Página 1 de 1

Windows 10

Enviado: terça-feira, 15 dezembro 2015 19:51
por Pedro
Aproveitei para fazer o upgrade para o Windows 10 num portátil com alguns anos (2010), antes de o aplicar no desktop. A instalação foi simples, bastou correr o programa de update e esperar algumas horas (o download do Windows foi o passo mais demorado). Quando entrei, apareceu uma notificação a indicar que o anti-virus tinha sido substituído (eu usava o Microsoft Security Essentials e a nova versão é o Windows Defender), juntamente com mais 1 ou 2 programas pré-instalados que foram removidos por serem incompatíveis.

Outras incompatibilidades que notei, e só depois de pesquisar um pouco é que descobri que a Toshiba não considera este modelo "Windows 10 ready":
- a AMD não disponibiliza uma versão compatível para Windows 10 dos drivers mais recentes da gráfica, pelo que usa os que são instalados pelo Windows Update (que é uma versão um pouco mais antiga);
- os shortcuts das teclas FN têm um funcionamento estranho: as mudanças de luminosidade funcionam no ecrã de login, mas deixam de funcionar algum tempo após entrar no Windows; as outras opções não funcionam e é necessário recorrer às opções do Windows (felizmente tem um quick menu acessível, é uma das coisas fixes desta versão);
- as media keys deixaram de funcionar após o upgrade... mas ter instalado o "Function Key" da Toshiba parece ter resolvido o problema;
- para além das aplicações que são removidas automaticamente, há outras da Toshiba que não funcionam em Windows 10 (como a Flash Cards).

O arranque está algo mais rápido comparado com o 7. Não é uma diferença abismal, mas ainda são alguns segundos. O interface é um pouco mais limpo. Até ao momento, não reparei em nada de especial em termos de perda de funcionalidade a nível de programas, mas também ainda experimentei pouca coisa.

Re: Windows 10

Enviado: segunda-feira, 28 dezembro 2015 10:00
por banjix
O Windows 10 ainda tem imensos problemas de compatibilidades. É um sistema ainda muito verde e que, obviamente, vai precisar de tempo para ficar mais estável e confiável.
Pedro Escreveu:O arranque está algo mais rápido comparado com o 7. Não é uma diferença abismal, mas ainda são alguns segundos. O interface é um pouco mais limpo. Até ao momento, não reparei em nada de especial em termos de perda de funcionalidade a nível de programas, mas também ainda experimentei pouca coisa.
Comparativamente ao Windows 8, o arranque é bem mais lento!!!

Re: Windows 10

Enviado: segunda-feira, 28 dezembro 2015 18:36
por Pedro
Entretanto já o instalei há alguns dias no desktop. Fiz o processo em duas partes: primeiro fiz o upgrade para ver se ia ter problemas, depois fiz um clean install.

As coisas no upgrade correram relativamente bem. Optei por escolher a opção de "download primeiro, upgrade depois", o que é recomendável tendo em conta que são cerca de 3 gb que vai sacar. Em termos de drivers, correu tudo bem, foi buscar automaticamente as versões correctas dos que tinha. Pareceu também não haver problemas com aplicações que deixaram de funcionar, pelo que optei por avançar para o clean install. Em termos de boot time, andou por cerca de 1m30s (era uns 2 minutos e qualquer coisa antes, numa instalação que já tinha uns 6 anos de uso em cima). Decidi usar a opção de instalar a partir de um DVD, pelo que criei um ISO com a tool da Microsoft. Fui gravá-lo e... reparei que o Windows não conseguia detectar o meu gravador de DVDs.

Após algumas tentativas de resolução falhadas e várias pesquisas, descobri que este é um problema relativamente comum nos upgrades. Para o resolver, bastou ir ao gestor de dispositivos e desactivar os ATA controllers um a um. Depois do restart, são reinstalados e a drive já foi encontrada. Não pensei que fosse funcionar porque o gravador estava ligado num port SATA, mas... funcionou.

Para o clean install, comprei um SSD. Enfrentei aqui um problema inesperado, o de arranjar maneira de encaixar em condições os cabos para 4 discos (SSD + novo disco primário + disco anterior + disco de backups). :p Depois de alguma luta e reposicionamento de cabos, lá ficou tudo em ordem e avancei para a instalação. Foi relativamente rápido, com alguns restarts pelo meio, mas bastante semelhante ao processo de upgrade.

O tempo de boot com Windows 10 + SSD ficou em 30 segundos (desde carregar no botão até abrir o primeiro site), mas uns 15 a 20 são culpa da motherboard (operações de start up e assim). Hesitei um pouco na compra do SSD dado a motherboard já ser algo antiga (apenas suporta SATA), mas a diferença é enorme na mesma, pelo que acabou por compensar.

Quanto ao Windows, com o clean install pareceu instalar quase todos os drivers, menos dois que tive de instalar manualmente: placa de som dedicada (Xonar DG) e rato (G400S). Os fabricantes disponibilizam drivers para Windows 10 no site, pelo que foi só ir lá sacar. Pareceu-me tudo em ordem, pelo que avancei para a instalação das aplicações normais.

Após um dia, encontrei outro problema, quando tive de imprimir. Por algum motivo, o Windows não encontrava a minha impressora wireless. Tentei instalar os drivers da Epson, mas também não a encontravam. Por isso, tentei fazer a detecção manual pelo Windows... algumas tentativas falhadas depois, acabei por escolher a opção "A minha impressora é antiga, preciso de ajuda". E foi isso que resolveu o problema. Apareceu uma listagem de impressoras, escolhi o meu modelo e ficou logo a funcionar. Epson 0 - Microsoft 1.

Outro ponto de bónus vai para a instalação do Wireless Gamepad da Xbox. No Windows 7 foi preciso seguir um processo algo estranho que até envolvia o MSN para instalar os drivers. No Windows 10 bastou ligar o receiver e ouvi logo dois beeps a indicar que estava tudo em ordem (receiver e gamepad)

Em relação ao Windows 7, não noto grandes diferenças em termos de estabilidade. Também não vi ainda problemas de compatibilidade, mas ainda não usei muito tempo. Noto que está mais rápido a carregar e utilizar, mas grande parte deve dever-se mais ao SSD que propriamente à troca de Windows. Há algumas melhorias a nível de interface, com detalhes de utilização mais "simpáticos", mas no geral é quase igual ao Windows 7. Curiosamente, no clean install não tive problemas com a detecção da drive de DVDs.

Há três coisas que não gostei:
- a app store é muito "telemóvel-style", estando sempre a chatear para a criação de uma conta Microsoft (é possível instalar aplicações sem essa conta, mas implica dois ou três passos extra)
- a instalação base traz muito lixo (como o Candy Crush, por exemplo), que me parece que não fazem sentido virem num sistema "default"
- o som de "beep" default é tremendamente irritante, principalmente quando ajustamos o som usando o rato... acabei por configurar para usar o mesmo do Windows 7

Até agora está a ser uma experiência positiva. As coisas correram melhor no desktop que no laptop, mas houve "desafios" em ambos, principalmente relacionados com a falta de (ou fraco) suporte dado pelos fabricantes de determinados componentes.