Página 1 de 2

Fim de carreira

Enviado: terça-feira, 22 julho 2008 15:53
por Pedro
O adeus de João Vieira Pinto

Terminou a carreira de um dos jogadores portugueses mais brilhantes de sempre. João Manuel Vieira Pinto anunciou hoje a decisão, numa conferência de imprensa realizada na sede do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol.

No momento da despedida, o jogador de 36 anos relembrou as pessoas com quem privou nos últimos anos: "Quero agradecer a todos os meus colegas que jogaram ao meu lado e contra nestes anos e também aos treinadores e dirigentes".

Nos últimos meses, foram várias as notícias de eventuais propostas para que João Pinto continuasse a carreira, mas o médio considerou que era altura de terminar. "Tive propostas, mas decidi pôr um ponto final, era o momento indicado. A minha condição física já não me permite continuar... tenho quase 37 anos", frisou.

Com passagens por Boavista, duas vezes, Benfica, Sporting e Sporting de Braga, para além de muitas propostas do estrangeiro recusadas, João Pinto agradeceu a "todos os clubes" por onde passou "com muito orgulho". "Tenho a minha consciência tranquila", referiu.

O antigo internacional português, que se despediu da Selecção Nacional no Mundial 2002 na partida frente à Coreia do Sul (0-1), deixou ainda uma palavra especial para o filho, Tiago Pinto, que se estreia esta época na Liga Sagres. "Há uma coisa que me enche de alegria. No ano em que abandono, o meu filho começa. Isso é muito importante", destacou.

Fonte: Record
Estive a pensar criar um tópico só para esta notícia, mas assim fica já criado um tópico geral para ir mencionando abandonos de outros jogadores.

Quanto ao João Pinto, teve uma óptima carreira, mas com um final muito fraco. Acho que ele fez uma asneira tremenda ao saír do Sporting quando era um dos jogadores mais importantes da equipa, pensando que ia aceitar um contrato milionário do Qatar... e acabou suplente no Boavista na época seguinte.

Enviado: terça-feira, 22 julho 2008 15:59
por dif88
Concordo que ele fez asneira ao sair do Sporting, tudo devido a uma redução salarial (ao que consta).
Um bom jogador, contudo com a imagem manchada depois do Mundial 2002, no célebre murro ao árbitro.

Já agora, onde é que o filho se vai estrear? Ele estava no Sporting. Foi vendido ou emprestado?

Enviado: terça-feira, 22 julho 2008 16:03
por Pedro
Penso que não foi redução salarial. Ele tinha era uma suposta oferta milionária do Qatar, que o Sporting não igualou... e saíu por causa disso. Só que a oferta falhou e acabou sem clube, tendo aceitado uma oferta inferior à do Sporting no Boavista (e onde acabou a época a suplente, iniciando o declínio da carreira).

Quanto ao filho, foi emprestado ao Trofense.

Enviado: terça-feira, 22 julho 2008 16:06
por dif88
Na altura, do que me lembro, o que foi falado é que o Sporting tinha que reduzir o salário e o João Pinto não aceitou essas condições. De qualquer modo, seja esse motivo ou seja aquele que tu apontaste, é uma amostra clara que a ganância pode estragar a carreira de um jogador. O João Pinto estava a brilhar no Sporting, saiu e a sua carreira nunca mais foi a mesma.

Enviado: terça-feira, 22 julho 2008 17:35
por Yagami
Sempre foi um dos meus jogadores favoritos e eu até passei a ver os jogos do Sporting quando ele foi escorraçado do Benfica. Se não fosse a incompetência de certas pessoas a esta hora podia estar ele a acabar a carreira lá. Também acho que fez asneira por ter saído do Sporting para ir para o Boavista, ele merecia um final de carreira menos atribulado.

Enviado: terça-feira, 22 julho 2008 22:22
por bluestrattos
Mais um grande jogador que termina a carreira de fininho. Já o Vitor Baía, que teve uma carreira invejável, também acabou por sair de fininho

Enviado: terça-feira, 22 julho 2008 22:28
por dif88
bluestrattos Escreveu:Mais um grande jogador que termina a carreira de fininho. Já o Vitor Baía, que teve uma carreira invejável, também acabou por sair de fininho
Choca-me mais a maneira como o Sá Pinto e o Pedro Barbosa acabaram, no que toca ao meu Sporting. Pelo que deram ao clube, tiveram uma saída pouco digna.

O Baía, não concordo muito. Ele andava a preparar-se para agarrar o tacho do cargo que tem agora.

Enviado: quarta-feira, 23 julho 2008 0:09
por Realeza
JVP e Rui Costa sempre foram os meus ídolos. Até comprei uma camisola no ano que foi campeão pelo Benfica em 93/94 com o número dele.

Enviado: sexta-feira, 25 julho 2008 13:44
por Ruizito
Uma excelente carreira, só não tão valorizada como as de Figo e Rui Costa por exemplo porque foi feita práticamente toda a nível interno... agora aquela "mancha" de 2002 é que era escusada no seu curriculo.

Enviado: sexta-feira, 25 julho 2008 22:52
por dif88
Outro mau momento da carreira (não por culpa dele) foi a forma como foi escorraçado do Benfica pelo Vale e Azevedo. Mas nós, sportinguistas, agradecemos :lol:

Enviado: domingo, 27 julho 2008 2:00
por Lino
Era um jogador importante mas algo instável... nuns anos bom, noutros mau... o auge foi no SLB e SCP... e depois a queda começou com o vermelho na Coreia...

Enviado: sexta-feira, 01 agosto 2008 20:43
por Pedro
Thuram: «É triste terminar a carreira assim»

Lilian Thuram, campeão do Mundo em 1998 e da Europa em 2000, anunciou o fim da sua carreira, depois de a 27 de Junho lhe ter sido detectada uma malformação cardíaca.

O defesa francês, que ia assinar pelo PSG, competiu 18 anos ao mais alto nível, começando no Mónaco e terminando no Barcelona, tendo passado ainda por Parma e Juventus.

“Foi detectado algo nos exames médicos, mas também existem aspectos familiares que pesaram na decisão. Eu queria ser o Maldini do PSG, mas não é possível. É triste terminar a carreira desta forma”, concluiu o jogador.

Fonte: Record
Mais um abandono... é pena ter sido por um problema de saúde, mas mais vale não arriscar. Em todo o caso, ainda teve uma longa carreira sempre em alto nível.

Enviado: domingo, 24 maio 2009 19:51
por Pedro
E esqueci-me de mencionar... o Figo deu por terminada a sua carreira (embora tenha piscado o olho a mais um ano num campeonato menos competitivo).

Enviado: domingo, 24 maio 2009 22:21
por Infernalord
Pedro Escreveu:E esqueci-me de mencionar... o Figo deu por terminada a sua carreira (embora tenha piscado o olho a mais um ano num campeonato menos competitivo).
Haha não me digas que vai voltar ao Sporting!

E o Derlei, é desta que acaba??

Enviado: domingo, 24 maio 2009 22:28
por Pedro
Ao Sporting de certeza que não... mas duvido que recuse um contrato milionário no Qatar ou nos Estados Unidos, por exemplo. :p