Girasolum - caso de vida ou morte?

O geral das generalidades... para discutir tudo!

O vosso centro comercial "preferido"

Girasolum
3
6%
Avenida
1
2%
Atrium Solum
2
4%
Dolce Vita
17
34%
Golden
0
Sem votos
Mayflower
0
Sem votos
Forum
27
54%
 
Total de votos: 50

Colorvita
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 12 janeiro 2010 17:30
Localização: coimbra
Contacto:

Girasolum - caso de vida ou morte?

Mensagem por Colorvita »

Bom dia!

Decidi inscrever-me neste forum para lançar esta discussão, sinceramente ainda não vi nada relacionado com isto (apenas um tópico sobre "novos shoppings em Coimbra"). De facto, os novos shoppings em Coimbra vieram retirar clientes às lojas nos antigos centros comerciais como o Avenida, o Golden, o Mayflower e o Girasolum.

O Avenida tem procurado um novo rumo, e os comerciantes têm-se esforçado por vender qualquer coisa mas tem sido complicado como todos devemos notar quando entramos naquele shopping. Outrora os cinemas davam uma vida única ao Centro Comercial Avenida, que com a chegada os Lusomundo(s) ao Dolce Vita e Forum morreram completamente... e assim se perdeu uma das melhores salas de teatro da cidade de Coimbra, muito versátil, com uma capacidade para receber imensas pessoas.

O Girasolum foi pelo mesmo caminho, e apesar da reabilitação que está à vista, e que a meu ver ficou excelente, há muita gente que nem tenta lá entrar ou nem sabe da existência de lojas naquele shopping. A partir do momento que deixaram de haver cinemas, as lojas começaram a fechar, e as que existem encontram-se "ameaçadas". Falo por experiência própria, porque trabalho no Girasolum e conheço quem lá trabalha e todos sentem que há muito por fazer mas têm as mãos atadas.

O centro comercial Golden... bem, esse praticamente está com certificado de morte com os pés mais para a cova que outra coisa. Penso que nada foi feito para "reabilitar" este Centro Comercial de vida e as lojas que se instalaram ultimamente têm vindo a fechar também. A localização é excelente, como é o caso do Avenida e do Gira, mas infelizmente não está a contribuir para nada!

Outro que morre lentamente é o Mayflower... Lembro-me que quando era mais pequena ia lá à Coimbra Desportos, a uma loja de brinquedos e comprar roupa com a minha mãe, mas agora o que me parece é que vive dos escritórios e dos restaurantes/cafés/pastelarias lá instalados... e praticamente é isso.

Eu gostava de saber a vossa opinião especificamente acerca do futuro do Girasolum, principalmente sabendo que (segundo os rumores) vamos ter novo centro comercial mesmo à porta e - consequentemente - nova concorrência acérrima. Gostava que me disessem se conhecem o shopping, se frequentam algumas das lojas e sugestões para os vendedores procurarem promover o seu negócio. Peço a todos os que não conhecem que nos visitem :D quem sabe ficarão surpreendidos com algumas coisas que lá se podem encontrar!
Só para que tenham uma ideia, existem no Girasolum vários cabeleireiros, lojas de lingerie com imensa escolha (agora estão todas em saldos 50% e 70%), lojas de roupa com peças únicas, restaurantes, cafés, costureiras, loja de fotografias... e destaco em especial a Naraneko que é uma loja que vende coisas relacionadas com Manga e Anime (aquele encanto Japonês...), e a Colorvita que vende produtos profissionais de cabeleireiro e cosmética [b]a toda a gente [/b] (não só a profissionais) a preços bem acessíveis.

Bem, fica o pedido: participem neste tópico, tragam ideias e venham visitar-nos! As sugestões para promoção para uns serão para todos, por isso em nome de todas as alminhas que trabalham nestes centros comerciais e vêm o seu posto de trabalho ameaçado, agradeço a vossa participação! Se tiverem alguma dúvida, procurarei responder da melhor forma :roll:

Parabéns pelo forum, e obrigada por me acolherem!

Sara.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Não podes colocar o avenida ao nível de um fórum... Não voto porque são centros completamente diferentes, uns com um nível de gestão ao mais alto nível outros com uma gestão que faz o que pode... Não têm as mesmas armas.

De todos tenho mais pena é do avenida, era o centro onde fui sempre ao cinema, até ao dia em que os srs decidiram passar filmes que não lembravam ao menino jesus, assim obviamente as salas ficaram vazias e arranjaram motivo para fechar as mesmas.

Em relação ao gira, é um centro comercial que não gosto e não frequento de todo, a não ser que seja mesmo necessário.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Bem, eu acho que só entrei no Gira uma vez... e das outras vezes que lá fui, ia apenas tomar café, mas isso também é coisa que não faço à anos, era mais na altura em que estudava. Acho que os shoppings de que falas tornaram-se numas "mercearias" gigantes, as pessoas só lá vão em última necessidade, ou porque sabem que existe lá determinado produto a preço acessivel.
Por outro lado, se calhar a "decadência" desses shoppings fez com que as rendas baixassem e permitiu a abertura de lojas com um público alvo mais especifico, como essa de Anime, e que se calhar era impossivel abrir noutro lado. Mas isto já são suposições :)

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Esqueci-me de referir que não voto porque não tenho um centro comercial de eleição, não são sítios que me puxem a ir lá só por ir ou para passar tempo, normalmente quando me desloco é com uma finalidade. A distinção que faço do meu ponto de vista, é Forum durante o verão para tomar café na esplanada e Dolce Vita para compras, gosto mais das lojas e tem menos confusão.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

olha cagei bem de alto para centros comerciais e essa porcaria toda que prai anda. Eu nao entendo a ideia das pesssoas neste pais. Preferem passar a porcaria de 1 fim de semana num centro comercial, perderem tempo a tentar estacionar o carro, em filas, em confusoes, em barulho, etc, etc.

Se agora viessem um dia alegre com 1 sol agradavel onde e que as pessoas iam?! Ao centro comercial, entao pois claro. Depois 1 pessoa poe-se a falar com essas pessoas e apos perguntas do tipo:

Epa ja fecharam o muse militar ca em coimbra.
Museu militar!? onde e que e isso?!:roll:

Epa fui ao museu zoologico e vi la uns cogumelos enormes que nem sabia que existiam.
Onde e que e o museu zoologico?!:roll:


Quantos pessoas ai pela cidade nao sabem sequer que D. Afonso Henriques esta ca sepultado, e nem e preciso pagar nada para o ver?!

O pior e que ainda querem fazer mais centros comerciais no pais, e coimbra n escapa a isto. Actualmente acho q o melhor sitio para fazer compras e a baixa.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A Baixa tem lá boas lojas (ainda há tempos comprei uns sapatos bons e produtos de banho maravilhosos), mas também há lojas (uma parte considerável) que poderiam e deveriam ser bem melhores. Veja-se quantas tinham decorações de Natal, a qualidade do atendimento, dos produtos, preços... nalgumas lojas há vontade de fugir...
Tenho pena do Gira, por ser o centro que é e por ter perdido tanta importância, e do Avenida, pelo cinema e as lojas... é pena ver 90% do espaço sem ninguém. Aquele 4º andar, espaçoso, tem o Jocas e pouco mais. Nem o espaço infantil, nem o cinema... :(
Vou ao Fórum porque tem o Continente e a FNAC, sobretudo... e raramente vou ao DV porque é do outro lado da cidade... e as lojas de que preciso (supermercado e Worten) existem no Fórum...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Acho que a essa lista ainda falta acrescentar o "Primavera" que a não ser que se tenham unido ao Mayflower, fica ao lado deste.

Mas concordo com a descrição feita sobre o Golden. Lembro-me quando era pequeno (e quem me conhece quer dizer que já foi há muito tempo :D) e lá passear com os meus pais e aquilo andava cheio de gente. Depois não sei precisar quando, aquilo começou a morrer, e neste momento a única coisa que pode salvar o imóvel é torná-lo em apartamentos e em escritórios.

O Avenida também teve os seus dias de glória, principalmente enquanto as salas de cinema estiveram a funcionar. Depois a Lusomundo chegou a Coimbra e fez-se o funeral a estas salas de cinema e Teatro (acho que cheguei a ir lá ver uma peça qualquer).

O Gira com o aparecimento do um novo e maior Shopping mesmo ali ao lado, começou a perder ainda mais clientela. Digo ainda mais porque as salas de cinema levavam para lá muita gente.

Não tenho um favorito, mas provavelmente o Forum Coimbra é onde vou mais vezes, principalmente porque fica perto da minha casa. Mas tal como Duffy, nem é para passear mas somente porque é lá que vou ao Continente ou se precisar de algo da FNAC, ou de uma outra grande superfície.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

O Coimbrashopping também é "gente"! Faltou-te esse!

Olha... Eu gosto do Gira. Está bonito. A renovação correu muito bem. Depois beneficia de estar numa zona muito movimentada. Mas acho que o caminho é a elitização. Isto é... há certos espaços que ganham mais se forem mais requintados e menos curriqueiros. Acho que esse pode ser um caminho para os lojistas sobreviverem. Depois falta animação e dinâmica. E, mais uma coisa, itens diferenciadores. Se eu comprar no Gira o mesmo que compro no Fórum, vou sempre preferir ir ao Fórum, porque vou com o rabo alapado no carro! O Gira tem de vender coisas que mais ninguém venda, entendes? Tem de haver originalidade. Se não, nada feito.

Colorvita
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 12 janeiro 2010 17:30
Localização: coimbra
Contacto:

Mensagem por Colorvita »

Ahah pois é, esqueci-me do Coimbra Shopping... o mais "estranho" é que até já lá trabalhei e vou lá sempre ao Continente :lol: deve ser trauma. Considerem então como acrescentado, apesar de eu agora não conseguir modificar o quadro de votação. O Primavera como está colado ao Mayflower esqueci-me :) por muito tempo também julguei que fosse tudo a mesma coisa... é o mesmo edifício!
Sim, lojas que sejam únicas no Gira vão sempre chamando aqui alguns clientes, e acredito que se apostassem mais em animação também conseguiam destacar-se mais. Infelizmente isso são coisas que não competem aos lojistas mas à administração, que sinceramente acho que sofre de uma grande lacuna de marketing e não podemos fazer nada quanto a isso. Inicialmente queriam trazer para o Gira bowling, depois escritórios de médicos no último piso... isto ia aumentar a "credibilidade" do shopping, mas nada foi aceite.
Quanto aos passeios nos centros comerciais, não é isso que estou a defender no tópico, e antes pelo contrário. Eu também acho que é uma parvoice as pessoas deixarem de lado a cultura, o desporto, os passeios ao ar livre, e irem passear-se ao centro comercial. E infelizmente isso vê-se cada vez mais, acabando por ir de encontro a uma cultura consumista com que todos somos bombardeados. Eu trabalho num centro comercial, a última coisa que quero é ir para lá no meu tempo livre, e mesmo que não trabalhasse.... dúvido que poria lá os pés muitas vezes, apenas para compras necessárias e pronto!
A questão é esta mesma: ao terem construído novos centros comerciais,os antigos ficaram às moscas e os novos estão sempre a abarrotar, e em vez de serem como antes considerados edifícios onde se vai quando se quer comprar algo, tornaram-se "mobiliário urbano" destinado a passeios em tempo livre. Tudo isto acaba por ser uma grande bola de neve infelizmente: os espaços verdes são substituídos por estes, os antigos ficam esquecidos e acabam por se "degradar", a cidade evolui... que a meu ver é uma "evolução em retrocesso total".

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Eu não concordo com essa visão do crescimento da cidade numa perspectiva de retrocesso. Os tempos mudam e é preciso inovar. O Gira já foi um centro comercial brutal. Tinha cinema numa altura em que, cinema em Coimbra, era no Avenida e no Gira. Aliás, era chique ir ao Gira. Quando abriram os novos centros comerciais, o Gira deixou de ter a importância que tinha. E ainda bem... as pessoas passaram a ir a outros centros comerciais porque era maiores, mais modernos e com lojas que as pessoas preferiam. Se o Gira fosse fantástico, então não estaria a passar por dificuldades, porque os clientes que tinha continuariam lá em vez de irem para os novos centros comerciais.

Vou dar-te o exemplo dos cinemas: o cinema no Gira era muito antigo. Foi feito um esforço, uns anos antes de fechar, para modernizar as salas, mas, sejamos francos, as salas eram más! O Gira aproveitava-se de só haver outro cinema em Coimbra e, assim, sabia que podia investir pouco porque tinha os clientes sempre garantidos! Claro que quando vieram para Coimbra as salas decentes, o cinema no Gira teve de fechar! Estamos a falar de um centro comercial que está em crise mas que, quando esteve no auge não inovou o suficiente, chegando mesmo a aproveitar-se dos clientes.

Mas é mesmo assim... Eu acho que é preciso um tempo para tudo. O Coimbrashopping era a novidade e estava sempre cheiuo de gente, quando abriu o Dolce Vita o pessoal foi todo para lá e agora é a vez do Fórum chamar mais pessoal do que qualquer outro. As coisas são mesmo assim... Quando abrir o complexo CinemaCity em Coimbra, as ZON do Dolce e do Fórum também vão perder muita gente! Isto é um ciclo. É preciso dar tempo para as pessoas amadurecerem. Então aí cada loja, cada centro comercial e cada cliente encontra o seu espaço.

Não tenhas dúvidas que só uma administração com ideias pode ressuscitar o Gira (que, de todos os centros comerciais pequenos, é o que padece menos)!
Um bowling no Gira era um óptimo ponto de partida! Má ideia não terem avançado com isso! Animação é precisa para fixar os clientes que o Gira tem hoje! O bowling é uma excelente ideia para chamar gente de fora. Ideias precisam-se. Queixas não ajudam. Se tens ideias vai à administração e mostra-lhes o que pensaste. Não te limites a queixares-te para o lado, porque isso, acredita, não leva a nada!

;) Gosto de saber que há gente preocupada com os pequenos centros comerciais. Parabéns!

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Durante muitos anos fizeram-se vários centros comerciais em Coimbra que já na altura me pareciam desfasados do tempo. Se o Gira e o Primavera até eram mais ou menos decentes, que dizer de outros minusculos e com poucas lojas como o Sofia, Visconde, D. Dinis, Arnado etc? Parece que se aproveitavam todos os recantos para se instalar um centro comercial, alguns com meia dúzia de lojas pequenas e apertadas. Quando se fez o Avenida, sempre era outra coisa, mas o edifício tinha nitidamente problemas de funcionalidade e circulação que afastavam as pessoas de lá (tirando os cinemas, as lojas em geral estavam às moscas).
Até que surgiram centros comerciais com outra filosofia, maiores, priveligiando os espaços amplos de circulação, como o CoimbraShopping e depois o DolceVita e Forum, e como é evidente tornaram-se mais atractivos. Neste momento os pequenos centros comerciais vivem quase só dos cafés e restaurantes que sempre vão atraindo pessoas que por ali trabalham. No caso do Gira, nem isso acontece dada a proximidade com o DV.
Penso que deêm as voltas que derem os pequenos centros comerciais estão condenados. A oferta de lojas é imensa por toda a parte, até nos centros mais movimentados elas abrem e fecham constantemente, dificilmente sobreviverão nestes centro menores. Mesmo que apostem em lojas alternativas, que poderam atrair pessoas diferentes, dificilmente se safarão. Acho que o destino destes locais é transformarem-se em edificios com outras valências (escritórios, serviços etc.) pois o comércio dificilmente poderá ser espevitado.

T3.coimbra
Regular
Regular
Mensagens: 120
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 1:12

Mensagem por T3.coimbra »

Respondendo apenas sobre o Gira.

Há o piso 0 do gira e há os outros.
O 0 está sempre bem movimentado, com o S.José e as outras lojas sempre bem compostas- então no bom tempo nem se fala. Isso tb leva as pessoas a irem às outras lojas do mm piso (perfumaria;papelaria; lojas extra..).

Depois há os outros pisos.

Problema? terem sido obrigado a tirar de lá a sex shop - era a melhor de Coimbra.
Problema? O piso da IURD - só leva lá mm o fieis... e esses não são consumidores.

Soluções? Lojas únicas e para consumidor com €€€ (que há ali na zona). Na mm zona mas fora do gira já há outras lojas do género (Góis, Fátima Lopes, e outras nos mesmo edifícios)

Soluções? Arranjar animação... tanto espaço ali à frente e não se faz uso dele.
-------------

Outros

DV - gosto. Calmito, com lojas que cheguem.
Forum - Só vou mm pena FNAC

Outros. Já não me lembro de lá por os pés (falta de estacionamento ou a apagar; sem lojas/vida)

Baixa? Falta de estacionamento ou a apagar; sem lojas/vida. A insegurança

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

bru_nex Escreveu:Eu não concordo com essa visão do crescimento da cidade numa perspectiva de retrocesso. Os tempos mudam e é preciso inovar. O Gira já foi um centro comercial brutal. Tinha cinema numa altura em que, cinema em Coimbra, era no Avenida e no Gira. Aliás, era chique ir ao Gira. Quando abriram os novos centros comerciais, o Gira deixou de ter a importância que tinha. E ainda bem... as pessoas passaram a ir a outros centros comerciais porque era maiores, mais modernos e com lojas que as pessoas preferiam. Se o Gira fosse fantástico, então não estaria a passar por dificuldades, porque os clientes que tinha continuariam lá em vez de irem para os novos centros comerciais.

Vou dar-te o exemplo dos cinemas: o cinema no Gira era muito antigo. Foi feito um esforço, uns anos antes de fechar, para modernizar as salas, mas, sejamos francos, as salas eram más! O Gira aproveitava-se de só haver outro cinema em Coimbra e, assim, sabia que podia investir pouco porque tinha os clientes sempre garantidos! Claro que quando vieram para Coimbra as salas decentes, o cinema no Gira teve de fechar! Estamos a falar de um centro comercial que está em crise mas que, quando esteve no auge não inovou o suficiente, chegando mesmo a aproveitar-se dos clientes.

Mas é mesmo assim... Eu acho que é preciso um tempo para tudo. O Coimbrashopping era a novidade e estava sempre cheiuo de gente, quando abriu o Dolce Vita o pessoal foi todo para lá e agora é a vez do Fórum chamar mais pessoal do que qualquer outro. As coisas são mesmo assim... Quando abrir o complexo CinemaCity em Coimbra, as ZON do Dolce e do Fórum também vão perder muita gente! Isto é um ciclo. É preciso dar tempo para as pessoas amadurecerem. Então aí cada loja, cada centro comercial e cada cliente encontra o seu espaço.

Não tenhas dúvidas que só uma administração com ideias pode ressuscitar o Gira (que, de todos os centros comerciais pequenos, é o que padece menos)!
Um bowling no Gira era um óptimo ponto de partida! Má ideia não terem avançado com isso! Animação é precisa para fixar os clientes que o Gira tem hoje! O bowling é uma excelente ideia para chamar gente de fora. Ideias precisam-se. Queixas não ajudam. Se tens ideias vai à administração e mostra-lhes o que pensaste. Não te limites a queixares-te para o lado, porque isso, acredita, não leva a nada!

;) Gosto de saber que há gente preocupada com os pequenos centros comerciais. Parabéns!
O que é o cinemacity, onde vai abrir, etc. sff :P

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

CinemaCity é um complexo de cinema com supostamente lojas dentro.

Digo supostamente porque em Leiria o CinemaCity já abriu há uns 2/3 anos e só tem os cinemas e todas as lojas estão fechadas (nem acabadas estão!)

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Vai ser construído junto à nova Gare intermodal de Coimbra. Toda a zona entre a Estação Nova e a futura Gare (que substituirá Coimbra-B) vai ser requalificada. Vão construir-se pequenas galerias comerciais, uma Arena para desporto, concertos, espectáculos e conferências, um complexo de cinemas da CinemaCity (que vale, quando mais não seja, para acabar com o monopólio da ZON em Coimbra), espaços verdes e de habitação. :)

Depois, com a construção da nova ponte, deve ser demolido o actual viaduto da Casa do Sal e toda essa zona vai ser requalificada. Vai ficar bonito.. E bem que Coimbra precisa de uma entrada digna. Esta vai ser a porta para quem chega à cidade de comboio e de expresso... vai ter lugar para transporte pessoal, taxis, autocarros e metro. Vai ser uma coisa como deve ser. No fundo, ainda não avançou porque é preciso saber onde passa o TGV antes de se poder construir a estação.

Responder