os supostos radares?
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

cereal86 Escreveu:120 Km/h numa autoestrada mete dó! Tanto morres a 120 como a 50. O problema nao está na velocidade, está na falta civismo porque as pessoas estão cada vez mais invejosas e so pensam nelas proprias nao fazendo o pisca para mudar de direccão ou ultrapassagem, respeitar a regra da cedencia de passagem e dificultar a vidas aos outros condutores e muitos fazem asneiras e ainda reclamam que tem razão...enfim!
Concordo que há muita falta de civismo. Por parte de quem anda depressa e de quem anda devagar.

Não posso concordar com as consequências serem as mesmas se tiveres um azar a 50 km/h ou a 120 km/h. A distância de travagem aumenta drasticamente com a velocidade e, mesmo havendo muito civismo, não se está livre de imprevistos, como sujidade na estrada, um problema mecânico, pneu rebentado, etc.

Eu circulo habitualmente entre os 120-140 km/h, de acordo com as condições no momento, e tenho a perfeita noção de que se algo corre mal... corre mesmo mal. Além disso, com a experiência passei a achar que os 10 minutos que poupo a ir a 160 de Coimbra a Lisboa (por exemplo) não compensam o risco que se corre.

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

Eu até acho que o limite nas autoestradas devia ser elevado pelo menos para 160.
O limite de 120Km/h é perfeitamente obsoleto nos dias que correm, foi um limite imposto numa altura em que os carros não eram minimamente seguros. Com um carro actual, mesmo de media/baixa gama faz-se uma viagem Coimbra-Lisboa a 160 pela A1 com mais segurança do que se faz a 120 num carro de média/baixa gama com 10 ou 20 anos.

winger, só um reparo, n poupas 10mins na viagem se em vez de andares a 120 andares a 160, poupas cerca de 40mins.

Atenção que com isto não estou a querer dizer que devemos todos andar a acelerar à fartazana, devemos é ser responsáveis, eu já fiz a A1 a 90 e tb já a fiz a 170, depende do carro que levo e das condições. Também estou seguro que o facto de não ter sido multado foi pura sorte, mas uma coisa é certa, nunca pus nenhum outro utente da via em perigo.

Quanto à VCI, e devido à natureza da via, era bom que de facto fosse melhor controlada, até porque sempre que há um acidente naquela zona o fica tudo entupido num instante...

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Re: Quem não deve, não teme

Mensagem por pedro.slv »

duffy Escreveu:Desde que esses radares estejam identificados como estão os da VCI acho muito bem. Agora radares debaixo dos viadutos escondidos atrás dos pilares dos mesmos, isso não tem jeito nenhum :?
Concordo. Radares sim, mas devidamente identificados.
Além disso, em zonas de perigo ou sinalizadas como pontos negros.
bluestrattos Escreveu:Provérbio popular: "Quem não deve, não teme".
Em vez de andarem preocupados à caça dos radares... deviam experimentar cumprir a lei.
Pela tua conversa calculo que andes a pé... Não conheço nenhum condutor que cumpra sempre os limites.
Quer dizer... Uma vez, no "Noites Marcianas", o Carlos Cruz garantiu que nunca tinha passado dos 120Km/h no seu BMW M5...

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Quem não deve, não teme

Mensagem por bluestrattos »

pedro.slv Escreveu:
duffy Escreveu:Desde que esses radares estejam identificados como estão os da VCI acho muito bem. Agora radares debaixo dos viadutos escondidos atrás dos pilares dos mesmos, isso não tem jeito nenhum :?
Concordo. Radares sim, mas devidamente identificados.
Além disso, em zonas de perigo ou sinalizadas como pontos negros.
bluestrattos Escreveu:Provérbio popular: "Quem não deve, não teme".
Em vez de andarem preocupados à caça dos radares... deviam experimentar cumprir a lei.
Pela tua conversa calculo que andes a pé... Não conheço nenhum condutor que cumpra sempre os limites.
Quer dizer... Uma vez, no "Noites Marcianas", o Carlos Cruz garantiu que nunca tinha passado dos 120Km/h no seu BMW M5...
Se o português é xico esperto para se esquivar a tudo, porque razão as autoridades não podem ser mais "xicas-espertas" para apanhar os mesmos ?

E não não sou um santo, ocasionalmente ultrapasso os limites, mas nunca acima dos 20% do limite no local. Aliás, uma semana por mês conduzo dentro dos limites afixados.

Numa AE circulo entre 90-120, mais que isso e já gasto demasiado combustível (e ele está caro (pelo menos para mim, mas para outros deve estar ao preço da uva mijona)).

Não me considero santo, e também prevarico, mas não me queixo dos radares. Se sei que estou a infringir, só tenho de me sujeitar, e não criticar as autoridades.

E termino com outro provérbio popular: "Quem anda à chuva, molha-se" :)

lude
Regular
Regular
Mensagens: 129
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

banjix Escreveu:Esta história dos radares da VCI e do respectivo não processamento de multas não me parece que seja verdadeira.
Trata-se de uma notícia publicada no Jornal de Notícias, até meti o link para o artigo original para os mais cépticos.
Mas, este tipo de notícia (que não estão a ser passadas multas na VCI) aparecerem em muitas outras publicações, como por exemplo:
- http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t= ... eos_page=8
- http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=211082
- http://diario.iol.pt/sociedade/radares- ... -4071.html

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

lude, eu vi o link que deixaste, mas a verdade é que uma pessoa conhecida minha foi multada em 2009 (embora só há pouco tempo a multa tenha chegado a casa) por excesso de velocidade junto ao Estádio do Dragão. Aí é VCI, certo?
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
JoséL
Suspenso
Suspenso
Mensagens: 214
Registado: sexta-feira, 26 março 2010 21:00
Localização: Coimbra

Mensagem por JoséL »

Um bocado de off-topic.
A Falta de segurança com que se conduz:
http://www.youtube.com/watch?v=_JvQZlez ... r_embedded#!

Em relação aos radares só fazem os condutores gastar travão e gasolina pois travam para não levar a multa e voltam acelerar! :wink:

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

JoséL Escreveu:Um bocado de off-topic.
A Falta de segurança com que se conduz:
http://www.youtube.com/watch?v=_JvQZlez ... r_embedded#!

Em relação aos radares só fazem os condutores gastar travão e gasolina pois travam para não levar a multa e voltam acelerar! :wink:
Depende... se for dos que andam sempre com o pé no travão :p

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

JoséL Escreveu:
Em relação aos radares só fazem os condutores gastar travão e gasolina pois travam para não levar a multa e voltam acelerar! :wink:
Nem que seja só para isso já servem para alguma coisa...

Responder