Portátil até 1000 euros (provavelmente Airis)

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Portátil até 1000 euros (provavelmente Airis)

Mensagem por Pedro »

Ando a precisar de um computador de back up. O objectivo é ter uma máquina que possa ser usada para substituír um dos PCs da família quando for necessário, mantendo uma funcionalidade similar. Inicialmente tinha pensado num PC barato (até 500 euros), mas depois comecei a levantar a hipótese de mobilidade, já que esse computador pode necessitar de substituír um portátil. Por isso, aumentei o orçamento para 1000 euros. O objectivo é um computador que possua uma performance similar ao que tenho agora (P4 a 2.8, 1 gb de RAM, ATI Radeon 9600 Pro). Andei a pesquisar e encontrei uns modelos da Airis porreiros...

Airis Diamond 880
Processador Mobile Intel Pentium 4 a 3,2 GHz Bus 533 MHz
Memória 512 MB DDR
SVGA ATI mobility Radeon 9700 128 MB DDR
Disco Rígido 80 GB
Gravador DVD Dual Double Layer
3,4Kg

Airis 890 Pragma
Igual ao anterior, mas Pentium Mobile a 1.7 Ghz e 2.85 kg.

Ambos parecem-me escolhas interessantes... ao custo teria que juntar uma placa wireless, mas isso não é muito caro. O problema é encontrá-los numa loja em Coimbra. Alguém sabe onde? Dou preferência a lojas que tenham a política dos 15 dias estilo a da Worten (sem perguntas), porque queria evitar um portátil com pixels queimados.

Também ponderei a hipótese Acer, mas tenho visto queixas e mais queixas de que não são portáteis fiáveis e, quando falham, o apoio técnico é miserável. Num portátil com os objectivos deste, isso é inaceitável. A Citydesk também está fora de questão, porque a primeira acção deste portátil provavelmente será substituír temporariamente um Citydesk que vai para reparações pela terceira vez no espaço de 3 meses, ainda dentro da garantia.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Por acaso não tenho queixas pessoais da Acer.
Se quizeres mesmo Airis, diz-me qualquer coisa :)
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

usaralho Escreveu:Se quizeres mesmo Airis, diz-me qualquer coisa :)
É esse o plano actual... sabes de alguma loja que os venda e que permita a troca nos primeiros 15 dias? Não tenho grande vontade de gastar 1000 euros e levar com um ou mais pixels queimados...

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

esse airis 890 pragma assim so pelas caracteristicas k disseste parece bem tendo em conta que custa menos de 1000€. espero bem é que tenha boa assistencia. vai dando noticias do desenrolar dos negócios. :)
fear the beer

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O 890 fica pelos €1099... é um pouco acima do orçamento, mas está no limite aceitável. O outro é €999.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Comprei um Airis à uns anos atrás e foi comprado de uma maneira "bizarra": telefonei para o telemóvel do agente em Coimbra, disse-lhe exactamente o modelo e especificações que queria e no final da semana fui buscá-lo a uma loja de informática que fica no Avenida no segundo piso, acho eu.

O homem telefonou-me a dizer que o portátil já lá estava na loja, o preço era o que eu tinha visto no catálogo, com factura, etc, e ainda a oferta da mala (e das boas).

Nunca tinha comprado nada assim, mas o certo é que correu tudo bem e ainda hoje o uso, se bem que se eu o tivesse estimado melhor... :oops:

Quanto à tua escolha eu preferia pagar os 1099€ pelo mobile :wink:

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Com tanta marca por ai... a preços similares... para que Airis?
Todo o ppl que conheço com Airis já teve ou tem problemas com eles.
Ou é plásticos de fraca qualidade (tipo os do lidl), ou é problema com as dobradiças do monitor (partem).
Pelo menos até à 2 anos era assim.

"Processador Mobile Intel Pentium 4 a 3,2 GHz Bus 533 MHz "

Terias que ver qual o processo de fabrico: 90 ou 130nm, em que o de 90 é bem mais fresco e com o dobro de cache.
http://processorfinder.intel.com/script ... CorSpd=ALL

EDIT: vi agora as specs do airis é já 1MB L2

Para os pentium M, vê aqui a lista
http://www.intel.com/products/processor ... /index.htm
http://www.intel.com/products/processor ... 072505.pdf

Quase todos têm cache L2 2 MB.

O que esses portáteis têm de bom é a placa gráfica ser dedicada.
Por esse dinheiro não será fácil arranjar um de uma marca mais "fiável" em que a memória da gráfica não seja partilhada.
Mas tens que ver se é necessário ou não uma gráfica c\ mem dedicada no portátil.

Quanto aos Acer conheço dois tipos que têm/tiveram um.
nunca tiveram problemas.

se calhar o melhor que tens a fazer é quando o da city desk vier do rma, despachá-lo e conseguir os típicos 1400€ para comprar um com mem dedicada na gráfica (e bem mais leve que os 3kg).

Procura também saber se a memória é 2x256 ou 1x512 :)

é só a minha opinião :D
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pretender Escreveu:Com tanta marca por ai... a preços similares... para que Airis?
O problema é que não encontro marcas a preços similares com o que esta oferece.
Pretender Escreveu:O que esses portáteis têm de bom é a placa gráfica ser dedicada. Por esse dinheiro não será fácil arranjar um de uma marca mais "fiável" em que a memória da gráfica não seja partilhada. Mas tens que ver se é necessário ou não uma gráfica c\ mem dedicada no portátil.
É indispensável e tem de ser uma gráfica acima de uma 9600 Pro. É por isso que a Airis é, neste momento, a escolha mais provável... nas outras marcas (excepto Acer, mas em Acer não confio muito), portáteis similares vão para os 1500 euros.
Pretender Escreveu:se calhar o melhor que tens a fazer é quando o da city desk vier do rma, despachá-lo e conseguir os típicos 1400€ para comprar um com mem dedicada na gráfica (e bem mais leve que os 3kg).
Há um ano e meio custou €1500 euros... duvido que dessem um valor "decente" pelo portátil. Além disso, despachá-lo para outra pessoa para me livrar dos problemas era desonesto... é daquelas coisas que não gostava que me fizessem.

A assistência da Airis, pelo que tenho lido, até funciona bem... vão buscar o portátil a casa e as reparações costumam durar uma semana. Isto até é um valor aceitável.

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Compreendo a tua situação.

Podes tentar vender o city desk por exemplo no miau, explicando que esteve 3 vezes no estaleiro e que tem ainda 6 meses garantia. Estaras a ser honesto e poderá haver quem o compre nessas condições.
Pode não dar muito dinheiro, mas pode chegar para os tais 1500€ :D (contando que contas investir 1000€).
Porque imaginas que sai-te outro 'city desk' na rifa..... pois.... terás depois 2 portáteis nas mesmas situações.
Este é o meu ponto de vista.


Quando falaste no teu computador actual (P4 a 2.8, 1 gb de RAM, ATI Radeon 9600 Pro) julgava que era desktop e que a gráfica ser dedicada no portátil não era importante.

Já agora quais os problemas do city desk?
Se fosse um in systems (inforlandia)já sabia qual era de certeza absoluta.... o aquecimento :twisted:
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pretender Escreveu:Porque imaginas que sai-te outro 'city desk' na rifa..... pois.... terás depois 2 portáteis nas mesmas situações.
Este é o meu ponto de vista.
O objectivo não é substituír o Citydesk... é servir de reserva se algum dos computadores cá de casa precisar de reparações (como tem acontecido com o Citydesk) ou se for preciso um computador adicional para mais qualquer coisa. Não é para ser o computador principal, mas tem de ter uma performance não muito distante.
Pretender Escreveu:Quando falaste no teu computador actual (P4 a 2.8, 1 gb de RAM, ATI Radeon 9600 Pro) julgava que era desktop e que a gráfica ser dedicada no portátil não era importante.
Yep, é desktop... já tem um ano e meio, mas ainda se está a portar bem... por isso queria uma performance similar no portátil de reserva.
Pretender Escreveu:Já agora quais os problemas do city desk?
Começou por deixar de ligar, depois o slot da placa wireless deixou de funcionar, depois passou a desligar-se quando se ligava qualquer coisa à entrada USB, depois perdeu uma tecla...

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Pedro Escreveu: O objectivo não é substituír o Citydesk... é servir de reserva se algum dos computadores cá de casa precisar de reparações (como tem acontecido com o Citydesk) ou se for preciso um computador adicional para mais qualquer coisa.
Na minha opinião compraria um para substituir o citydesk, porque tarde ou mais cedo (já que o city gosta muito de viajar ao departamento RMA) o novo portátil que comprares será o principal :D

Vou tentar falar com mais alguém que tenha um airis actual e se souber de algo mais informo posto aqui.
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pretender Escreveu:Na minha opinião compraria um para substituir o citydesk, porque tarde ou mais cedo (já que o city gosta muito de viajar ao departamento RMA) o novo portátil que comprares será o principal :D
Espero que não tenha de chegar a esse ponto... até porque, se não solucionarem de vez os problemas dentro da garantia, desta vez já se pode exigir que eles forneçam um novo ou equivalente (vai passar os tais três meses de reparações que a lei indica como máximo). Mas uma coisa é certa... Citydesk nunca mais.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E os Airis que eu andava a ver "desapareceram" do site da loja... foram substituídos por um modelo bastante superior em especificações (1 Gb de RAM, Pentium M 755 a 2 Ghz e 100 gb de disco), mas também em preço (1399 euros). Parece que estou de volta ao ponto inicial.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Agora surgiram duas hipóteses novas, desta vez na Staples (que também tem a troca em 15 dias, se não me engano): Toshiba M30X-166 e Toshiba M30X-144 (embora este seja muito improvável).

Para começar, o M30X-166 está dentro do orçamento (999 euros), possui uma gráfica decente (ATI Radeon 9700 com 64 mb), 60 gb de disco e 512 de RAM (256+256), recorrendo a um Pentium-M 725 a 1.6 Ghz. Abaixo dos 1000 euros é complicado encontrar melhor.

O M30X-144 custa 1299 euros (um bom bocado acima do limite), melhorando o processador (Pentium-M 745 a 1.8 Ghz), o disco (80 Gb) e a gráfica (ATI Radeon 9700 com 128 mb).

Em princípio, a escolha iria recaír no primeiro, já que o segundo está um bom bocado fora do orçamento. Ou têm alguma sugestão melhorzita? Se o segundo estivesse ao preço do primeiro, acho que nem hesitava.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Eu concordo contigo! Acho que é um muito bom preço, e que vale a pena! Não sei para que será mas acho que por mais 200mhz e mais 20G de espaço, não compensa a diferença. Eu ia para o 1º Toshiba (ia mesmo se tivesse dinheiro :roll: )

Responder