Football Manager 2005

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Acabou a primeira época na liga principal. Passei a maior parte da época a flutuar pouco acima da linha de despromoção (e em duas ou três jornadas estive abaixo), tendo conseguido no fim o 12º lugar (manutenção garantida na penúltima jornada - duas vitórias nas duas últimas jornadas contribuiram para uma classificação "decente").

Foi uma época bastante complicada. Cheguei ao fim da primeira volta na zona de despromoção, apenas com 9 pontos. Acabei por alterar a minha estratégia habitual, porque precisava de ganhar... abandonei o 4-1-4-1 defensivo e passei para um 3-4-1-2 ofensivo (prescindi dos defesas alterais para ganhar um avançado e um médio ofensivo). Acabou por resultar, tendo conseguido uma segunda volta muito melhor... embora algo instável (ganhei 3-2 ao Guimarães e empatei 3-3 com o Porto, por exemplo, mas também levei 4-0 do Paços de Ferreira e da Académica).

Para além da mudança táctica, também acabei por trocar algumas coisas nos jogadores. A meio da época, devolvi a titularidade da baliza ao Daniel Casaleiro (até aí tinha sido do Moreira). No mercado de Inverno, contratei o Hubschmann para a defesa e o Hudson (por 2 milhões, contratação mais cara do clube) para o ataque (o Saleiro foi relegado para suplente de luxo, ficando o ataque para o Hudson e Zjuzjins). Tive também um "reforço atrasado", o Javi Flores... contratei-o no início da época, mas lesionou-se logo por 3 meses e, um dia depois de voltar, voltou a lesionar-se por um mês. Quando regressou, recuperou a titularidade até ao fim da época. Aproveitei também para reforçar a equipa técnica, com mais três treinadores.

A direcção renovou também o meu contrato, com mais um aumento de ordenado: passei de €7500 para €12750 mensais (eu devia ter ido para treinador de futebol).

Entretanto, comecei já a preparar a próxima época. Como o Enke se retirou e o Moreira já está na fase descendente da carreira, voltei a investir na baliza... fui buscar o Cousillas (o meu adjunto diz que é muito melhor que o Casaleiro). Fui também buscar o Hugo Viana para servir de apoio ao meio-campo e o Rocheda para a defesa (o presidente vendeu um dos defesas titulares por 2 milhões). Agora vamos ver como corre a segunda época... novamente a lutar pela manutenção.

Avatar do Utilizador
andre87
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 24 março 2008 22:05
Localização: Coimbra

Mensagem por andre87 »

Aqui joga-se ainda o 2005?

No 2008 já ando com aquele síndroma de já estar um bocado farto de jogar e, ando sempre a começar saves novos mas passado 10 minutos desisto por falta de paciência.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Comecei agora a nova época e com um resultado inesperado: ganhei pela primeira vez à Académica e logo por 5-0. Foi também a estreia do Hugo Viana com a camisola do Pampilhosa, mas correu mal... lesionou-se aos 3 minutos e vai ficar 4 meses de fora.

Avatar do Utilizador
TruthTeller
Regular
Regular
Mensagens: 171
Registado: quinta-feira, 29 novembro 2007 12:14
Localização: Aveiro / Pampilhosa / Coimbra

Mensagem por TruthTeller »

Boas,
tenho um problema com o meu FM 2008

arranjei um conjunto de faces, logos, emblemas, etc., mas não sei para que pasta ou pastas os devo copiar

no 2007 havia uma pasta de graphics mas neste não

alguém me ajuda....
"The Truth (Teller) is out there!"

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Tenho o Football Manager 09 mas está em inglês, onde posso arranjar um patch português :?:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Realeza Escreveu:Tenho o Football Manager 09 mas está em inglês, onde posso arranjar um patch português :?:
Esse não tens de certeza, porque só sai a 14 de Novembro. :p Podes é ter o 2008 com um update não-oficial para a nova temporada. Quanto a meter o jogo em Português, em princípio não precisas de patch, basta ir às opções (é uma das línguas disponíveis).

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Pedro Escreveu:
Realeza Escreveu:Tenho o Football Manager 09 mas está em inglês, onde posso arranjar um patch português :?:
Esse não tens de certeza, porque só sai a 14 de Novembro. :p Podes é ter o 2008 com um update não-oficial para a nova temporada. Quanto a meter o jogo em Português, em princípio não precisas de patch, basta ir às opções (é uma das línguas disponíveis).
Pesquisei no emule e já está pronto para quem quiser sacar.

[LINK REMOVIDO - não é permitido divulgar pirataria]

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O jogo ainda nem está terminado. Provavelmente sacaste um fake (o FM2008 com nome errado). O FM2009 não é, de certeza.

Avatar do Utilizador
TruthTeller
Regular
Regular
Mensagens: 171
Registado: quinta-feira, 29 novembro 2007 12:14
Localização: Aveiro / Pampilhosa / Coimbra

Mensagem por TruthTeller »

e sobre o meu problem no 2008 alguém meajuda por PM ou no fórum

obrigado
"The Truth (Teller) is out there!"

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Com o Football Manager 2009 quase a saír, encontrei um update amador (feito por um italiano: Bruno Rohl) que pode fazer o 2008 render mais uns tempos. Trata-se de um update que faz lembrar os tempos passados no CM2, ao levar-nos para a época 1992/1993. Podem fazer o download aqui.

Não actualiza as regras (portanto, contem ainda com a Lei Bosman), mas traz de volta os nomes das competições da altura e, mais importante ainda, os jogadores. A base de dados tem alguns erros pelo meio, mas é giro pegar num Sporting onde jogavam o Ivkovic, Figo, Valckx, Peixe, Balakov, Yordanov, Cherbakov, Juskowiak, Capucho, Nuno Valente, Barny, Cadete e Careca. É também interessante dar uma espreitadela aos jogadores de outros clubes e encontrar o Schmeichel, Cantona, Maradona, Hagi, Voller, Koeman e muitos mais. Também é fixe ir buscarmos as "estrelas do futuro", que nesta base de dados têm menos de 20 anos e ainda se estão a desenvolver: Roberto Carlos, Solskjaer, Beckham e muitos outros.

Ainda só fiz um jogo, tendo começado com o Sporting... empatei 2-2 com o Marselha num amigável. Em contratações, fui buscar o Roberto Carlos (1.2 milhões de euros) e o Solskjaer (livre)... e se calhar vou buscar só mais um central para fazer companhia ao Valckx, porque o resto plantel do Sporting é de luxo. Para os mais nostálgicos, fica o conselho para fazerem o download.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Acabei de receber uma mensagem privada do criador desta base de dados (que se registou no nosso fórum, é o brunino), pedindo-me para adicionar 3 links a este tópico. Os links contêm informação adicional sobre esta base de dados.

http://brunorohl.altervista.org/DB1992/db1992.html
http://brunorohl.altervista.org/immagini/images.html
http://brunorohl.altervista.org/screenshot/images.html

Pediu ainda para lhe enviarem uma mensagem se encontrarem erros.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Já saíu a demo do 2009, está disponível pelo Steam, em download HTTP e por torrents.

STEAM (PC Only) - http://store.steampowered.com/app/10570/
Torrent (PC) - http://torrents.sigames.com:7000/torren ... 14669B7DFD A9BF4
Torrent (Mac) - http://torrents.sigames.com:7000/torren ... 49B68A304D D26BEA
Download (PC) - http://www.gameshadowdemos.com/fm2009/strawberry/
Download (Mac) - http://www.gameshadowdemos.com/fm2009/strawberry/

Ocupa cerca de 1.5 gb e dá para fazer meia época numa de 12 ligas (onde se inclui a nossa).

Existe ainda uma versão mais pequena, só com a liga Inglesa, disponível em http://www.newsoftheworld.co.uk/

Estou a sacar pelo Steam, que o link para download directo está down. Vamos ver o que sai daqui...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Primeiras impressões: pouco mudou. Interface igual, opções iguais... é praticamente o mesmo jogo. As únicas mudanças que notei até agora são simplesmente detalhes, como as conferências de imprensa ou entrevistas em que respondemos a várias perguntas.

Quanto ao motor de jogo 3D, parece-me fraquinho. A detecção de colisão não é perfeita, o que causa algumas situações estranhas (especialmente com as defesas do guarda-redes). Também não acrescenta nada de especial que o motor de jogo 2D já não permitisse... e acrescenta um bug irritante, em que aparece "Golo!" uns momentos antes da bola entrar, o que tira um bocado a emoção dos remates, já que sabemos antecipadamente se vai ou não ser golo.

Nota curiosa: segue-se uma notícia que surgiu no início da época.
O médio completo do Sporting CP João Moutinho declarou que se sente muito lisonjeado pelo eventual interesse de um clube como o Sevilla ter sido noticiado pela imprensa.

A declaração do jogador, que apareceu no OJOGO.pt, parece confirmar que o jogador de 21 anos está preparado para considerar qualquer proposta que lhe seja apresentada.

alvarovaz
Regular
Regular
Mensagens: 174
Registado: domingo, 20 janeiro 2008 12:01
Localização: Coimbra

Mensagem por alvarovaz »

Boas a todos já há muito k não faço nenhhum comentário. Espero k estejam todos entusiasmados como eu com o novo fm2009 ehehe. Pedro podes-me dizer se o danny do zenit tá com bons atributos? sff
Alvaro Vaz

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O Danny está fraquinho, tem stats de um jogador normalito.


Segue-se um pequeno resumo da impressão após as primeiras 5 horas de jogo.

- Ao fim de algum tempo, acabamos por nos adaptar ao motor de jogo 3D. As falhas continuam a ser irritantes (em especial as que envolvem a detecção de colisão), os tempos de carregamento são aborrecidos e os gráficos/animações têm mais de 10 anos em cima, mas... acaba mesmo por permitir uma visão melhorada das jogadas e do posicionamento dos jogadores (assim que nos habituamos). Não é a adição fantástica que a SI tentou passar, mas beneficia o jogo.

- Existe um bug irritante quando usamos o teclado, que faz repetir as teclas em que carregamos. Isto é chato quando queremos escrever qualquer coisa ou usar os keyboard shortcuts.

- O sistema de transferências é algo chato. Desde o início da época que, todas as semanas, tenho o Sevilha a oferecer 5 milhões pelo Moutinho. Já tentei dizer que não estou interessado, que a oferta é baixa de mais, efectuar uma contra-proposta, dizer que o jogador não está para venda... mas eles tentam a mesma oferta todas as semanas. Uma situação semelhante acontece com o Ricardo Baptista, que o Boavista tenta pedir emprestado todas as semanas (mas eu recuso sempre, porque eles só o querem para suplente). Não me parece realista.

- As conferências de imprensa fartam após a quarta ou quinta. As perguntas são demasiado repetitivas... na minha sexta conferência, todas as perguntas a que respondi já tinham sido colocadas anteriormente. Também ainda não notei grandes efeitos, tirando as habituais reacções dos jogadores ao que sai na imprensa.

- Estou a notar um exagero de lesões nesta demo. Após o fim da pré-época, já ia com 6 lesionados, 4 dos quais sendo lesões de longa duração. Parece-me um valor demasiado elevado.

- O ecrã táctico parece-me mais limitado, ao contrário do que seria de esperar. As opções de corrida dos jogadores foram diminuídas, retirando liberdade às nossas escolhas.

- Surgiram dois novas adições úteis para os jogos. Passámos a ter uma indicação visual de quão à-vontade um jogador se sente na posição onde o colocamos e temos acesso a vários comentários do nosso adjunto sobre a partida, que podem dar jeito nas decisões que temos de tomar.

Em resumo, poucas são as modificações em relação à versão anterior. Há algumas coisitas que dão jeito, mas a evolução é bastante reduzida... justificaria mais uma expansão do que propriamente um jogo novo. A quantidade de bugs que tenho encontrado é preocupante, especialmente tendo em conta que a versão que será colocada à venda é baseada nesta demo. O controlo de qualidade da SI anda a falhar imenso, o jogo ainda nem foi colocado à venda e já dá para ver que precisa de um patch. Por outro lado, é o Football Manager... desde que mantenha a jogabilidade principal, é um bom jogo (embora pudesse ser melhor).

Responder