Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Responder
Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Mensagem por micromys »

Boas!

Tenho um Alcatel 1S que estava a funcionar impecavelmente até à última actualização do sistema. O problema que detectei tem a ver com a velocidade quando está ligado ao meu router da Meo, o GR241AG. Desde a actualização que não consigo velocidades maiores do que 500 a 600 kbps, isto, naturalmente em casa. Todos os outros equipamentos estão a funcionar perfeitamente e não foi efectuado nenhuma modificação no router. Quando uso o telemóvel fora de casa, este liga-se à net por meio de um router portátil 4G TP-Link e funciona perfeitamente. O único evento que ocorreu foi mesmo a actualização de sistema. Já fiz a reposição de fábrica mas o problema mantém-se. Alguma dica?

Obrigado!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Mensagem por Pedro »

É estranho ter sido o update do telemóvel. Lembrei-me de uma troca para um canal mais congestionado, mas aí seria no router. Quando dizes que fizeste reposição de fábrica, são apenas os settings? Ou voltaste mesmo ao firmware anterior?

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Mensagem por micromys »

Pedro Escreveu: terça-feira, 10 dezembro 2019 18:52 É estranho ter sido o update do telemóvel. Lembrei-me de uma troca para um canal mais congestionado, mas aí seria no router. Quando dizes que fizeste reposição de fábrica, são apenas os settings? Ou voltaste mesmo ao firmware anterior?
Creio que foram apenas os settings. Depois de ter feito a reposição ele não me informou de nenhuma actualização, por isso deve ter sido só um reset. Como posso voltar ao firmware anterior?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Mensagem por Pedro »

Hmm, depende da marca/modelo. Algumas têm essa opção, através de um programa externo (se der, deve estar indicado no site do fabricante).

Se for apenas settings, pode ser um problema com o novo update. A Alcatel não anda grande coisa desde que foi vendida à TCL (eu tive de bloquear os updates no meu, porque passaram a incluir adware).

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Mensagem por micromys »

E o suporte da página oficial é uma anedota...

nuno.veiga
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: domingo, 15 março 2020 12:06

Re: Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Mensagem por nuno.veiga »

Tenho exatamente o mesmo telemóvel, o mesmo router e o mesmo problema.
Chegaram a encontrar alguma solução?
Obrigado!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Mensagem por Pedro »

Hmm, isso parece indicar que é mesmo problema da nova versão do software. Não sei se o micromys chegou a resolver o problema. Reverter não é possível?

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Mensagem por micromys »

Infelizmente não consegui resolver o problema. O problema começou a ocorrer após uma actualização do sistema. Depois disso já houve nova actualização e o problema manteve-se. Com um router portátil TP-Link funciona correctamente. Entretanto, por mero acaso, contornei o problema. Como fiz umas alterações em casa, o router do Meo não emite para toda a casa e voltei a reactivar um velho router Asus que estava guardado para funcionar como bridge. E não é que o telemóvel funciona bem quando acede pelo Asus. É claramente um problema directo entre o router Meo e o telemóvel. E é também claramente estúpido!

marco_ne11
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quarta-feira, 01 abril 2020 16:05

Re: Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Mensagem por marco_ne11 »

Também tenho um Alcatel 1S 2019 e desde a última atualização do sistema que também não atinge sequer 1 MB de velocidade com o meu Router MEO Fiber GateWay. Como estava na garantia mandei duas vezes para reparação. Mudaram a placa principal, a antena do wifi e volta sempre igual. Já liguei a MEO e não me dão solução, dizendo que como a atualização foi do telemóvel o problema é da Alcatel. Já houve uma atualização do sistema depois disso e o problema mantem-se. O meu pai tem o mesmo telemóvel e o mesmo router e está com o mesmo problema.
Se alguem puder ajudar?

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Mensagem por micromys »

marco_ne11 Escreveu: quarta-feira, 01 abril 2020 16:10 Também tenho um Alcatel 1S 2019 e desde a última atualização do sistema que também não atinge sequer 1 MB de velocidade com o meu Router MEO Fiber GateWay. Como estava na garantia mandei duas vezes para reparação. Mudaram a placa principal, a antena do wifi e volta sempre igual. Já liguei a MEO e não me dão solução, dizendo que como a atualização foi do telemóvel o problema é da Alcatel. Já houve uma atualização do sistema depois disso e o problema mantem-se. O meu pai tem o mesmo telemóvel e o mesmo router e está com o mesmo problema.
Se alguem puder ajudar?
Foi o que descrevi num comentário acima. A primeira actualização de sistema criou o problema, a segunda não o resolveu. De qualquer das maneiras é natural que não seja a MEO a solucionar o problema do telemóvel, uma vez que esse se deve a um bug da actualização. Como escrevi acima, consegui contornar o problema colocando o telemóvel a aceder à rede caseira por meio de um router wi-fi em modo bridge, um Asus RT-N12. É chato mas é a única maneira de conseguir fazer actualizações com uma velocidade decente.

Algo me diz que a Alcatel, agora TCL, não vai fazer nada em relação a isto...

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Alcatel 1S e Router Meo GR241AG

Mensagem por micromys »

Recebi hoje uma actualização do sistema. Instalei e testei. Aparentemente o problema parece ter sido resolvido!

Responder