Como é possível caír nesta burla?

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Como é possível caír nesta burla?

Mensagem por Pedro »

Pensava que não havia quem conseguisse caír num esquema destes... mas parece que há mesmo. :?
Net: Esquema baseado em ‘dinheiro ao quilo’ vindo de África
Economista e-burlada


Uma mulher luso-francesa, de 55 anos, licenciada em Economia e formadora de profissão, foi o ano passado alvo de uma burla, por via informática, com origem na Costa do Marfim.

Num caso que se arrastou meses e em que foi ao engodo de uma “mala de dinheiro com 900 milhões de dólares”, Noémia C. (nome fictício) foi burlada em mais de 50 mil euros.

Depois de se revelarem infrutíferas as tentativas de recuperar o dinheiro ou diminuir o prejuízo, a moradora na Margem Sul do Tejo lembrou ao CM que tudo começou com “um ‘e-mail’ da Costa do Marfim a pedir ajuda para transporte de uma mala de dinheiro para a Europa”, para o que era preciso “um destinatário que aceitasse pagar as despesas de envio”.

Noémia deu o nome e assumiu as despesas. Admitindo “desconfiar” de uma ilegalidade, garante porém que “pela conversa” afastou qualquer suspeita de “tráfico de drogas ou armas”.

O imbróglio conhece nova etapa quando lhe dizem que a mala com o dinheiro não pode ser enviada para Lisboa, mas para Paris ou Amesterdão.

Ainda assim, Noémia não duvidou e voa até Amesterdão (Holanda), onde, depois de (por intermediário) alegadamente pagar ao serviço de alfândega para levantar a mala, vê finalmente o dinheiro.

“Eram dólares. Verdadeiros. Vi-os com os meus olhos”, comenta, lamentando que as notas estivessem marcadas “com tinta, como nas séries de televisão” e não podiam ser comercializadas.

Visto o dinheiro, gastos “mais de 20 mil euros”, Noémia está já por tudo e não hesita quando lhe dizem que o solvente para tirar as marcas “só existe na Coreia ou Singapura”.

Fazer a viagem, não fez, regressou a Lisboa, mas não sem que antes disponibilizasse mais dinheiro para a compra do solvente, que afinal “não funcionava” ou que “não havia”.

Era de mais. Noémia desiste e já só quer reaver o dinheiro perdido. Escreve ao autor do primeiro ‘mail’ que a tranquiliza e diz poder ressarcir, desde que ela pagasse as despesas de envio da quantia a depositar num banco sediado em Paris. Só então pede ajuda e um amigo avisa-a de que os códigos “eram falsos”.

Os burlões ainda abordam Noémia mais uma vez: lembram que a mala ainda está em Amesterdão.

Ficam sem resposta. A lição foi aprendida. Mas a que preço.

"INTELIGENTE" E ALHEIA AO REAL

Garantindo “nunca ter ouvido falar nas burlas via internet”, incluindo os casos de cidadãos nigerianos, Noémia C. (nome fictício) desabafa: “Eu tenho fama de inteligente e de ter os pés na terra, nunca pensei poder cair numa destas.”

Questionada se nunca desconfiou, a economista admite que “sim” porque “de outro modo não se justificava o auxílio de terceiros para trazer a mala para a Europa”. Já quando confrontada com a possibilidade de ser cúmplice de um crime como “tráfico de armas ou drogas e branqueamento de capitais”, Noémia C. exclui essa hipótese, com o argumento de ter “falado com eles [burlões]” e ter percebido que “não eram pessoas desse tipo”.

De resto, admite ser incapaz de explicar como foi “cedendo sucessivamente cada vez mais dinheiro”, e agora só lamenta ter perdido as poupanças e pôr em causa o futuro da filha e genro que, na casa dos 20 e 30 anos, estão no início da vida.

UM MALÃO DE DÓLARES

A burlada garante que as notas – dólares – da mala eram autênticas e que só as marcas de tinta impediam a sua comercialização.

ABIDJAN

‘Mail’ enviado de Abidjan, Costa do Marfim, pede destinatário e despesas de transporte de mala com dinheiro a enviar para a Europa.

AMESTERDÃO

Destino final da mala com as notas de dinheiro - dólares - depois de Lisboa e Paris terem sido eliminados como possíveis locais de envio.

LISBOA

Noémia C., informada de que a mala foi enviada para Amesterdão, voa para a capital holandesa, onde toma contacto com o dinheiro e vê as notas reais.

SINGAPURA

Local onde os burlões disseram adquirir o solvente para tirar as marcas das notas.

SAIBA MAIS

50 mil euros foi a quantia em que Noémia C. foi enganada pelos sucessivos esquemas dos burlões africanos. Nove milhões de dólares revelaram-se um engodo suficiente.

252 foram as burlas “informáticas e nas comunicações” detectadas pela PJ em 2006, contra 203 em 2005. Em 2004, a PJ teve 147 processos qualificados como “burla através de informática”.

REGRA

Na origem da maioria das burlas está, dizem os autores, ou a ingenuidade ou a cobiça do burlado.

INGÉNUOS

O turista italiano, já bebido, que compra terrenos em Santo André, para depois descobrir que, de Inverno, estes ficam submersos ou o aldeão que compra os patos do Campo de Santana são exemplos de ingenuidade.

EVITAR

Para evitar a burla, ignore pedidos de desconhecidos, seja à compaixão ou à oportunidade única.

Fonte: Correio da Manhã
E o mais incrível é que não só deu 50 mil euros a desconhecidos, como nunca suspeitou de que poderia estar envolvida numa burla ou em algo ilegal envolvendo lavagem de dinheiro.

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

...Noémia C. (nome fictício) desabafa: “Eu tenho fama de inteligente e de ter os pés na terra, nunca pensei poder cair numa destas.”
Já quando confrontada com a possibilidade de ser cúmplice de um crime como “tráfico de armas ou drogas e branqueamento de capitais”, Noémia C. exclui essa hipótese, com o argumento de ter “falado com eles [burlões]” e ter percebido que “não eram pessoas desse tipo”.
LoL... tinha fama de inteligente?!?! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Curto especialmente quando diz q percebeu q nao eram pessoas desse tipo!... LoL... :lol:
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Exilada Escreveu:
...Noémia C. (nome fictício) desabafa: “Eu tenho fama de inteligente e de ter os pés na terra, nunca pensei poder cair numa destas.”
Quando esta é inteligente, o que é que as restantes pessoas que têm inteligencia para apagar logo um mail desse género serão? Génios? :roll:

varibeiro
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registado: terça-feira, 16 maio 2006 21:44

Mensagem por varibeiro »

As burlas tentam sempre explorar uma vulnerabilidade das pessoas. Qualquer pessoa pode ser burlada. Por muito inteligente que seja.

Neste caso, como na maioria, é explorada a ganância da senhora. Esta quer a todo o custo ganhar muito dinheiro sem dar nada em troca (é aqui que o engenho dos burlões entra em prática para tentar extrair o máximo possível).

Enfim, hj em dia é sintomático da nossa sociedade querer ganhar muito dando pouco em troca, caso contrário não teríamos tanto dinheiro gasto em Euromilhões, quando os níveis de poupança e valores de empréstimos contraídos são tão elevados.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Já recebi emails desses e vão logo para o lixo... :roll:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder