Baseball e Softball

O lugar para quem gosta de desporto!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Baseball e Softball

Mensagem por Pedro »

O objectivo deste tópico é discutir e divulgar o baseball e softball. Já começam a existir algumas equipas destes desportos em Portugal, incluindo escalões de formação. Coimbra está representada pela Académica e, em breve, também pelo Adémia (a Escola Agrária também já teve uma equipa, mas penso que já não existe). Próximo de Coimbra existe ainda o Lousanense Basebol.

Seguem-se alguns links para os interessados:
- Jornal Basebol
- Calendário de Jogos
- Federação

Equipas:
- Académica (Coimbra)
- White Sharks (Almada)
- Bravos (Santa Maria da Feira)
- Universidade de Aveiro
- Lobos (Abrantes)
- Tigres (Loulé)
- Lisboa Basebol Clube
- Vikings (Vila do Conde)
- Lousanense Basebol (Lousã)
- Caciques (Espinho)
- Funchal Basebol Clube (Madeira)
- Adémia (Coimbra)

Baseball Nerd
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: segunda-feira, 29 setembro 2008 2:12

O meu balanço

Mensagem por Baseball Nerd »

- Os Caciques são um clube extinto/inactivo desde 2005. A maioria dos seus jogadores juntaram-se aos Vikings em 2006.

- A equipa de Lisboa também penso que está inactiva desde 2004, tendo alguns dos seus jogadores integrado os White Sharks.

- Dos Bravos, formados em 2003, diz-se que não vão continuar e fizeram a sua última época em 2008. Não há confirmação, porém.

- Os Vikings estiveram fora de competição desde 2006 e penso que irão voltar em 2009. Mantêm o núcleo de jogadores que iniciaram em 2004 e têm formado alguns dos próximos jogadores da Selecção Nacional Junior.

- Os Tigres de Loulé, um dos clubes emblemáticos do panorama do Baseball em Portugal e após 13 anos consecutivos a participar no CNB desde a sua formação em 1995, não participaram no Campeonato Nacional de Baseball de 2008. Rumores de que irão desaparecer...??

- Coimbra continua activa, apesar de ter perdido a "aura" de crónica candidata ao título de Campeão Nacional...andou à deriva em 2007 e 2008, incluindo falta de jogadores para participar nas competições.

- Aveiro continua a luta todos os anos para se manter activo. Tem um excelente núcleo de jogadores, de boa qualidade e bastante experiência, mas extremamente irregulares na sua participação na equipa. A média de idades deverá estar já nos 30 anos, necessitam de regenerar a equipa em breve.Não parece haver problemas financeiros, talvez falte alguém que arrume a casa em termos directivos.

- Lobos têm as melhores condições para a prática do baseball no país, mas estão no processo de captação e formação de jogadores. É sem dúvida uma das equipas de futuro, desde que se mantenham activos e com uma Direcção séria e activa por detrás.

-Lousanense iniciou-se na prática do Softball há cerca de 2 anos e desde que continue a trabalhar com os mais jovens tem potencial para ir longe, sobretudo nos escalões mais jovens.

- Adémia é um projecto a iniciar, vamos ver como se desenvolve. Esperemos ter muitas crianças a sorrir e a divertir-se com o Baseball nos próximos tempos por aqui.

- White Sharks, formados em 2004, são a equipa do momento e tiveram nos últimos dois anos os seus melhores anos. Sendo a única equipa activa da região da grande Lisboa, e inseridos dentro de uma escola secundária de Almada, são umas das equipas de futuro em Portugal, partindo do pressuposto que mantêm uma Direcção activa, organizada e continuem a desenvolver o baseball nos escalões jovens.

- Funchal, Campanário, Calheta, Caciques e Bravos participaram este ano no I Campeonato Regional Coca Cola da ilha da Madeira… Ao que parece pelo menos estas equipas mantêm-se no activo, o que só por si é excelente. Curioso e ao mesmo tempo assustador como em 2008 participaram mais equipas no Campeonato Regional da Madeira (5 equipas) do que no Campeonato Nacional português (4 equipas).

O meu balanço:

- 4 equipas activas em Portugal (White Sharks, Coimbra, Lobos, Aveiro);

- 5 equipas activas na Madeira (Funchal, Campanário, Calheta, Caciques e Bravos);

- 2 equipas inactivas ou mortas, das referidas no post anterior (Caciques, Lisboa);

- 2 equipas a precisarem de balões de oxigénio para se manterem vivas (Tigres e Bravos);

- 1 equipa “pendurada” pela Federação Portuguesa de Baseball e impedida de participar em competições (Vikings). Parece que ainda vão tendo balões de oxigénio devido às participações em torneios e competições na Galiza e a eventos como a Summer League que julgo que ajudam a congregar os jogadores à volta do clube;

- 2 equipas a darem os primeiros passos (Adémia e Lousanense);

- 2 projectos mortos à nascença (Agrária e Vigor);

- 1 ou 2 projectos de equipas que se fala muito mas se faz pouco na região norte do país…

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O Lisboa, pelo que dizem no blog, esteve activo na época 2007/2008 (seniores e juniores). Não sei é se participaram em competições ou se foi apenas treinos e amigáveis.

Existe algum diferendo entre os Vikings e a Federação? Ou não conseguiram pagar a taxa de renovação anual?

Baseball Nerd
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: segunda-feira, 29 setembro 2008 2:12

Mensagem por Baseball Nerd »

Competições oficiais Lisboa não participou.
Talvez tenham feito um ou dois jogos treino.
O problema era a falta de um campo para jogar.
Os Vikings foram suspensos pela Federação durante um ano.
Pelo que ouvi dizer que foi por terem contactado a Confederação Europeia de Baseball porque a Federação não deixou jogar raparigas na equipa no Campeonato Nacional de Juniores em 2006.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Se for esse o motivo, parece-me uma medida algo dura. Suspender uma equipa de competir numa altura em que o campeonato nacional tem tão poucos participantes devia acontecer apenas num caso extremo.

placebocrazy
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: domingo, 11 janeiro 2009 0:10

Basebol actualidade

Mensagem por placebocrazy »

Chegados a 2009 acho por bem informar de alguns aspectos relacionados com o basebol que podem não estar ao alcance de todos.


Não farei comentários sobre o diferendo entre Vikings e Federação, apenas adianto que alguns elementos dos Vikings jogam pela Académica para o campeonato nacional.

A Académica treina agora no campo de santa cruz, segundas e quartas, a partir das 20:30 até por volta da meia noite.

Ao contrário dos tempos em que aqui algumas pessoas se referiram, actualmente a Académica conta com um grupo de vastos a treinar, sendo que agora o nosso número de atletas a treinar está por volta dos 15-18 elementos.

O actual regulamento de atleta de secção desportiva foi um dos impulsionadores em novos atletas comparecerem nos treinos.

Neste momento a Académica encontra-se em fase de dar as bases aos novos jogadores, por isso todos os interessados, tem agora a melhor das oportunidades para entrar para a modalidade.

JornalBasebol
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: quinta-feira, 18 setembro 2008 17:53

Adémia Basebol

Mensagem por JornalBasebol »

Sim, agora a Académica apresenta 20 Jogadores. Também em Coimbra está a surgir outra equipa de Basebol mas no escalão da formação, o Adémia Basebol Softbol que muito em breve irá começar a sua actividade. Um clube que articula com a Escola Básica Rainha Santa Isabel da Pedrulha, que é a escola da região centro que apresenta duas equipas de desporto escolar ao nível da modalidade

Responder