Blue Screen (Erro)

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Blue Screen (Erro)

Mensagem por RuiSantos »

Nos últimos tempos, tem acontecido no meu PC o chamado "bluescreen", como podem ver na seguinte foto.

Imagem

Já me foi dito que isto acontece quando ocorrem erros fatais que obrigam o Pc a reniciar. :o

Alguém sabe o que poderá estar a provocar isto em concreto?

Agradeço qualquer ajuda! :wink:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Esse erro costuma acontecer quando o disco está a falhar. Tens notado alguma lentidão a abrir programas ou alguns clicks ocasionais vindos do disco?

Esta seria uma boa altura para começar a fazer backups.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Pedro Escreveu:Esse erro costuma acontecer quando o disco está a falhar. Tens notado alguma lentidão a abrir programas ou alguns clicks ocasionais vindos do disco?
Sim, tenho notado alguma lentidão.
Já agora - não sei se terá alguma relação - mas há uns dias resolvi fazer uma desfragmentação do disco que demorou cerca de 9h!
Pedro Escreveu:Esta seria uma boa altura para começar a fazer backups.
É melhor, é! :wink:

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

o portcls.sys é um driver de sistema para os dispositivos de audio pci e isa/dma.
Qual é a tua placa de som ?

ps: não invalida que não possas ter o disco a dar o berro. faz um checkdisk e verifica o registo.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Se pesquisares no google existem vários tópicos a falar sobre erros semelhantes, lê este, pode ser que seja semelhante o teu problema

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O tipo de erro e o stop code (assim como o seu segundo argumento) costumam ser indicativos de problemas com o disco, pelo que o driver de som pode ter sido apanhado no meio por acaso. Quando este problema ocorre é sempre indicado este driver ou vai variando?

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Obrigado. Já dei uma vista de olhos nesse tópico mas sendo um inglês muito técnico, não consigo fazer nada! Quanto a se é sempre este o erro, nunca reparei. Se voltar a suceder, logo vejo. :wink:

Entretanto, informei-me junto de pessoal da área da informática e aconselham-me a fazer um scan ou mesmo formatar para resolver o problema definitivamente! Vou tentar a 1ª hipótese e caso não resolva, terei de formatar! De qualquer das formas, este pc já precisa de ser formatado! :lol:

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

basicamente o que eles dizem é que um update à driver de som poderá resolver o problema.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

duffy Escreveu:basicamente o que eles dizem é que um update à driver de som poderá resolver o problema.
Ok, mas mesmo assim vou optar por formatar! Resolvo este e outros problemas e fico com o Pc limpo! :wink:

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

RuiSantos Escreveu:
duffy Escreveu:basicamente o que eles dizem é que um update à driver de som poderá resolver o problema.
Ok, mas mesmo assim vou optar por formatar! Resolvo este e outros problemas e fico com o Pc limpo! :wink:
Sim, esse também costuma ser o remédio do meu :lol:

Avatar do Utilizador
deputado zero
Novato
Novato
Mensagens: 45
Registado: domingo, 18 março 2007 23:48
Localização: montemor-o-velho

Mensagem por deputado zero »

Olá.

Já me aconteceu o mesmo, e o problema era uma placa de memoria a fazer mau contacto na slot de encaixe, aproveitei para desencaixar as outras juntamente com a placa de som e placa grafica e fazer uma limpeza com ar comprimido na placa principal (motherboard),ventoinhas e fonte de alimentação, nunca mais tive problemas.


AC

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

Isso só pode ser 3 coisas, ou memória, ou processador ou motherboard, mas como de todos esses o que costuma avariar mais facilmente é a memória, a minha aposta vai prá memória

Como testares:
Se tiveres mais do que uma memória, tira uma delas e espera para ver se o erro aparece, se não aparecer tiveste a tua confirmação, se aparecer tenta tirar a que está a meter a outra, no caso de teres só uma pede uma emprestada a um amigo só pra testes.

Em alternativa podes usar uma ferramenta de diagnóstico de memória (durante o boot) para teres a confirmação.

Cumps.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Agradeço toda a ajuda!

Se for isso do mau contacto, tenho de ir com o Pc a alguém que saiba mexer! :lol:

Entretanto, voltou a aparecer só com uma diferença, não apareceu "portcls.sys (etc)" como no caso anterior.

Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O código de erro desse segundo ecrã é diferente... geralmente é causado por um virus no sector de inicialização (mas os argumentos seriam diferentes) ou por uma falha de hardware (memória, por exemplo). Em todo o caso, penso que se pode excluir o driver de som como culpado, foi apenas "apanhado" ali no meio.

Acho que faria uma verificação do hardware (memória e disco) e mantinha a ideia dos backups.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Pedro Escreveu:Acho que faria uma verificação do hardware (memória e disco) e mantinha a ideia dos backups.
Ok! Ver se ainda esta semana trato disto! :wink:

EDIT


Ontem acabei por comunicar a situação à Asus via e-mail, explicando tudo o que se está a passar no meu Pc. Assim sendo, à pouco chegou a resposta e o que me aconselharam foi o seguinte:
Estimado cliente,

A mensagem de erro pode ser de qualquer software ou driver instalado no portatil em conflito com o sistema. A maneira mais rápida de resolver o problema é fazer uma reinstalação do sistema operativo. Para isso , guarde seus dados ( backup) e carregue em F9 ao ligar o portatil e aparecer o logótipo da asus, após isso seguir o menu para formatar o portátil. Qualquer dificuldade, ligue para o suporte tel. 808789888 para acompanhar o processo .

Atentamente,

ASUS IBERICA
Agora está mesmo decido, formatar é a melhor opção! :wink:

Responder