Cartinha em casa para ladrões de música da net

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Cartinha em casa para ladrões de música da net

Mensagem por Chong Li »

Indústria fonográfica processa portugueses que roubam músicas na Internet

Nas próximas semanas, os portugueses que tenham carregado ou descarregado ilegalmente músicas na internet irão receber uma carta a convidá-los a pagar uma indemnização por desrespeito dos direitos de autor ou, em alternativa, enfrentar um processo judicial.

John Kennedy, o presidente e administrador executivo da IFPI, a federação que representa a indústria fonográfica em todo o mundo, lança, depois de amanhã, em Lisboa, mais uma vaga de processos judiciais contra as pessoas que partilham ficheiros musicais, de forma ilegal, na internet.

02-04-2006 - Público on-line

Resto da notícia aqui.

Uma carta em casa?? Isto é um bocado anedótico, ou não será??
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
OpSiS
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 85
Registado: segunda-feira, 10 janeiro 2005 19:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por OpSiS »

Perguntei-me já mil vezes qual será o método de apanhar os faltosos...

Eu, como a esmagadora maioria das pessoas que usam a internet nos dias de hoje, fiz downloads de música, sim!

Mas fi-lo sempre em redes p2p internacionais, estranho.. e vão processar portugueses que tenham CARREGADO ilegalmente músicas?

O problema é nunca terem percebido que a principal causa da pirataria é os preços. Muito boa gente deixaria a arte corsária de lado se os preços fossem mais atraentes..
Imagem

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

OpSiS Escreveu:Perguntei-me já mil vezes qual será o método de apanhar os faltosos...

Eu, como a esmagadora maioria das pessoas que usam a internet nos dias de hoje, fiz downloads de música, sim!

Mas fi-lo sempre em redes p2p internacionais, estranho.. e vão processar portugueses que tenham CARREGADO ilegalmente músicas?

O problema é nunca terem percebido que a principal causa da pirataria é os preços. Muito boa gente deixaria a arte corsária de lado se os preços fossem mais atraentes..
nem mais nem menos. e o comercio d mp3 online tb nao é solução uma vez que ao gravares o mp3 para cd está a cometer uma ilegalidade na mesma.

Isto tudo (isp/anacomes/industria fonografica) é um grande negócio e quando quero dar dinheiro aos musicos vou ve-los ao vivo.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Ora nem mais, se os preços dos cd's virgens para o público em geral é uma autêntica pechincha e tem tendencia a descer com a massificação do dvd, porque é que os cd's de música não descem e têm aqueles preços exorbitantes? Eu também saquei mp3, normal, há cd's em que apenas gosto de uma ou duas músicas, não vou dar 30€ pelo menos para ouvir duas músicas de um album!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Eu gosto de música, mas há bandas que não gasto 20€ nelas! Há dvd's mais baratos que isso!!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

L!
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: domingo, 02 abril 2006 13:27

Mensagem por L! »

duffy Escreveu:Eu também saquei mp3, normal, há cd's em que apenas gosto de uma ou duas músicas, não vou dar 30€ pelo menos para ouvir duas músicas de um album!
É verdade e ainda há aqueles que estão esgotados e a única forma de termos acesso é através de download ou comprando edições carissimas em sites como o ebay

DinhaBoy
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 65
Registado: quarta-feira, 20 abril 2005 0:07

Mensagem por DinhaBoy »


Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eis duas visões opostas, ambas de músicos, que vinham num artigo do JN sobre este tema.
Contra o P2P - Miguel Guedes

Idade: 33 anos

Banda: Blind Zero

Amar a música e os artistas que a criam, interpretam ou executam não é compatível com o assalto permanente aos seus mais elementares direitos. Amar tem outros contornos. A expressão "quem tem um olho é rei" não se poderia aplicar melhor ao p2p. Falamos, portanto, de piratas da inspiração. E é a globalização desta forma de assalto à criatividade dos artistas e dos demais intervenientes na indústria discográfica que urge inverter. É da nossa responsabilidade evitar que os Artistas, sobretudo os mais novos e menos visíveis, sofram o impacto económico brutal que advém da quebra de vendas dos seus discos, com causas e origens diversificadas, mas que são indissociáveis do peer-to-peer, na globalização das trocas de ficheiros de música.
A favor do P2P - João Peste

Idade: 39 anos

Banda: Pop Dell Arte

Acho bem que as coisas se distribuam e cheguem a mais pessoas. Se não têm a possibilidade de comprar os discos e têm acesso às coisas por outra via, não creio que seja por má vontade delas. As atitudes prepotentes em relação à circulação de música na Internet só denunciam um certo totalitarismo latente na sociedades contemporâneas. A Internet deve manter o lado libertário e "hacker". Como músico, congratulo-me com isso e digo já que naquilo que me for possível, disponibilizarei e farei sempre com que a música dos Pop Dell Arte esteja mais de acordo com esse espírito libertário da Internet do que com os interesses da grande indústria ou de os interesses dos sistemas autoritários, para não dizer totalitários.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

conclusão quem está estabelecido no mercado é contra a net quem quer ser conhecido é a favor.

é para dizer que temos "musicos fãs dos metallica em portugal". Todos se lembram da quebra que os metallica tiveram depois do processo napster nao lembram ?

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Não é por lançarem estes processos que as pessoas vão comprar mais CDs... :roll: ... os gajos da indústria fonográfica parece-me que andam com graves problemas de percepção :roll: ... quiçá fizeram todos uma lobotomia coitados.


Se calhar se eles metessem os preços dos CDs por volta dos 10 euros, as pessoas comprariam mais... ainda por cima que estamos em suposta/real crise económica, os CDs é logo a primeira despesa a ser cortada.


Maior parte dos artistas bem que podiam estar caladinhos (e muitos estão) porque o que recebem das editoras é um insulto e muitos (excepto os com grandes contratos como deve ser o caso dos Metallica) o que lhes vale são os concertos.

A Internet é neste momento um meio de divulgação com maior potencial e cada vez mais importante (quem sabe, em alguns estilos de música, já não é mais importante que as próprias editoras) e as editoras começam a ressentir-se... temos pena, benvindos à "revolução fonográfica", adaptem-se que muita gente também se teve que adaptar à revolução industrial.
Imagem

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

PJ «à caça» de downloads ilegais


Associação Fonográfica Portuguesa declara guerra aberta à partilha ilícita de música na Internet. Já há 28 processos-crime. Judiciária tem meios para descobrir os piratas informáticos


A Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) anunciou esta terça-feira que foram apresentadas 28 queixas-crime contra utilizadores portugueses dos serviços ilegais de partilha de ficheiros. Esta é a primeira vez que tal sucede no nosso país, numa acção conjunta com a IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que em colaboração com 18 países já levou a cabo mais de 5.500 acções cíveis e criminais.

As queixas-crime são contra desconhecidos e foram entregues à Polícia Judiciária (PJ), que iniciará agora as investigações de modo a identificar os prevaricadores. Eduardo Simões, director-geral da AFP afirmou que, embora os utilizadores estejam protegidos por um aparente anonimato, «a PJ tem os meios adequados» para essa identificação.

Eduardo Simões adiantou ainda que os 28 utilizadores visados por esta acção única em Portugal «partilhavam dezenas de milhares de músicas de géneros sem qualquer sequência ou sentido». Kazaa, BearShare, eDonkey/eMule, DirectConnect, Bit Torrent, WinMX e SoulSeek são alguns dos serviços de partilha de ficheiros via Internet (os chamados Peer-to-Peer - P2P) que foram investigados no decorrer desta acção.

Na conferência de imprensa desta terça-feira, no Fórum Telecom, moderada por David Ferreira, presidente da AFP, esteve presente John Kennedy, presidente e director-geral da IFPI, que alertou para a urgência na tomada de medidas que previnam o declínio da indústria discográfica em Portugal, extremamente afectada pelo download e partilha ilegais de ficheiros de música. Segundo a AFP, esta indústria sofreu uma quebra de 47 por cento entre 2000 e 2005.

«Mas os CD estão cada vez mais caros!...»

David Ferreira falou também noutra das questões que rodeiam a pirataria digital: o preço dos discos em Portugal. Segundo dados da AFP, a ideia de que os CD estão cada vez mais caros é puramente falsa. Por exemplo, no que respeita aos CD de novidades, os preços desceram consideravelmente desde 1993, passando dos 9,58 euros para os actuais 8,47 euros (preço das editoras às lojas).

Eduardo Simões realçou ainda o facto da partilha ilegal de ficheiros na Internet ser considerada um crime tão grave como o roubo de um CD numa loja. Foi também chamada a atenção, por parte de John Kennedy, para o valor médio das indemnizações pagas pelos utilizadores em falta, que ronda os 2.600 euros.

Paula Andrade, inspectora-geral do IGAC (Inspecção Geral das Actividades Culturais) referiu que «desde 2003 houve um crescendo na fiscalização» em relação à venda e utilização de material digital pirateado, mostrando que este problema está a ser atacado em todas as frentes.

A AFP tinha anunciado, no passado dia 13 de Março, o lançamento do Plano de Combate à Pirataria Digital, a publicação de um guia informativo («Os Jovens, a Música e a Internet») dedicado a pais e educadores e de um site (www.pro-music.com.pt) sobre o download de música na Internet.

2006/04/04 | 15:01João Carneiro da Silva

Fonte - PortugalDiário
Eles andem aí...
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

http://turnodanoite.blogspot.com/2006/03/rip-burn.html

http://www.theregister.co.uk/2004/03/30 ... not_cause/

David Ferreira falou também noutra das questões que rodeiam a pirataria digital: o preço dos discos em Portugal. Segundo dados da AFP, a ideia de que os CD estão cada vez mais caros é puramente falsa. Por exemplo, no que respeita aos CD de novidades, os preços desceram consideravelmente desde 1993, passando dos 9,58 euros para os actuais 8,47 euros (preço das editoras às lojas).
Então que estableça um preço máximo para cada cd (como fazem com as batatas fritas, gelados, etc)! Porque eu ando a pagar BEM MAIS que isso pelos cds que ainda me vou atrevendo a comprar!

Que façam loja online as editoras para eu poder encomendar os cds por esse preço. Comprava logo 3 ou 4 de enfiada!


Eduardo Simões realçou ainda o facto da partilha ilegal de ficheiros na Internet ser considerada um crime tão grave como o roubo de um CD numa loja.
Será que matar pessoas no meu FPS preferido também é tão grave quanto matar na realidade? :roll:
Imagem

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

Corsario-Negro Escreveu:http://turnodanoite.blogspot.com/2006/03/rip-burn.html

http://www.theregister.co.uk/2004/03/30 ... not_cause/

David Ferreira falou também noutra das questões que rodeiam a pirataria digital: o preço dos discos em Portugal. Segundo dados da AFP, a ideia de que os CD estão cada vez mais caros é puramente falsa. Por exemplo, no que respeita aos CD de novidades, os preços desceram consideravelmente desde 1993, passando dos 9,58 euros para os actuais 8,47 euros (preço das editoras às lojas).
Então que estableça um preço máximo para cada cd (como fazem com as batatas fritas, gelados, etc)! Porque eu ando a pagar BEM MAIS que isso pelos cds que ainda me vou atrevendo a comprar!

Que façam loja online as editoras para eu poder encomendar os cds por esse preço. Comprava logo 3 ou 4 de enfiada!


Eduardo Simões realçou ainda o facto da partilha ilegal de ficheiros na Internet ser considerada um crime tão grave como o roubo de um CD numa loja.
Será que matar pessoas no meu FPS preferido também é tão grave quanto matar na realidade? :roll:
é tudo uma grande palhaçada!

Este país a cada dia que passa se torna mais ridiculo! Uma pessoa paga cerca de 18€ por cd de musica e 25€ por dvd e ainda vêm falar em falsidade!

Então porque razão a sony, uma empresa ligada á musica, comercializa cdr's, dvd's, gravadores etc etc

Qualquer dia, neste país, a punição para uma pessoa que comete homicidio é igual para a pessoa que saca "coisas" da net.

Enfim...

Mudem o modo de venda dos cds e todo o sistema e depois falem...porque muito papel se vai gastar neste país com multas! E cartas??? upa upa...

:? 3º mundo

PS- JA SEM FALAR NA RIDICULARIDADE DE VALORES QUE PAGAMOS DE INTERNET E AS VELOCIDADES QUE TEMOS...dois pesos duas medidas :?

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

E continuam a tentar lançar o pânico entre os "piratas informáticos", temos que admitir que o nome é muito mais giro do que internautas ehehe, acabei de ouvir novamente a notícia na TVI.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Intimidação. Se ainda fizessem eventos ou tivessem o hábito de vender cds realmente baratos frequentemente mas mudando os cds, ainda vá, podiamos pensar nisso. A estação de comboios principal daqui (Barcelona) tem uma loja que todos os dias tem uma selecção de cds a 2, 4 e 6 euros. As vezes são cds fracos, outras vezes encontram.se coisas muito engraçadas e há de tudo. Pode ser que com a fnac a coisa melhore, porque tenho visto aqui promoções de cds muito boas, tipo cds a 4.99 e 5.99 euros e as vezes cds duplos. Pode-se tornar caro para quem ouve muita música e para grandes apreciadores, mas ao menos nao sao os habituais 15 euros ou 17 ou até mais...
Hakuna Matata

Responder