Acesso à informação de um disco externo :(

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Responder
Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Acesso à informação de um disco externo :(

Mensagem por pedro.slv »

No tópico viewtopic.php?t=13537 um membro deste fórum pediu sugestões na compra de um disco externo.

Entretanto entrou-se um pouco em offtopic e foi comentado que estes discos avariam com alguma frequência devido a serem externos, assim como os controladores.
JPMATRIX Escreveu:caso o controlador da caixa avarie (que é o caso mais frequente) podes abrir a caixa ligar aquilo num pc e com sorte sacar os dados, e depois envias para garantia.
Esta é a parte com a qual eu não concordo. Já experimentei alguns e depois de os retirar da caixa externa e ligar ao PC, os dados não são reconhecidos.
Hal9000 Escreveu:
pedro.slv Escreveu:
Hal9000 Escreveu:E o disco cujos os dados não foram reconhecidos, estava formatado em NTFS?
Sim, acontece por exemplo num disco WD My Book Essential no qual criei 2 partições em NTFS no Windows.
Este disco ainda não possui o "formato avançado", e como tal não é preciso alinhar partições nem nada de especial. É um disco normalíssimo.
então o teu problema é muito simples e tem a ver com permissões. Básicamente tens no pc onde ligaste o disco alterar as permissões para esse disco e escolher a opção "take ownership" (isto na versão inglesa). :wink:
Sei o que estás a falar, mas não é isso. O problema não é relacionado com permissões dos ficheiros/pastas. É que eu nem tenho acesso às partições!
Sempre ouvi dizer que 1 imagem vale mais do que 1000 palavras:

Disk Management:
Imagem

Windows XP
Imagem

Windows 7
Imagem

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

Mais uns screenshots, desta vez de programas específicos.

O famoso Norton Partition Magic:
Imagem

Partition Master:
Imagem

Acronis Disk Director:
Imagem
JPMATRIX Escreveu:uso sempre linux, nem que seja a partir de um live CD já para evitar essas situações, o windows nem para copiar ficheiros serve, e muito dificilmente tens problemas com tamanho ou formato das partições.
Não há nenhum problema nos dados presentes no disco. Consigo ter acesso a todos os ficheiros desde que ele esteja dentro da caixa (MyBook Essential).

Sei que por exemplo o MyBook World Edition tem um CPU ARM a 250MHz, 128MB de RAM, core Linux (BusyBox) e que tem uma partição escondida de 100 MB utilizada pelo S.O. e uma de 256MB para swap.
Mas, supostamente o meu MyBook Essential é muito mais simples e como tal devia dar para ligar directamente ao PC. Tenho que fazer uns testes para descobrir o que é que se passa.

JPMATRIX
Regular
Regular
Mensagens: 189
Registado: terça-feira, 08 junho 2010 3:06

Mensagem por JPMATRIX »

Estive a pesquisar e ao que parece a serie MyBook da WD tem uma encriptação de 256bit feita por hardware, ou seja não consegues aceder aos dados sem o controlador original (mesmo que uses outro controlador não funciona).

por isso recuperar dados nesse disco será próximo do impossível.

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

JPMATRIX Escreveu:Estive a pesquisar e ao que parece a serie MyBook da WD tem uma encriptação de 256bit feita por hardware, ou seja não consegues aceder aos dados sem o controlador original (mesmo que uses outro controlador não funciona).

por isso recuperar dados nesse disco será próximo do impossível.
Ok, então confirma-se que não dá mesmo para transferir ficheiros, ligando directo ao PC. Já agora, obrigado pela info!

JPMATRIX
Regular
Regular
Mensagens: 189
Registado: terça-feira, 08 junho 2010 3:06

Mensagem por JPMATRIX »

O maximo que podes fazer é reutilizar o disco no pc, formatando o mesmo.

Responder