Página 1 de 1

TOSEC vs. MESS

Enviado: segunda-feira, 13 janeiro 2014 3:00
por micromys
Olá!

Sou um grande adepto de retrogames e emulação, mas há bastante tempo que não me mantenho actualizado. No início de 2000's apareceu um "boom" na emulação com o desenvolvimento de emuladores para tudo e mais alguma coisa. Antes havia pouca coisa, alguns emuladores de Spectrum, o MAME ainda era muito tímido e começavam a desenvolver-se os primeiros emuladores (emuladores com uma performance aceitável) de consolas como Mega Drive e SNES entre outros.
Surgiram vários projectos, entre eles o já mencionado MAME, os GoodTools, TOSEC, etc, mas o que mais sucesso tem tido é sem dúvida o MAME. Fui um ferveroso coleccionador de material relacionado com o projecto TOSEC, e fiquei desmotivado quando este acabou. No ano passado li algures que o projecto tinha sido retomado, mas ao mesmo tempo tomei conhecimento do projecto MESS, irmão do MAME.
Não aprofundei muito o conhecimento sobre estes dois sistemas MESS e TOSEC por falta de tempo, mas pelo que li e vi, parece-me que são bastante semelhantes, na medida em que tanto um como o outro permitem auditoria e mesmo emulação de uma extensa lista de sistemas (cerca de 300) que não sejam arcade.

Alguém aqui interessado em emulação que queira opinar ou discutir um pouco sobre este MESS vs TOSEC? Estou pouco esclarecido sobre a existência de dois sistemas que no fundo servem para a mesma coisa, ou então estou equivocado.