Fim da III Divisão

O lugar para quem gosta de desporto!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Fim da III Divisão

Mensagem por Pedro »

Soube hoje que foi decidido o fim da III Divisão Nacional. Esta medida fará com que, em 2009/2010, sejam despromovidos 80 clubes para os distritais (os 2 primeiros de cada uma das 8 séries sobem para a II Divisão, os restantes 10 de cada série são despromovidos para as respectivas divisões distritais). Na II Divisão, na época seguinte, vão subir 2 a 3 clubes à Liga Vitalis e vão descer 20 clubes por época aos distritais. Dos distritais, vão subir 20 clubes (os primeiros classificados de cada divisão de honra distrital).

Esta medida parece-me ridícula. Dos clubes que disputam a divisão de honra dos distritais, por exemplo, há pelo menos 4 que vão descer... mais um número igual aos que vierem da terceira divisão. Ou seja, poucas serão as equipas que vão sobrar nesta divisão... e as que conseguirem subir à terceira divisão para o ano, provavelmente vão estar de volta aos distritais na época seguinte, já que dificilmente conseguirão os 2 primeiros lugares que assegurarão a manutenção em cada série. O planeamento da época e das finanças de cada clube afectado vai ser extremamente complicado, já para não falar na diminuição de competitividade que vão sofrer...

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Não me parece uma medida assim tão descabida. A verdade é que o futebol português na generalidade vive acima das suas posses e começa a não ter capacidade para lidar com as despesas. A competitividade e as receitas na actual 3.ª divisão é bastante semelhante à dos distritais, mas tem muito mais despesas. Actualmente do distrito de Coimbra temos na 3.ª divisão 5 ou 6 equipas. Se estas equipas apenas se deslocassem dentro do distrito em vez de fazerem viagens enormes, se calhar até aumentavam as receitas (pois os seus adeptos mais fácilmente as acompanhariam a ver um jogo a poucos quilómetros do que a 200) e julgo que a perda de competitividade não era significativa.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Ruizito, tu até podes ter razão nessa questão dos deslocamentos e do dinheiro que se poderá poupar com eles, mas há outra questão que pode ser pertinente e que importa referir que é a dos patrocínios. Eventualmente, algumas empresas poderão deixar de patrocinar equipas, uma vez que a publicidade que fazem terá menos visibilidade. O que poupam nos transportes, poderá não compensar no corte de receitas com publicidades.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O banjix acertou num dos pontos importantes. A única vantagem que eu vejo reside nas poupanças em deslocamentos. No entanto, vão provavelmente perder em patrocínios, assistência e em competitividade. Vamos ter equipas fortes despejadas numa divisão inferior à sua, onde vão ganhar tudo... e as equipas que anteriormente estavam ajustadas a essa divisão vão ter adversários de um nível superior ao que estavam habituados, pelo que poderão ter de aumentar o seu orçamento (impossível na maioria dos casos) ou enfrentar uma provável descida de divisão (com todos os problemas que isso traz). Vai ser uma medida muito dura para o futebol amador.

Cachulo
Banido
Mensagens: 57
Registado: quarta-feira, 22 outubro 2008 10:12

Mensagem por Cachulo »

Também não considero a medida assim tão descabida e o Ruizito aponta uma melhoria óbvia deste sistema.

Pedro, acho que alguns dos problemas que apontas poderão não acontecer. Perda de competitividade não me parece que haja. Simplesmente haverá um novo ajustamento de forças,(que pode não ocorrer logo no primeiro ano da nova estrutura, mas que é uma questão de tempo até acontecer). Equipas de segundo plano na terceira divisão estarão a competir entre si e não contra alguns nomes mais sonantes que de vez em quando caem nestas divisões, enquanto que as equipas do Distrital terão de se preparar para o novo desafio. Também já vi muita equipa que sobe do Distrital para descer no ano seguinte e com muito prejuízo no saco devido às maiores exigências da subida...

A ocorrência de jogos entre equipas mais próximas poderá também levar ao aumento da própria assistência, promovendo mais “derbys regionais” e menor necessidade de efectuar viagens pelos adeptos. Quanto aos patrocínios, talvez inicialmente possa ocorrer o que dizes, mas os patrocinadores terão de perceber que a descida de divisão é virtual uma vez que o que ocorreu foi extinção do campeonato. Pura e simplesmente a distrital acabará por ganhar o peso que neste momento tem a III. Volto a dizer que isto poderá não acontecer no imediato, mas será assim que todos terão de começar a planear as suas épocas.

O futebol português está a rebentar pelas costuras e até no futebol profissional defendo alterações no formato dos campeonatos. Temos de ter mais competitividade, mais jogos grandes, mais assistências, senão o caminho é a banca rota. Menos equipas na primeira liga e duas séries (norte e sul) na Vitalis também eram, na minha opinião, bem-vindas.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Cachulo Escreveu:Também não considero a medida assim tão descabida e o Ruizito aponta uma melhoria óbvia deste sistema.

Pedro, acho que alguns dos problemas que apontas poderão não acontecer. Perda de competitividade não me parece que haja. Simplesmente haverá um novo ajustamento de forças,(que pode não ocorrer logo no primeiro ano da nova estrutura, mas que é uma questão de tempo até acontecer). Equipas de segundo plano na terceira divisão estarão a competir entre si e não contra alguns nomes mais sonantes que de vez em quando caem nestas divisões, enquanto que as equipas do Distrital terão de se preparar para o novo desafio. Também já vi muita equipa que sobe do Distrital para descer no ano seguinte e com muito prejuízo no saco devido às maiores exigências da subida...

A ocorrência de jogos entre equipas mais próximas poderá também levar ao aumento da própria assistência, promovendo mais “derbys regionais” e menor necessidade de efectuar viagens pelos adeptos. Quanto aos patrocínios, talvez inicialmente possa ocorrer o que dizes, mas os patrocinadores terão de perceber que a descida de divisão é virtual uma vez que o que ocorreu foi extinção do campeonato. Pura e simplesmente a distrital acabará por ganhar o peso que neste momento tem a III. Volto a dizer que isto poderá não acontecer no imediato, mas será assim que todos terão de começar a planear as suas épocas.

O futebol português está a rebentar pelas costuras e até no futebol profissional defendo alterações no formato dos campeonatos. Temos de ter mais competitividade, mais jogos grandes, mais assistências, senão o caminho é a banca rota. Menos equipas na primeira liga e duas séries (norte e sul) na Vitalis também eram, na minha opinião, bem-vindas.
Subscrevo totalmente e já agora acrescentaria que em relação à questão das receitas de publicidade, se calhar não serão assim tão afectadas. Vejamos, estas equipas têm maioritariamente patrocinadores locais, empresas da sua região com mercados também regionais.
Por exemplo, uma empresa da Lousã que patrocine o Lousanense, tem mais interesse que o seu produto seja anunciado na região (Miranda, Poiares, Condeixa, Soure etc.), onde poderão estar os seus principais clientes, do que em terras muito mais distantes que provavelmente irão ignorar essa publicidade.

Responder