[Duvida] rede em wireless

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Responder
andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

[Duvida] rede em wireless

Mensagem por andre_aac_12 »

Comprei um router wireless para me oferecerem agora no natal.
É daqueles que tem tanto saidas para placas de rede como a função normal de wireless. Consigo ter net tanto no computador de torre (ligado por cabo) como no portátil (ligado em wireless). Mas não consigo que ligar os dois computadores em rede. O meu grande intuito em ligar os computadores em rede e poder partilhar a impressora que se encontra ligada ao computador de torre.

O portatil tem o windows XP sp2 pro o de torre o xp sp1 pro, penso que no será este o problema.

Alguém me pode dar uma ajudinha?

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
Localização: Entre a cadeira e o teclado

Mensagem por Dracula »

Configurações nas placas de rede? Estão por DHCP, IP fixo?
E o router? Está com o serviço de DHCP ligado ?

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Re: [Duvida] rede em wireless

Mensagem por usaralho »

andre_aac_12 Escreveu:Comprei um router wireless para me oferecerem agora no natal.
O que me fez mais confusão foi mesmo esta frase :shock: :?:
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: [Duvida] rede em wireless

Mensagem por Chong Li »

usaralho Escreveu:
andre_aac_12 Escreveu:Comprei um router wireless para me oferecerem agora no natal.
O que me fez mais confusão foi mesmo esta frase :shock: :?:
LOL
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Se tiveres a gestão de IP automatica (DHCP) faz isto:
  • - vê o IP do computador que queres aceder;
    - partilha as pastas que queres aceder;
    - vai ao outro computador;
    - abre uma janela qlqr (Meu Computador, Meus Documentos,etc);
    - escreve na barra de endereço \\xxx.xxx.xxx.xxx inserindo em vez dos X's o endereço IP do outro computador;
Se isto não der, verifica as configurações do teu router para ver se tens algo que te impossibilite aceder directamente a computadores da rede.



Outra coisa a que te aconselho em relação à rede wireless, configura o teu router para não fazer broadcast do SSID (nome da rede) e para os dados terem encriptação assim como a password.
Isto para que espertinhos que andem à caça de redes (vizinhos etc) tenham que ter muito mais trabalho e conhecimentos para conseguir usar a tua rede wireless.
Imagem

Avatar do Utilizador
kortese
Experiente
Experiente
Mensagens: 478
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Corsario-Negro Escreveu:Outra coisa a que te aconselho em relação à rede wireless, configura o teu router para não fazer broadcast do SSID (nome da rede) e para os dados terem encriptação assim como a password.
Isto para que espertinhos que andem à caça de redes (vizinhos etc) tenham que ter muito mais trabalho e conhecimentos para conseguir usar a tua rede wireless.
A segurança que eu uso no meu router wireless, é configurar o router para apenas aceitar a ligação wireless do meu computador. Para tal basta restringir o acesso a um MAC adress que é o bilhete de identidade da placa wireless do meu portátil, é mais simples e mais cómodo do que ter password.




Penso eu de que...
Imagem
Imagem

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Re: [Duvida] rede em wireless

Mensagem por andre_aac_12 »

usaralho Escreveu:
andre_aac_12 Escreveu:Comprei um router wireless para me oferecerem agora no natal.
O que me fez mais confusão foi mesmo esta frase :shock: :?:
Nunca compraram algo que depois alguém acaba por vos oferecer no natal? foi isso que aconteceu comprei o router e depois a minha mãe deu-me o dinheiro e ofereceu-me pelo natal.
kortese Escreveu: [quote:"Corsario-Negro"] escreveu:
Outra coisa a que te aconselho em relação à rede wireless, configura o teu router para não fazer broadcast do SSID (nome da rede) e para os dados terem encriptação assim como a password.
Isto para que espertinhos que andem à caça de redes (vizinhos etc) tenham que ter muito mais trabalho e conhecimentos para conseguir usar a tua rede wireless.

A segurança que eu uso no meu router wireless, é configurar o router para apenas aceitar a ligação wireless do meu computador. Para tal basta restringir o acesso a um MAC adress que é o bilhete de identidade da placa wireless do meu portátil, é mais simples e mais cómodo do que ter password.




Penso eu de que...[/quote]

Eu também tou a utilizar a protecção através do MAC e o broadcast SSID também está disable.

Tenho netcabo 2 mega (o antigo speed ON) que salvo erro atribui IP automaticamente.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Para tal basta restringir o acesso a um MAC adress que é o bilhete de identidade da placa wireless do meu portátil, é mais simples e mais cómodo do que ter password.
Eu também uso isso, no entanto o melhor é usar todas em conjunto pois é possivel (julgo que nem é mt dificil) ultrupassar o "barramento" do MAC address. Basta mudares o MAC address da tua placa (em Unix julgo que seja fácil, Windows talvez não).

Perguntas agora como. Ora se a ligação não está encriptada, é teres um programa que ande a 'pescar' os pacotes que andam, literalmente, pelo ar e julgo que seja possivel sacar daí o MAC permitido, que supostamente irá nos pacotes com destino ao router para lá ser verificado.

Tenho netcabo 2 mega (o antigo speed ON) que salvo erro atribui IP automaticamente.
Sim, mas isso é o IP do ISP, dentro da tua rede tens que gerir os IPs de cada comp. Cada computador irá ter um IP da gama reservada para LANs (192.168..... ou 10. ....), esses IPs podes deixar que o router atribua, ou podes tu atribuir (aconselhável caso saibas fazê-lo e quando queres aceder directamente aos comps através do IP de cada um).
Imagem

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

Já pus tudo a funcionar em condições.
Obrigado a todos.

Responder