[HELP] com o portatil

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Responder
Avatar do Utilizador
Rjmc69
Experiente
Experiente
Mensagens: 395
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 16:24
Localização: Coimbra

[HELP] com o portatil

Mensagem por Rjmc69 »

Bem tenho um fujitso do e-escolas já com uns anitos.
É o V5515 (o primeiro que saiu no e-escolas)
Caso alguém leia este post, e tenha um igual sabe que este aquece bastante, pois eu queria saber se existe algum sistema de refrigeração (sem ser as famosas bases) ou seja algo interior que eu possa colocar no pc, ou seja se é possivel e compativel colocar um sistema de refrigeração de outro portatil que seja bom e mantenha isto aqui sempre um gelo, como esses novos asus que se veem por ai.
Outra coisa era querer saber se posso colocar outro processador cá, e qual (agora tem T2130@1.86ghz)
Ainda saber se colocar um disco de 500GB ou mais neste ele vai aguentar.
Por final saber se alguem sabe se as famosas gráficas externas vão demorar a chegar a portugal, visto que este portatil trás uma sis horrivel, e como o assunto anda na ordem do dia pensei que talvez esta velharia ainda tivesse salvação com a msi gus que vai sair com uma HD5670 1gb ddr3.
Pelo menos 4GB de ram já cá cantam e não existiu problema :p

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Disco podes colocar, quanto a tudo resto... Pega em 500eur e já ficas mais bem servido :oops:

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

abre-o limpa-o e coloca massa termica...

Avatar do Utilizador
Rjmc69
Experiente
Experiente
Mensagens: 395
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 16:24
Localização: Coimbra

Mensagem por Rjmc69 »

ja abri e coloquei pasta mas continua quente, alias foi sempre assim desde o inicio

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Rjmc69 Escreveu:ja abri e coloquei pasta mas continua quente, alias foi sempre assim desde o inicio
entao esta mal desenhado, preparado.. Hey talvez seja por isso que o fabricante tenha escolhido esse modelo para e-escolas.. :lol:

Avatar do Utilizador
Rjmc69
Experiente
Experiente
Mensagens: 395
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 16:24
Localização: Coimbra

Mensagem por Rjmc69 »

gunky Escreveu:
Rjmc69 Escreveu:ja abri e coloquei pasta mas continua quente, alias foi sempre assim desde o inicio
entao esta mal desenhado, preparado.. Hey talvez seja por isso que o fabricante tenha escolhido esse modelo para e-escolas.. :lol:

sim e não posso resolver isso?

Avatar do Utilizador
Bubleam
Regular
Regular
Mensagens: 131
Registado: segunda-feira, 09 novembro 2009 23:11
Localização: Coimbra

Mensagem por Bubleam »

Boas

Sim, podes resolver isso de forma mais ou menos simples.. Eu fiz uma mod no meu portátil que me baixou praticamente 10ºC a temperatura.
Faz assim: retira a tampa que cobre ram, processador, etc. Desenhas um quadrado na parte da tampa que tapa o cooler (ventoinha) do processador. Com uma broca fininha e muito bom apoio, fazes o máximo de buracos possíveis na tampa de modo a ficar com um respiro directo para o cooler..

Mais de resto, nao vale mesmo a pena pensarem em mudar isso nem em processador nem em grafica. A propria motherboard nunca te vai deixar fazer nada dele. Eu estou a pensar em vender o meu, e só ainda nao o coloquei à venda porque nunca me deu problemas..

Cumps
Imagem

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Bubleam Escreveu:Boas

Sim, podes resolver isso de forma mais ou menos simples.. Eu fiz uma mod no meu portátil que me baixou praticamente 10ºC a temperatura.
Faz assim: retira a tampa que cobre ram, processador, etc. Desenhas um quadrado na parte da tampa que tapa o cooler (ventoinha) do processador. Com uma broca fininha e muito bom apoio, fazes o máximo de buracos possíveis na tampa de modo a ficar com um respiro directo para o cooler..

Mais de resto, nao vale mesmo a pena pensarem em mudar isso nem em processador nem em grafica. A propria motherboard nunca te vai deixar fazer nada dele. Eu estou a pensar em vender o meu, e só ainda nao o coloquei à venda porque nunca me deu problemas..

Cumps
isso ate e muito bonito nao fosse o facto de depois estar ali uma entrada para po e outras coisas. Nao falando do facto de inclusive poder ajudar a oxidar os componentes.

JPMATRIX
Regular
Regular
Mensagens: 189
Registado: terça-feira, 08 junho 2010 3:06

Mensagem por JPMATRIX »

Bubleam Escreveu:Boas

Sim, podes resolver isso de forma mais ou menos simples.. Eu fiz uma mod no meu portátil que me baixou praticamente 10ºC a temperatura.
Faz assim: retira a tampa que cobre ram, processador, etc. Desenhas um quadrado na parte da tampa que tapa o cooler (ventoinha) do processador. Com uma broca fininha e muito bom apoio, fazes o máximo de buracos possíveis na tampa de modo a ficar com um respiro directo para o cooler..

Mais de resto, nao vale mesmo a pena pensarem em mudar isso nem em processador nem em grafica. A propria motherboard nunca te vai deixar fazer nada dele. Eu estou a pensar em vender o meu, e só ainda nao o coloquei à venda porque nunca me deu problemas..

Cumps
Isso foi um erro, o sistema de refrigeração dos portáteis trabalha por sucção e não por pressão (como os desktops) ou seja está feito para sugar ar frio pelas varias entradas de ar e refrigerar todos os componentes até que por fim é extraído pela ventoinha.

O que tu fizeste foi eliminar esse canal de ar fresco e agora só arrefeces o CPU mas o resto do PC aquece mais, e os restantes componentes são muito menos tolerantes ao aumento de temperatura do que o CPU.

Para alem de que toda a porcaria que entra por esses buracos ir entupir o dissipador e a ventoinha mais tarde ou mais cedo, se não colocaste uma rede para filtrar o pó.

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

JPMATRIX Escreveu:
Bubleam Escreveu:Com uma broca fininha e muito bom apoio, fazes o máximo de buracos possíveis na tampa de modo a ficar com um respiro directo para o cooler..
O que tu fizeste foi eliminar esse canal de ar fresco e agora só arrefeces o CPU mas o resto do PC aquece mais, e os restantes componentes são muito menos tolerantes ao aumento de temperatura do que o CPU
JPMATRIX, falaste bem, muito bem!
Imagem

Avatar do Utilizador
Bubleam
Regular
Regular
Mensagens: 131
Registado: segunda-feira, 09 novembro 2009 23:11
Localização: Coimbra

Mensagem por Bubleam »

Boas

Primeiro, nao fiz nada mais que outros portateis nao tragam. Antes de fazer, estive a ver outros modelos e todos têm um respiro na área do CPU.
Segundo, não entra pó porque foi aplicado, da parte de dentro da tampa, um filtro.
Terceiro, baixou a temperatura do processador em 10ºC e no geral, o resto dos componentes, baixaram 2ºC ou mantiveram-se inalterados.

Cumps
Imagem

Responder