Girasolum - caso de vida ou morte?

O geral das generalidades... para discutir tudo!

O vosso centro comercial "preferido"

Girasolum
3
6%
Avenida
1
2%
Atrium Solum
2
4%
Dolce Vita
17
34%
Golden
0
Sem votos
Mayflower
0
Sem votos
Forum
27
54%
 
Total de votos: 50

Avatar do Utilizador
natercio
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: quarta-feira, 17 fevereiro 2010 4:35

Mensagem por natercio »

micromys Escreveu:
Chong Li Escreveu:Ainda sou do tempo.........LOL............ que ia passear ao Golden e aquilo estava à pinha! Também não havia mais nenhum! É difícil de imaginar, não é?! Tinha uma loja brutal no piso 0, de jogos de computador! Eu delirava com aquilo! No 1º piso havia uma pastelaria que havia filas de "Kms" para o pão.
Tens boa memória! Também me lembro dessa loja de jogos de computador, existiu nos tempos dourados do ZX Spectrum.
Bons tempos, em que todos compravamos jogos pirateados do Spectrum sem sequer sabermos o que era a pirataria...
Só uns bons anos depois é que descobri que todas aquelas cassestes compradas em lojas eram pirateadas!

Avatar do Utilizador
Light-pt
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quarta-feira, 17 fevereiro 2010 15:26
Localização: Coimbra/Setúbal
Contacto:

Centros Comerciais vs Comércio Tradicional

Mensagem por Light-pt »

Conheço Coimbra de visita há cerca de 17 anos e vivo cá há pouco mais de 1 ano. O Avenida e o Primavera foram os primeiros Centros Comerciais que conheci. Mais tarde visitei por algumas vezes o Coimbra Shoping. Desde que vivo em Coimbra apenas visitei o Primavera, o DolceVita e o Fórum. Não gosto muito do DolceVita e fica-me um pouco fora de mão. O mais próximo da minha residência é o Fórum pelo que passei a frequenta-lo regularmente devido ao Continente em particular. Ocasionalmente exploro outras lojas no Fórum quando necessito de algum artigo em particular.
No Primavera entrei algumas vezes mas acabei por utilizar apenas os estabelecimentos de restauração porque a oferta não é apelativa e, a menos que me encontre na área, é um local que não procuro quando preciso fazer compras.
Sinceramente fico triste por observar inúmeras lojas fechadas nesses espaços comerciais e as existentes mais parecem náufragos esforçando-se por sobreviver sem contudo investirem na variedade de oferta, preços acessíveis e até mesmo em simpatia no atendimento, parecendo estarem a fazer-nos um favor na maioria das vezes. Outro senão é o desrespeito pelo cumprimento de horários, pois na maioria das vezes a ausência de clientes regulares leva-os a desmotivarem-se para o cumprimento do horário sendo frequente encontrarmos portas fechadas em pleno horário de expediente.
Usar os Centros Comerciais para passeio não me cativa e apenas me desloco lá quando necessito mesmo comprar algo.
Prefiro realmente o comércio tradicional da "baixa" mas detesto encontrar "Lojas Chinesas" porta sim, porta não, onde alguns preços compensam mas a qualidade não mas que são os únicos que se encontram abertos ao público todos os dias e num horário mais dilatado. Os preços praticados não são muito apelativos e depois há a dificuldade no estacionamento, sempre pagos e reduzidos. Restam os transportes públicos, quando não se encontram em greve semanas a fio...
E... não esquecer a importante questão do "poder de compra", esse "papão" que cada vez mais é o grande responsável pelo rastreio do essencial.
Quanto ao aumento das grandes superfícies comerciais penso já existirem em número suficiente. Inove-se e rentabilize-se o já existente.

Li alguém lá atrás referir-se aos Museus e outros espaços que passam despercebidos nesta corrida aos grandes Centros Comerciais e concordo. Mas para quem chega de novo à cidade ou regressa após uma longa ausência fica difícil perceber que alternativas aos Centros Comerciais a cidade oferece. Julgo que ajudaria imenso a essa divulgação uma coisa muito simples que existe noutras cidades: uma Agenda Municipal Mensal, distribuída gratuitamente pelo correio, que fornece uma lista de serviços públicos (números telf. úteis, farmácias de serviço, associações de apoio a vítimas, etc.), cinemas, teatros, museus, etc., com destaque para os eventos culturais agendados para esse mês, bem como outras informações relevantes relacionadas com saúde, educação, desporto, acção social. Sinto realmente falta dessa informação - serei única?

Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29
Localização: Æminivm
Contacto:

Mensagem por Infernalord »

É impressão minha ou até o Dolce Vita está um bocado à rasca para alugar as lojas, tanto que até já abriu um centro de ocupação de tempos livres pros mais novos e uma especie de galeria ... ?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Yep.
O a quantidade de lojas que já foram fechando ainda é grande...e abrem espaços de estudo,para crianças,exposição..é pena,mas é a realidade.
Love hurts

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Fala-se muito que os supermercados ou as grandes superfícies comerciais dão cabo do comércio tradicional, mas eu começo a achar que não será bem por causa das grandes superfícies que o comércio tradicional está a passar por dificuldades. Desconfio que as lojas de chineses causam bem mais estragos do que as grandes superfícies...
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Não concordo com isso, passa-se o mesmo no Bairro da Monac, existe um café com mercearia está num sítio propriamente escondido, não há publicidade/propoganda, sem isto como querem fazer frente? Os produtos são mais caros e as pessoas passam dificuldades para corresponder às suas exigências do mercado tradicional.

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Mensagem por micromys »

Realeza Escreveu:Não concordo com isso, passa-se o mesmo no Bairro da Monac, existe um café com mercearia está num sítio propriamente escondido, não há publicidade/propoganda, sem isto como querem fazer frente? Os produtos são mais caros e as pessoas passam dificuldades para corresponder às suas exigências do mercado tradicional.
Desculpa a minha ignorância, onde é o Bairro da Monac?

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

banjix Escreveu:Fala-se muito que os supermercados ou as grandes superfícies comerciais dão cabo do comércio tradicional, mas eu começo a achar que não será bem por causa das grandes superfícies que o comércio tradicional está a passar por dificuldades. Desconfio que as lojas de chineses causam bem mais estragos do que as grandes superfícies...

Lojas de chineses :lol: :lol:

Opa os chineses dao as pessoas aquilo q elas procuram. Preços baratos pelos bens q compram. Ainda ha muita gente q n se apercebe da real diferença de preços q se verifica entre muitos artigos a venda em Portugal. Como e q se percebe q 1 computador na fnac portuguesa seja mais barato do q na fnac francesa por exemplo?!Maquinas fotograficas idem. Cabe na ideia de alguem q 1 livro de romance em Portugal seja mais caro em Portugal do q no estrangeiro, mesmo apos este ter sido traduzido?! Em Portugal sempre se gostou de manter os preços altos, mas felizmente vieram os chineses, que mantem as lojas abertas durante mais tempo que os outros comerciantes, com bastantes artigos mais baratos e tu queres culpar os chineses por isto?!
Culpa mas e os maus habitos q os comerciantes portugueses apanharam...

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

micromys Escreveu:
Realeza Escreveu:Não concordo com isso, passa-se o mesmo no Bairro da Monac, existe um café com mercearia está num sítio propriamente escondido, não há publicidade/propoganda, sem isto como querem fazer frente? Os produtos são mais caros e as pessoas passam dificuldades para corresponder às suas exigências do mercado tradicional.
Desculpa a minha ignorância, onde é o Bairro da Monac?
É onde está instalada a Residencial Casa Branca.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

gunky Escreveu:Lojas de chineses :lol: :lol:

Opa os chineses dao as pessoas aquilo q elas procuram. Preços baratos pelos bens q compram. Ainda ha muita gente q n se apercebe da real diferença de preços q se verifica entre muitos artigos a venda em Portugal. Como e q se percebe q 1 computador na fnac portuguesa seja mais barato do q na fnac francesa por exemplo?!Maquinas fotograficas idem. Cabe na ideia de alguem q 1 livro de romance em Portugal seja mais caro em Portugal do q no estrangeiro, mesmo apos este ter sido traduzido?! Em Portugal sempre se gostou de manter os preços altos, mas felizmente vieram os chineses, que mantem as lojas abertas durante mais tempo que os outros comerciantes, com bastantes artigos mais baratos e tu queres culpar os chineses por isto?!
Culpa mas e os maus habitos q os comerciantes portugueses apanharam...
gunky, o que eu critico nos chineses não é propriamente o horário de funcionamento das suas lojas. Pelo contrário, elogio! Só tenho pena é que os comerciantes portugueses não queiram ver o que é evidente. Mas isso é problema deles, eles é que se queixam! O que eu critico nos chineses é a qualidade (ou a falta dela) dos seus produtos. O que eu critico, também, é quantidade enorme de lojas de chineses que existe em Portugal! Não achas que são demais? Eu acho que sim!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

bbernas
Estreante
Estreante
Mensagens: 12
Registado: quinta-feira, 08 abril 2010 19:13

Mensagem por bbernas »

Na minha opinião o girasollum ainda tem bastantes clientes... Não só nos cafés mas na loja de Mangas (banda desenhada Japonesa) e Merchandise, Naraneko, no 2º andar, ainda tem bastante movimente,principalmente à semana.....
"Kanpai, um brinde à cultura japonesa" Apareçam!

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43
Localização: Norte cuarago!

Mensagem por NunoRVicente »

Eu cada vez que lá vou, está sempre às moscas... Tem comércio sim, mas é para um grupo muito reduzido. Não é comercio de massas.

lude
Regular
Regular
Mensagens: 129
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

banjix Escreveu:O que eu critico nos chineses é a qualidade (ou a falta dela) dos seus produtos. O que eu critico, também, é quantidade enorme de lojas de chineses que existe em Portugal! Não achas que são demais? Eu acho que sim!
Quanto à qualidade dos produtos chineses, vê bem os produtos que tens em casa (que não foram comprados nas lojas chinesas!) e vais concluir que 90% vieram da china.
Por exemplo, a maior parte dos "produtos suecos" do IKEA são feitos na china :lol:

O que acontece é que na china fazem-se não só produtos bons, como também produtos muito baratos (muitas vezes com pouca qualidade) e estes últimos têm muita saída nas lojas chinesas.

Para terminar, como achas que é feito o teu iPod ou iPhone? Pela Foxconn, em Terry Gou, na China, é claro!
Até mesmo as tuas sapatilhas de marca são feitas na China (embora por outra empresa, como é evidente).

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Não se pode confundir o made in china, com o assembled in china.

lude
Regular
Regular
Mensagens: 129
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

userN Escreveu:Não se pode confundir o made in china, com o assembled in china.
Concordo. Há um ou outro componente num que não é produzido na china.
Mas, a maior parte são... Por exemplo, a TMC que é chinesa é o maior fabricante do mundo de chips. Eles fazem os GPU's da Nvidia, os chips da Altera, AMCC, LSI, Qualcomm, Broadcom, Conexant, Marvell, VIA.
Quando compras uma placa de rede sabes que é "assembled in china". Mas onde foram feitos os componentes? Os condensadores, resistências, etc feitos na China e o chip principal da Broadcom veio da ilha ao lado (que também faz parte da China), foi feito pela TMC

Assim de repente, a única coisa que me lembro que não é feita na China são os CPU's da Intel/AMD
Além disso, agora está na moda a utilização de condesnadores japoneses em alguns componentes de qualidade superior.

Responder